sexta-feira, 13 de julho de 2012

O Principio da Supremacia


Bases da Cidadania: O princípio da supremacia


“Não terás outros deuses além de mim” (Êxodo 20.3).
Todas as nações são regidas por leis, códigos e regulamentos. Assim também, o povo de Deus, cidadãos do seu reino, recebeu também do próprio Criador, Rei de Israel e de todo o universo, as bases fundamentais para o seu relacionamento com Ele e com seus semelhantes. No entanto, essa aliança divina com o seu povo, se diferencia das demais por ser eterna, não presa ao tempo, ou a algum lugar ou nação especifica, e por envolver cada aspecto da vida humana, sem exceção alguma.
Não entendeu?
Após três meses de viagem, o povo de Israel chegou ao Sinai (Ex. 19.1). Por algum tempo era como se o Sinai fosse o lugar de habitação de Deus que desceria sobre o monte e pessoalmente revelaria sua aliança. Lá Deus chamou Israel para ser uma nação separada de todas as outras e que servisse somente a Ele. Deus exigiu obediência e fidelidade à aliança que estava propondo. Ele proclamou seus atos, estabeleceu as condições, e esperou a resposta do povo que foi unânime: “faremos tudo o que o Senhor ordenou”.
Antes, porém, de receber a presença de Deus, o povo precisou se consagrar física e espiritualmente. Nada deveria tirar-lhes a atenção (Ex 19.15) ou seria fulminado (Ex 19.22). A cena que se segue foi incrível e, ao mesmo tempo, assustadora. Houve trovões, raios, uma densa nuvem cobriu o monte e uma buzina ressoou fortemente. Todos tremeram de medo (Ex 19.16). O monte estava coberto de fumaça. Era o fogo da presença de Deus. Tremia violentamente e o som da buzina era forte.
Através desses fenômenos o povo temeu e tremeu, a aliança proposta foi aceita e as bases da cidadania (os dez mandamentos), foram dadas. Essa aliança reflete a moral e o caráter de Deus e indica que as razões para a obediência estão ligadas à pessoa de Deus e ao que ele faz. O Senhor estabeleceu no Sinai um pacto de submissão e obediência particular com cada um.
Deus está acima de tudo. Nenhum deus criado ou imaginado pela mão ou pela mente humana deve ser colocado como rival do único e verdadeiro Deus de Israel. Ele é supremo e reina como soberano! Essa é a mensagem do primeiro mandamento.
Ele não reparte sua adoração com outro. O Deus que é perfeito em caráter exige lealdade do seu povo.Deus deve ser sempre o primeiro em sua vida; nada pode roubar-lhe o lugar. A incoerência dos homens leva-os a adorar deuses que estão em situação igual ou pior a deles. Esses não os podem ajudar.
Por isso, curve-se diante daquele que é o Salvador, o libertador, o verdadeiro Deus; saiba que há um só Deus verdadeiro, que está acima de tudo e todos. Adore-o!
Fonte: Livro - Scrap para você in Sou da Promessa e Creia em Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?