sábado, 7 de julho de 2012

Gloriando-nos nas tribulações?

Por Pb Adalberto Pimentel da Silva


 "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência." ( Romanos 5.3)

1. Introdução

___Este texto nos parece contraditório não é mesmo? Mas ainda bem que ele só parece, pois analisando-o do ponto de vista bíblico e com direção da Palavra de Deus, nós vamos perceber que Paulo inspirado pelo Espírito Santo tinha razão. Na história do povo de Deus tanto no novo como no velho testamento, encontramos muitas passagens onde Deus permitiu sofrimento através de aflições e tribulações ao seu povo, com a finalidade de instruí-lo, corrigi-lo e atrair-lhes a atenção. Bem, Conosco também não é diferente, também somos corrigidos por Deus, primeiramente por sua Palavra e quando endurecemos o coração, ele permite que nós recebamos o salário disso, que são aflições e tribulações.

2. Gloriando nas tribulações

___Bem, Para inicio de conversa, só pode gloriar nas tribulações, aquele que realmente é nascido de novo e foi alcançado por Cristo, alguém que se reconheceu pecador, e sentiu uma profunda necessidade de salvação. Esta pessoa sim se gloria, porque ela sente que a tribulação melhora a sua comunhão com Deus e com os seus irmãos em Cristo e porque não dizer, com aqueles que ainda não foram salvos. Este crente sofre, e o resultado disto é maturidade cristã, domínio próprio, perseverança, humildade, pré disposição em aprender e priorizar as coisas referentes ao Reino de Deus, enfim, ele é moldado e isto lhe trás a paz de Cristo em seu coração, e ele consegue transmitir isto através de seu bom testemunho.

___É comum vermos nas igrejas, crentes resmungando e murmurando diante das tribulações, este crente ainda não entendeu, ou está mal informado em relação ao tratamento de Deus para com seus filhos. Na verdade, trata-se de crentes que não consegue enxergar ou assimilar os ensinos da Palavra de Deus, ou por falta de vontade, ou por ser mal ensinado pelos seus mestres.

3. A diferença entre o justo e o ímpio

(Provérbios 24:16 - Porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal).

___Vamos dar uma pensada neste verso da Palavra do Senhor. Este provérbio, nos diz que o justo pode cair, mas pelo favor de Deus, ele se levanta, ele sabe que Deus é seu socorro e Nele confia, e isto acontece, porque o seu coração está doutrinado a procurar as coisas que são do alto, ou seja a paz que vem de Deus e não a do mundo, ele reconhece que caiu e com isto passou a sofrer as conseqüências porque se desviou do Senhor, mas ele se volta para Deus e novamente recebe paz e perdão, e o resultado disto, é dar gloria a Deus, ou seja? Gloriar-se nas fraquezas ou tribulações. Há um hino que é o 126 da Harpa Cristã, que diz que os mais belos hinos e poesias foram escritos em tribulação, e hoje quando ouvimos estes hinos, damos gloria a Deus e aí se cumpre o nosso verso principal que está em Romanos 5:3, escritos por homens salvos e tementes a Deus, que o serve independentemente da riqueza ou da pobreza, da saúde ou doença, servem a Deus, pela pessoa que Ele é e não pelas bênçãos que Ele pode conceder. Ir ao Senhor como um pidoncho é no mínimo desrespeitoso para com Ele, é ser interesseiro e não amante do Senhor. Por outro lado, se os justos escreveram hinos e poesias a ponto de suas gerações futuras estarem até os dias de hoje adorando a Deus, porque não dizer que com os ímpios acontece o contrário? Creio que nos momentos de tribulações, os ímpios tramaram os piores planos e projetos para seus adversários, proclamaram com suas bocas, as piores afrontas e blasfêmias contra Deus, sua obra e sua criação. Eles jamais adorarão ou glorificarão a Deus porque não possuem o seu selo.

___O ímpio, só nasceu da carne, mas não do espírito, este diante das tribulações, não glorifica a Deus, ao contrário, ele só sabe murmura, ver derrota, amaldiçoar. Eles não possuem a paz de espírito, buscam sua gloria neste mundo e a tendência do seu coração, é satisfazer a carne. Eles jamais vão aprender com o sofrimento, pois até mesmo sabendo da existência de Deus, não lhe dão gloria (porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Romanos 1:21).

___ Em Apocalipse 16:9 diz o seguinte: E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória. Este texto nos mostra a situação do homem decidido a não obedecer, reconhecer, amar, respeitar e glorificar a Deus. Ele jamais se arrepende, mesmo diante dos castigos, aflições, tribulações enviados por Deus, o seu coração e duro e mesmo Deus querendo que ele melhore diante das aflições ou seja, mesmo Deus querendo mudá-lo através do sofrimento que neste caso é um favor de Deus, ele não recebe a correção. Só recebe a correção, quem é de Deus.


4. Conclusão

a. A posição que você tomar diante do sofrimento, aflições, ou tribulações, é que fará de você um vencedor, ou um derrotado. Quero dizer que, se você as vê de forma positiva, você irá glorificar a Deus, mas se for ao contrario, quão penoso será o seu sofrimento e a sua vida será uma vida de queixumes.


b. Que fique bem claro que, tem aflições que Deus manda, e também as aflições que vem pelos nossos erros. Neste último caso, embora ela não tenha sido enviada por Deus, contudo, ele permite que nós colhamos o fruto disto, mas nos dois casos, devemos aproveitar para melhorar e assim alcançar o livramento e o favor de Deus.


c. O crente passa por tribulações, mas isto não significa viver atribulado, ao contrário, para o crente, o que vale é gozar da paz oferecida por Cristo. Portanto, seja cheio do Espírito Santo, ande Nele e glorifique a Ele.


d. E por fim medite neste verso que eu gosto muito, e diferencie o justo do ímpio. Apocalipse 22:11 Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda.


Espero que eu tenha sido claro neste artigo, e que você tenha sido abençoado (a). Se você está passando por um momento difícil, saiba que ele vai passar, espere em Deus e não cometa os mesmos erros. Que Deus te abençoe.

Fonte: CENÁCULO DE FOGO PIRASSUNUNGA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?