domingo, 30 de setembro de 2012

Reino de Deus, Reino dos Céus e os "últimos dias"



Seja-vos, pois, notório que a salvação de Deus foi enviada aos gentios,  na época de Paulo apostolo e eles a ouvirão. "E, havendo ele dito estas palavras, partiram os judeus, tendo entre si grande contenda. E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo; Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum" (Atos 28.28-31).
 
Paulo declarava no final do seu ministério  de 30 anos sobre o Reino de Deus.[...]


 "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33).
 
Os assuntos dos "últimos dias" e do "Reino de Deus" tem haver um com o outro. Há mais menção na Bíblia do Reino de Deus do que os "últimos dias", mas não podemos desconsiderar os últimos dias. O Reino é tudo o que tem haver com Cristo, especialmente o relacionamento com o seu povo. Paulo na despedida da igreja em Éfeso em (Atos 20.17-21).
 
"Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. E agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o reino de Deus, não vereis mais o meu rosto" (Atos 20:25)".
 
"Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus" (Atos 20:24).
 
O Reino de Deus se relaciona com tudo referente a Cristo. Podemos reconhece-lo através do "novo nascimento", que nos faz conhecedores da nossa natureza pecaminosa e da necessidade de buscarmos  a nossa Salvação.

Jesus foi objetivo em sua conversa com Nicodemos, declarando-lhe a necessidade de um novo nascimento para poder ver o reino de Deus. Embora Nicodemos não houvesse compreendido, Jesus estava mostrando que para uma pessoa possa adentrar o Reino de Deus é necessário que nasça de novo. Jesus destaca no v.3 dois aspectos importantes em nossa vida, como o nascer de novo e entrar no reino de Deus. Quero demonstrar neste estudo a necessidade do novo nascimento e o privilegio de entrar no reino de Deus

O novo nascimento: Observamos no texto que lemos que Jesus impõe esta condição a Nicodemos, mostrando que esta é uma necessidade para todo aquele que se aproxima de Deus.
    01. O que é o novo nascimento: diferentemente do que pensou Nicodemos, o novo nascimento se dá a partir de uma mudança de vida, de atitudes e de mentalidade (Rm 12:2), também podemos afirmar que o novo nascimento se dá pela mudança de rumo ou de direção, o que chamamos de conversão.
     
    02. Quem precisa nascer de novo: Toda pessoa que ainda não teve um verdadeiro encontro com Deus não pode se considerar um novo nascido. Ex.: ap. Paulo embora sendo um judeu zeloso cumpridor da lei, um fiel religioso teve sua vida mudada pelo encontro que teve com Jesus Rm.9.
 
Comparando-se os versículos que usam as frases do Reino de Deus ou do Céus, observamos que eles tem o mesmo sentido. Paulo se preocupou em Corintios em que eles ficassem com a simplicidade do evangelho.
 
E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus (Mateus 3:2).
 
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; (Mateus 5:3)
 
E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus (Lucas 6:20)
 
Estes dois últimos versículos apontam para a mesma coisa, de Deus e dos Céus, pois a Palavra de Deus tem a harmonia que vem do alto, é divinamente inspirada. Portanto os dois termos são iguais.
 
Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; (Mateus 13:31)
 
E dizia: A que assemelharemos o reino de Deus? ou com que parábola o representaremos? É como um grão de mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra; (Marcos 4:30-31)
 
Os discípulos perguntaram os porque das Parábolas e Ele respondeu que para o povo era necessário falar-se em Parábolas mas para eles o mesmo era lhes revelado. O Reino dos Céus é uma mensagem atual, mas muitos podem pensar que era para os judeus da época de Jesus. Depois da Sua ressurreição falou das coisas concernentes ao Reino. Pouco antes de Jesus ir aos Céus.
 
Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? (Atos 1:6)
 
Mas de duas décadas depois da Ascensão continuava pregando o Reino, que continua atual até hoje. A graça exalta Cristo como o cabeça da sua verdadeira Igreja. Temos que reconhecer a necessidade da graça. Você conhece esta Graça? 
 
O Reino de Deus é aqui e agora! Isto se vive mortificando a nossa carne e buscando a vida no Espirito pela leitura da Palavra. Temos de estar submisso ao nosso Rei.

Acima de tudo irmãos, o Reino de Deus é Poder manisfesto, pois o Reino de Deus não consiste em Palavras mas em no Poder de Deus. Como Jesus disse: "errais em não conhecerdes as escrituras e o Poder de Deus". Vejam estes versiculos que tratam sobre isto:

"E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus"(Lucas 10:9)

"Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus" (Mateus 12:28)

"Mas em breve irei ter convosco, se o Senhor quiser, e então conhecerei, não as palavras dos que andam ensoberbecidos, mas o poder. Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. Que quereis? Irei ter convosco com vara ou com amor e espírito de mansidão?"(1 Coríntios 4:19-21).

Procuremos então manifestar este Poder em nosso Vida, como Jesus demonstrou como dominar com autoridade o mal.

Quando falamos no Reino de Deus estamos falando de algo concreto, ou seja, o Reino de Deus é algo que adquirirmos ao nascer de novo e devemos tomar posse deste reino. No grego à palavra reino é basileian, que é usado tanto no sentido espiritual e físico.
    01. O reino de Deus é provisão: Em Mt. 6:33 Jesus declara que aquele que busca o reino de Deus em primeiro lugar terá sua necessidades supridas.
     
    02. O reino e Deus é Alegria Justiça e paz: Quando tomamos posse do reino de Deus as coisas invariavelmente mudam dentro de nós e ao nosso redor, aquilo que antes me perturbava já não me perturba mais Rm.14:17
     
    03. O reino de Deus é cura e libertação: Quando o reino de Deus esta em nós somos livres de todas as mazelas do mal em nossa vida sejam de ordem física ou espiritual, porque o reino de Deus é poder para cancelar tudo isto em nossas vidas (Lc.10:9; Mt. 12:28;1Co.4:20)

Conclusão: Não existe outro meio de se chegar ao reino de Deus a não ser por um encontro real e pessoal com Jesus Cristo que nós dá esta nova vida nEle.
 
Que Deus lhe abençoe!
 
Bibliografia: 
http://comunidadesemear.org/index.php?option=com_content&view=article&id=45:preciso-e-nascer-de-novo&catid=3:celula&Itemid=15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?