segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Eleito para o céu ou para o inferno

 




Pb Adalberto Pimentel da Silva


 "E passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. 2. E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras, 3. Expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo. 4. E alguns deles creram, e ajuntaram-se com Paulo e Silas; e também uma grande multidão de gregos religiosos, e não poucas mulheres principais. 5. Mas os judeus desobedientes, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos, dentre os vadios e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para junto do povo. Todavia, chegando alguns homens a ele, creram; entre os quais foi Dionísio, areopagita, uma mulher por nome Dâmaris, e com eles outros". (Atos 17: 1) 

I. Introdução e desenvolvimento [...]

___Meu desejo é levar o dileto amigo e amado leitor a fazer uma reflexão neste texto bem apimentado que acabei de escrever, já que muitos textos açucarados que já foram ou são escritos, não desperta ou não mexe psicologicamente com ninguém.
___Recordo-me de um texto da bíblia em Ezequiel 33:31 e 32, onde o profeta Ezequiel trás sérias exortações da parte de Deus sobre a negligencia do povo em serem desobedientes a Deus.E o que Deus disse ao profeta? Veja você mesmo: (E eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza. 32 E eis que tu és para eles como uma canção de amores, canção de quem tem voz suave e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra. 33 Mas, quando vier isto (eis que está para vir), então, saberão que houve no meio deles um profeta). O povo se reunia para o culto a Deus, mas eram irreverentes, desatenciosos e não apresentavam mudança em relação aos mandamentos de Deus. E quando medito neste texto do profeta Ezequiel, me ponho a imaginar as cenas de alguns entre o povo dentro do templo ou no culto dizendo: Ó que profeta amoroso! Que homem de Deus! Como ele prega bem! È Tão gostoso ouvir suas mensagens! Era como um canção aos ouvidos de um povo negligente, que ouviam mas não praticava. Mas neste meu texto, não vou cantar uma canção de amores não, vou lhe mostrar uma realidade, que dependendo da maneira que você a receber, ela poderá lhe mostrar uma posição diante da mensagem de Deus para os dias de hoje, que terá conseqüências na eternidade para você. Dois destinos estão a sua frente, um deles você escolherá agora nesta vida terrena e você tem a opção de escolher onde passarás a eternidade se no céu ou inferno.
___
Porque uns crê e outros não e porque? O texto básico ou principal acima, nos apresenta o Apóstolo Paulo chamado pessoalmente e capacitado por Cristo com diversos dons espirituais e revestido de uma autoridade jamais vista, para pregar com grande poder o evangelho da salvação. Correndo perigo, em diversas vezes em diversos lugares ele pregou o evangelho da salvação, denominado também de poder de Deus para salvar. Sua mensagem central era pregar o Cristo que deu sua vida em substituição àqueles que o haveria de receber como Senhor e salvador. Mas uma pergunta faço ao prezado leitor, porque uns creram e outros não? Porque alguns zombavam e outros o perseguiam? E hoje o mesmo evangelho de poder continua sendo pregado e porque, uns crê e outros rejeitam?
___Porque alguns alem de não crer, ainda zombam como naquele tempo de Paulo ou nas diversas eras da igreja? Porque alguns hoje se mostram tão frios e desinteressados diante desta que considero a melhor, maior, mais nobre e mais importante mensagem de todos os tempos da existência humana na face da terra? Creio que a Palavra de Deus nos trás quantas e quantas repostas que quisermos para responder a estas perguntas, mas quero responder usando um texto em Efésios capítulo 1:1- Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo! Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor. Eu concluo que se há aqueles que rejeitam, aqueles que zombam, aqueles que desmerecem, aqueles que não estão nem aí, que agem como verdadeiros loucos, porque só louco pode rejeitar uma tão grande salvação oferecida por Cristo, é porque não estão escritos no rol dos eleitos de Deus. Serão condenados ao mais triste sofrimento, por não darem crédito ao chamado de Cristo para a salvação. Como no tempo de Paulo, hoje também temos os zombadores, traidores, negligentes e perseguidores daqueles que crêem e pregam o evangelho da salvação.
___Mas quem são os eleitos? É claro que são os que nas diversa s páginas da história passada, presente e futuro, receberam ou hão de receber e viver o evangelho de Cristo. São aqueles que ouviram, ouvem hoje, e ouvirão no futuro a voz do Espírito Santo e aceitarão o convite de Cristo para a salvação. Deus na sua onisciência elegeu em Cristo desde a fundação do mundo, aqueles que aceitariam de bom coração a mensagem da Cruz. Deus sabe, por exemplo, quantos aceitarão a Cristo como salvador em 2015. Agora é muito importante saber, que quando o número dos salvos se completarem, então a promessa de Cristo, é vir arrebatar a sua igreja.
___Aos salvos hoje, cabe pregar o evangelho que pode salvar e mudar a situação de alguém que está condenado a viver eternamente sem Deus e em sofrimento perpétuo, o chamado de Cristo ainda continua valendo, o Espírito Santo ainda continuam tocando e procurando corações que não estejam tão endurecidos, para serem salvos. Mas infelizmente, neste exato momento milhares estão descendo as mais densas trevas, porá aguardar o julgamento por não ter aceitado o convite de Cristo para a salvação. Se você amado leitor, é um salvo, você ficará contente e se proporá a pregar e orar pelos que pregam o evangelho da salvação, se você é negligente e não é eleito de Deus, você irá desprezar e zombar desta mensagem. A mim, compete pregar, A Cristo competiu dar sua vida em nosso resgate, ao Espírito Santo cabe convencer o homem da justiça, do juízo e do pecado (João 16.8-9 diz: “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e juízo: do pecado, porque não crêem em mim), e a você, se ainda não aceitou, deve aceitar a salvação oferecida por Cristo agora e viver o de acordo com a mensagem do evangelho.

2. Conclusão
a. Quanto aos eleitos descrevo aqui de acordo com suas decisões duas classes de pessoas:
1) Os eleitos para o céu no passado, no presente e no futuro
2) Os eleitos para o inferno no passado, no presente e no futuro

b. Medite nestes textos
I João 2:2 - E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. João 1:29 - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
João 12:47 - E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. I Timóteo 2:6 - O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos. Mateus 24:14 - E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo. João 3:17 - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
II Corintios 5:19 - Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo.

I Timóteo 2:3-4 - Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. II Pedro 3:9 - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Ezequiel 18:32- Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei.

E para finalizar lembre-se: só irá o inferno, aquele que quiser, a parte de Deus já foi feita. Procure uma igreja que prega e anda de acordo com a mensagem do evangelho de Cristo. Cuidado com as falsas religiões. Que Deus te abençoe.


 

2 comentários:

  1. Irmã Ruth, parabéns, seus blog está ótimo e muito bem organizado e a serviço do mestre. Continue assim e que Deus te abençoe sempre. Pb Adalberto Pimentel

    ResponderExcluir
  2. Obrigada irmão pelo comentário e incentivo.
    Seu blog também me motiva muito.
    Que o Senhor te abençõe sempre também.

    ResponderExcluir

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?