quarta-feira, 18 de julho de 2012

Quando o Diabo fala

Por Pr. Aldenir Araujo





Texto: Gênesis 3:1-6



DiaboIntrodução:
A AIDS tem sido qualificada como a pior peste deste século. Ninguém sabe com certeza qual é sua origem, uns dizem que “escapou” de um laboratório de engenharia genética; outros que se origina nos macacos; outros que é o resultado de um vírus mutante… O certo é que é uma enfermidade mortal.
Mas sem dúvida existe outro tipo de AIDS… a AIDS espiritual… Sua origem é conhecida e é tão antiga como a humanidade.
NÃO É UMA ENFERMIDADE, MAS JÁ CAUSOU A MORTE DE QUEM ESTÁ CONTAMINADO… Você pode estar perguntando: O que tem a ver a AIDS com o tema do sermão “Quando o Diabo fala”… Bom, tem a ver com a formação de um acróstico que espero que sirva para recordar que quando o Diabo fala o faz de uma certa maneira e produz um resultado mortal. Quando o Diabo fala o faz de maneira: Sedutora, Inteligente, Desafiante, Alienante

I. Quando o Diabo fala o faz de uma maneira sedutora:
Notemos primeiramente que o Diabo toma a forma de uma serpente. Um animal fascinante… mas a Palavra nos diz “o mais astuto de todos”. A serpente falou com Eva de maneira que captou a sua atenção.
Lhe faz uma pergunta muito sutil: “É assim que Deus disse…”
A forma da pergunta e com toda segurança no tom de sua voz - despertaram curiosidade na mulher, que em vez de rejeitar uma ação tão fora da ordem natural da criação (um animal falando) trava uma conversação com o Diabo.
Quando o Diabo fala não o faz como no filme “EXORCISTA” (de maneira repulsiva e claramente maligna) Ele fala de maneira sedutiva. Atraindo os seus ouvintes. Captando sua atenção. Colocando dúvidas contra Deus e sua Palavra revelada…
Quando o Diabo fala em nossos dias, se ouve a sua voz tanto no mundo como na Igreja.
No mundo:
° levando o homem a pensar que este é o centro do universo (pensamento humanista).
° levando o homem a buscar o Deus verdadeiro nas religiões pseudo cristãs ou de origem ocultista.
° levando o homem a tecnolatría, ao consumismo e ao materialismo que se convertem em seus deuses.
° O faz mentindo ao dizer que a fonte da felicidade está na realização e conquistas pessoais. Que o mais importante é a família, o trabalho, ou a liberdade…
Quando o Diabo fala na igreja:
° O faz torcendo a Palavra de Deus, fazendo dela um mero livro de lendas e mitos antigos que contém bons exemplos para imitar.
° O faz introduzindo falsos profetas no meio do rebanho. Homens e mulheres que dizem ser enviados de Deus, que fazem milagres fabulosos, mas cuja mensagem faz do cristianismo um sistema de possuir bens e riquezas, saúde e bem estar. Uma mensagem que altera a Palavra de Deus e a sã doutrina. Uma mensagem que se centra no sensorial e subjetivo em vez da obediência.
° O faz negando as doutrinas fundamentais do cristianismo.
° O faz ocultando o glorioso evangelho de Jesus Cristo e substituindo o presente da salvação pela Graça mediante Cristo, por um sistema de obras de invenção humana.
° O faz trocando a adoração a Deus pelo entretenimento dominical…
O Diabo fala de maneira sedutiva em nossos dias… Tens ouvido sua voz? Pior, tens conversado com ele? CUIDADO! É MORTALMENTE PERIGOSO…


II. Quando o Diabo fala o faz de uma maneira inteligente.
Notemos que a serpente não emite uma série de sons ou ruídos sem sentido. Tão pouco usa uma forma de linguaje incoerente ou incompreensível. Pelo contrario, quando fala com a mulher o faz de maneira estruturada, premeditada… expressa idéias e procura alcançar um propósito final.
O Diabo é inteligente. Influenciados pelas lendas, mitos, e o cinema, temos chegado a pensar que o Diabo fala com uma voz rouca, profunda, às vezes só faz ruídos, fede a enxofre, tem rabo e chifres, patas de cabra, é feio etc. Mas a Palavra de Deus nos revela algo da sua natureza. Em Ezequiel há uma descrição do rei de Tiro a qual alguns comentaristas dizem que faz referencia a Satanás:
E o apóstolo Paulo escreve aos coríntios que eram assediados por falsos apóstolos; que no se surpreendessem, pois Satanás mesmo se disfarça em anjo de luz.
Ademais, o Diabo usa uma linguagem religiosa. Notemos que ele fala de Deus sem negar sua existência.
O MESMO ELE FEZ QUANDO TENTOU A JESUS... (Citou o salmo 91!) e Tiago disse: “Tu crês que Deus é um. Bem fazes. Também os demônios crêem e estremecem.” Não nos confundamos quando alguém diz ser um profeta, mestre, ou enviado de Deus. Pode ser um emissário do Diabo quem usa uma linguagem religiosa, mas com um conteúdo herético. O mesmo sucede com práticas de “limpas”, “adivinhos”, “curandeiros e milagreiros”. Todos eles invocam as forças das trevas e às vezes usam uma linguagem religiosa.


III. Quando o Diabo fala o faz de uma maneira desafiante.

 Desafia a autoridade Divina.  O Diabo se opõe a Verdade revelada, a Palavra de Deus.
Notemos a forma como a serpente fala sobre O QUE DEUS DISSE (SUA PALAVRA): v. 3:1 “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”
v. 4:1-5 “Então a serpente disse a mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” Nestes versículos encontramos o caráter do Diabo expressado em toda sua magnitude: REBELIÃO E MENTIRA.
Desafia a autoridade de Deus semeando dúvidas sobre a veracidade de Sua Palavra.
· Tenta fazer Deus parecer um ser egoísta e ambicioso que esconde algo que é bom para o homem.
· Exagera o que Deus havia dito tentando fazer Deus parecer alguém que exige demasiado do homem.
· Torce as intenções de Deus e as faz parecer más em vez do que realmente eram: brindar ao homem a oportunidade de expressar seu amor e devoção mediante a obediência…
· Suplanta a autoridade de Deus colocando sua mentira como a máxima autoridade: “Não morrereis”… ”vossos olhos serão abertos… sereis como Deus…”
O Diabo fala em nossos dias (todos os dias). O faz quando nos diz ao ouvido:
· A Bíblia não é para ser crida em toda sua extensão. Tem partes que são lendas…
· Os mandamentos não são para esta época, são coisas do passado.
· interpreta a Bíblia do seu jeito, você tem direto de ser feliz (Por isso temos igrejas para “gays”, adúlteros que se justificam a luz da vida de Davi ou de Salomão… etc.).


O Diabo fala em nossos dias desafiando a autoridade divina…
· Quando as mulheres procuram ser a cabeça do lar, fazendo caso omisso ao fato de que Deus deu esta responsabilidade ao homem.
· Quando os filhos se rebelam contra seus pais ignorando o mandamento de honrar pai e mãe.
· Quando esposos maltratam as suas esposas, ignorando que Cristo nos manda a amar a nossas esposas tal como ele ama a igreja.
O Diabo fala em nossos dias desafiando a autoridade divina…
Quando o povo de Deus desconhece e desonra seus pastores ignorando que Deus manda:
Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles, porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos será útil. Hebreus 13:17.
Aqui a palavra pastores inclui também aqueles que Deus colocou como dirigentes na igreja. TENS OUVIDO A VOZ DO DIABO ULTIMAMENTE? ELE FALA DE MANEIRA DESAFIANTE! Finalmente…
IV. Quando o Diabo fala o faz de uma menira alienante.
 V. 6-8 Quando o homem escutou a voz do Diabo no Éden, e obedeceu as suas mentiras ficou separado… alienado de Deus. Todos conhecemos o resultado da desobediência de Adão e sua mulher. Caíram em pecado e ficaram separados de Deus tendo afetado toda a raça humana. A AIDS espiritual mostrou todo seu poder na maldição que sobreveio por causa da desobediência dos nossos primeiros pais…
“Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso todos pecaram.” Romanos 5:12.
“Porque todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus…” Romanos 3:23
“Porque o salário do pecado é a morte…” Romanos 6:23.
Talvez você pensa: “bom, a mim isso não me afeta… eu não sou pecador… Tenho uma má noticia para você… TODOS NASCEMOS AFETADOS PELA AIDS ESPIRITUAL….
Isso é mortos espiritualmente… em inimizade contra Deus, ao ponto de Jesus dizer: “É necessário nascer de novo (espiritualmente).
Mas tenho também uma boa noticia. Esta se encontra na promessa que Deus fez ao Diabo no Éden:
Gênesis 3:15 “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Aqui está a solução de um Deus cheio de misericórdia… Ele faz a primeira promessa de um Salvador que tem poder para vencer o Diabo. Aquele que nasceria de uma mulher... De una virgem… de maneira milagrosa…
Quando Isaías recebeu a revelação sobre este fato escreveu:
“... eis que uma virgem conceberá, e dará a luz um filho, e será o seu nome Emanuel”. Isaias 7:14. E mais tarde, quando chegou o tempo do nascimento de Jesus, Mateus narra o seguinte: Mateus 1: 18-21 “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José; antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então, José, seu marido, como era justo e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo. E ela dará a luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados."


Conclusão: Pastor, então o que eu devo fazer? A resposta nos dá o próprio Senhor Jesus Cristo:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. Mateus 11:28.
“Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundancia. Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas suas ovelhas.” João 10:9-10.
“Aquele que crê no filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”. João 3:36.

Crê em Jesus Cristo como seu salvador? Talvez nunca lhe entregou a sua vida de uma maneira consciente. Deseja fazê-lo hoje?
Ex. Paulo e Silas com o carcereiro de Filipos… Atos 16:25-34:

E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.
E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido.
Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.
E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.
E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa.
E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.
E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa  (Atos 16:25-34).

Fonte: Cenáculo de Fogo Pirassununga






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?