quarta-feira, 11 de julho de 2012

Vasti ou Ester? Qual delas é você?

  

Por Sonia Hernandes

 O Pensamento do Dia de hoje está no livro de Ester 2. Uma dica! Medite no livro todo. É um manual de sabedoria! Faça um propósito de ler pelo menos um capítulo por dia.
Vamos falar hoje sobre duas mulheres totalmente diferentes, mas que tiveram a mesma oportunidade! Qual delas é você?



O rei Assuero, conhecido também como Artaxerxes, era extremamente rico, simplesmente um “Obama” dos dias de hoje, um homem muito poderoso; na época, ele “dominava” o mundo.
Como era de costume, o rei Assuero deu um banquete para todos os príncipes e nobres; a festa real durou dias, porque além dos quitutes, o rei mostrava aos representantes dos outros reinos todas as suas conquistas e seus exércitos.
Para o final do banquete, Assuero quis mostrar a maior de suas riquezas, o que ele tinha de mais valioso, sua esposa, Vasti, que além de linda, era com certeza filha de algum rei, porque naquela época, os casamentos eram constituídos por alianças entre reinados com a finalidade de fortalecê-los. Apesar da boa intenção, Vasti simplesmente recusou o convite de seu marido. Ah Meu Deus! Imagine o vexame e o carão que Assuero passou!
Não sei o que Vasti pensou antes de tomar aquela atitude, mas foi algo que arrebentou literalmente com sua vida. Muitas vezes, você precisa discernir se é a hora certa de empinar essa carroça, sabe por quê? Porque, ela pode voltar e passar por cima da sua cabeça.
Com os seus chiliques, com as suas loucuras, com o seu orgulho e com sua rebeldia você está plantando sua própria destruíção. Em meio aquela situação, no mínimo vexatória, os nobres e os príncipes vieram ao rei e disseram:
“Um homem poderoso como o senhor não pode passar por esse tipo de situação. Se deixarmos assim, isso vai se espalhar de tal forma que todas as mulheres se sentirão no direito de ter a mesma postura de rebelião. É o seguinte… que ela nunca mais entre na sua presença. Nem que ela fique o resto da vida trancada, o reinado para ela acabou.” O rei concordou com a proposta e instituiu uma lei.
O tempo passou e o rei Assuero estava extremamente carente de uma esposa. Apesar de ter diversas mulheres à sua disposição, faltou a oficial, a rainha. Para solucionar a crise sentimental do rei, os conselheiros decidiram criar uma espécie de concurso de beleza entre as mulheres virgens dos reinados.
Neste concurso, todas se apresentavam ao rei. Mas tem um detalhe, se Assuero não se agradece, ela estava perdida. Como ela tinha passado uma noite com o rei, ela teria que ficar jogada na casa das mulheres para o resto de sua vida. Ester, nossa personagem principal de hoje, não foi a esse concurso por opção, ela era uma das virgens, ou seja, foi praticamente obrigada. Ela era escrava, órfã… Sabe, humanamente falando, como ela poderia competir com a filha de um rei, linda e nobre como Vasti?
Ester poderia ter sua vida acabada assim como as outras mulheres. Mas seu tio, um homem muito sábio, que a havia adotado, orou por ela e a enviou, porque ele sabia que maior do que toda beleza, toda fortuna, toda educação, toda etiqueta, todo o dote do mundo, era a graça de Deus sobre a vida de Ester.
Sabe o que é graça? É favor imerecido! Debaixo daquela palavra, Ester se preparou durante um ano na casa das mulheres para se apresentar diante do rei. Ela alcançou favor de todos os organizadores daquela casa, não porque era “a famosa”, “a rica”, “a educada”, “a formada”, aquela que falava dez línguas, a que tinha PHD… não… porque ela tinha a presença de Deus.
No dia em que ela foi sorteada para passar a noite com Assuero, ela pediu conselhos sobre a roupa e a postura que deveria ter. Ester, com muita humildade, aceitou todos eles. Quem respeita as autoridades que estão sobre si e as obedece com humildade, Deus abençoa.
Deus exalta o humilde, mas resiste aos soberbos. Isso é tão verdadeiro, que na Bíblia está escrito, que quando se apresentou ao Rei, ele amou a Ester mais do que todas as mulheres. Ela alcançou perante ele favor e benevolência. Dá para explicar o amor?
É como aquela história da coruja… já ouviu falar? Vou contar pra você. Existia uma coruja que falou ao gavião “Quando você ver o filhote mais lindo, não o coma, porque é o meu”. Na hora da caça, o gavião viu os filhotes dos periquitos, dos canários, dos papagaios, das araras e na hora em que ele viu um horroroso, decidiu abocanhá-lo.
Advinha de quem era aquele filhote? Justamente da coruja. O amor faz com que a pessoa tenha uma beleza, um favor e uma graça de Deus insuperáveis. Faz com que a pessoa seja desejada. Tem gente que ao estabelecer uma aliança com Deus fica mais linda ainda.
Podem existir mulheres mais ricas, mais bonitas, mas você nunca será trocada. Sabe por quê? Você é dona do coração do seu marido e o seu coração é dele. O amor vem de Deus, porque Deus é amor; o amor jamais acaba!
Muitas vezes, você acha que não consegue as coisas, por não possuir determinados artifícios. Em nome de Jesus, busque a Deus, peça para que Ele te dê graça e favor para que você trabalhe naquela empresa que você deseja, para que você desperte desejo nas pessoas de estar com você, de andar com você.
Quando a gente tem o Espírito Santo de Deus, a gente se torna agradável, amada e insubstituível. Dizem que não existe ninguém insubstituível. Quem é esse mentiroso? As suas funções, muita gente pode até substituir, mas o espaço no coração de quem te ama, não.
O rei Assuero conheceu a verdadeira esposa. Ester foi uma grande bênção para a vida dele, o livrou de pessoas mal intencionadas e fez dele um rei, que até hoje, é conhecido e estimado. Isso ficou registrado na história do povo de Deus.
Ester foi amada, honrada, ela não tinha somente um título de rainha, ela de fato, reinou em vida, porque a graça e o favor de Deus superabundaram, capacitando, ajudando e a abençoando. Sabe qual era o segredo dela? Ester buscava a Deus e honrava suas autoridades.
Você pode até ter pouco, humanamente falando, mas nas mãos de Deus, haverá uma multiplicação abundante e você vai viver muito além dos teus sonhos. Receba esse poder de se humilhar diante de Deus, de aprender, agir de acordo com a palavra que foi enviada por uma autoridade espiritual e também reinar em vida, porque na sua vida, a graça, o favor e a benevolência serão transbordantes.
Não desista de você, não se conforme, levante-se, busque ao Senhor e você saberá o que é ter sua vida transformada, como foi com Ester, que de escrava se tornou rainha!
Pense nisso!

Fonte: Creia em Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?