quarta-feira, 13 de junho de 2012

Lembrai-vos dos genros de Ló



Por Pb. Adalberto Pimentel da Silva
1. Texto principal Gênesis 19:14

Então, saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos; saí deste lugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade. Foi tido, porém, por zombador aos olhos de seus genros.

2. Introdução e desenvolvimento

___Jesus em Lucas 17:32, fez uma grande advertência ao ouvintes de sua época: Lembrai-vos da mulher de Ló. Ele queria ensinar-lhes uma grande lição, que com a salvação não se brinca. Todos conhecem a história desta mulher, que perdeu a sua vida por fraquejar e não obedecer a ordem de Deus, no sentido de livra-la do castigo que viria sobre Sodoma e Gomorra.

___Há muitos artigos narrando sobre a história da mulher de Ló, mas hoje quero narrar sobre os genros de Ló. Inicialmente, faço as seguintes perguntas, e peço que você medite em cada uma delas: 1 De onde eram estes homens? 2 quais eram suas prioridades? 3 o que eles aprenderam com seu sogro e homem de Deus Lo? Qual era o grau de envolvimento destes homens com a geração pecaminosa daquele tempo? Qual era o grau de incredulidade que eles tinham visto que não é comum alguém receber orientação direta de Deus, ou um anjo de Deus? A quem estes jovens representam hoje? Qual será o destino eterno das classes de pessoas que agem da forma que estes moços agiram?

Bem vamos ao texto. A história da família de Ló está mais caracterizada no capítulo 19 de Gênesis, que peço a você que dê uma lida nele de forma integral, depois faça a leitura e meditação neste artigo. O que podemos aprender com os genros de Ló?

1. Que viviam em uma sociedade caída, pecaminosa, afastada dos valores e das prioridades do Reino de Deus. Apesar de conviverem com um homem de oração que era Ló, não deram a mínima para seus valores, antes viviam uma vida casada com o mundanismo.

2. Não eram vigilantes quantos as coisas referentes ao Reino de Deus, visto que apesar do alerta vir diretamente dos anjos de Deus, e ser repassado a eles pelo próprio sogro Ló, eles estavam tão cegos e rebeldes que além de não crerem, ainda zombaram de seu integro sogro Ló, tachando o de zombador, como fazem os nécios deste mundo. A quem eles representam no mundo de hoje? Deixo a resposta para você meu querido internauta ou leitor, mas uma coisa eu te digo, representam todos os incrédulos, zombadores, descrentes, indiferentes desta atual geração de homens e mulheres que um dia serão sentenciados no juízo de Deus (Ap 20:11 E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o 15inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte). A atual geração de zombadores e escarnecedores,se juntarão naquele dia aos genros de Ló para o juízo.

3. A trombeta esta tocando mais forte hoje

___O alerta continua como uma trombeta tocando e anunciando os juízos de Deus sobre a atual e caída sociedade. Deus trará juízo a humanidade pecadora e desinteressada em priorizar valores como salvação, santificação, amor (fruto do Espírito Santo), e obediência a Deus. Portanto deixo a você que não quer o mesmo destino dos nécios, imprudentes, zombadores, escarnecedores, indiferentes, pecadores desinteressados na salvação oferecida por Cristo, dois fortes alertas abaixo, lembrando a você, que eu embora escreva este artigo, também me sinto alertado. Medite nestes alertas, não seja como os genros de Ló.

Hebreus capítulo dois

1 Portanto, convém-nos atentar, com mais diligência, para as coisas que já temos ouvido, para que, em tempo algum, nos desviemos delas. 2 Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, 3 como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a ouviram; 4 testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas, e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?

1.Tessalonicenses capítulo 5

1 Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; 2 porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite. 3 Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. 4 Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele Dia vos surpreenda como um ladrão; 5 porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. 6 Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios. 7 Porque os que dormem dormem de noite, e os que se embebedam embebedam-se de noite. 8 Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e 3da caridade e tendo por capacete a esperança da salvação. 9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, 10 que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. 11 Pelo que exortai-vos luns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.

4. Conclusão

  1. Devemos tirar lições com estes moços
  2. Rever nossas prioridades espirituais
  3. Perceber que o mundo hoje, está se não pior, igual ao tempo de Sodoma e Gomorra, mas na opinião do escritor deste artigo, está muito pior.
  4. Saber que Deus no seu tempo, trará purificação nesta terra.
Sem mais, que Deus te desperte, te abençoe, te livre (você e sua família) do terrível juízo que virá sobre a terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?