sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O papel profético do Egito na criação do Novo Oriente Médio

 



              Egito: conflitos são o estopim da criação de um "novo" Oriente Médio?

O “novo” Oriente Médio será islâmico?

Como ficam as relações entre Egito e Israel?

O Egito é sinal da aproximação da Grande Tribulação?

Segundo as previsões de Ahmadinejad, o perfil do Novo Oriente Médio será islâmico. Mas será que a Bíblia Sagrada confirma o que ele diz?


Gomer, Magogue, Meseque e Tubal

O presidente iraniano Ahmadinejad declarou, recentemente, o surgimento de um novo Oriente Médio islâmico, no qual não haverá sinais de Israel nem da "ingerência" dos Estados Unidos. A declaração foi dada durante o 32º aniversário da Revolução Islâmica de 1979, que derrubou o xá (monarca) Mohammad Reza Pahlavi e instaurou o regime dos aiatolás no país persa.
A posição de Israel em relação aos conflitos no Egito
Israel festeja democracia árabe?

Durante os primeiros momentos da crise política do Egito, Israel foi criticado por ser pouco favorável à mudança democrática. O primeiro-ministro Binyamin Netanyahu cuidadosamente elogiou a causa democrática, ao mesmo tempo em que advertia contra os perigos de uma jogada islâmica no mais populoso estado árabe.
 
Israel não tem aversão à democracia árabe!
Não foi uma possível aversão à democracia árabe que fez Israel temer a revolta popular contra o regime de Hosni Mubarak, mas a probabilidade de que a Irmandade Muçulmana suba ao poder, dando impulso ao islamismo e ao movimento anti-semita na região. Caso contrário, Israel provavelmente teria sido simplesmente indiferente aos acontecimentos lá, como ele tem acontecido nos casos do desenvolvimento da democracia no Iraque e na revolta popular na Tunísia.
Qual o papel bíblico do Egito no cenário profético dos últimos dias?
O Egito pode, eventualmente, vir a ser envolvido e engolfado pelo crescente movimento islâmico, passando a integrar as nações que se oporão a Israel, conforme as profecias de Ezequiel 38. Mas as nações que se alinharão contra Israel são os povos das terras bíblicamente denominadas Gomer, Magogue, Meseque e Tubal – descritas em Ezequiel – e correspondem aos estados que -hoje- integram a Comunidade de Estados Independentes (CEI), ex-estados da antiga Rússia, e são todos muçulmanos na ideologia. Tais terras incluem, ainda, Put, que hoje é a Líbia, Etiópia é o Sudão, a Pérsia é o Irã. Em resumo: toda a antiga Rússia, Líbia, Sudão e Irã, serão a força militar que se ajuntará contra Israel. Quando o profeta Ezequiel falou sobre a união desses povos contra um alvo comum, que é Israel, hoje, se olharmos para o mapa da região, veremos claramente que todos eles convergem, a Norte e a Sul e a Leste e Oeste com Israel, que está geografica e militarmente sozinho, e no centro de uma região islâmica anti-semita biblicamente denominada "gogue, magogue, meseque e tubal". Sozinho, isolado e cercado de inimigos por todos os lados será, muito em breve, a situação política e geográfica do Estado de Israel. Todavia, existem profecias que excluem o Egito dessa frente militar islâmica, como veremos logo abaixo. Seja lá como for, quando esse tempo chegar Israel entrará em agonia, mas nele é que alcançará a libertação prometida e será defendida sem disparar um único foguete que seja. Deus será seu maravilhoso escudo.
 
O Egito é sinal da aproximação da Grande Tribulação?
Muitos pensam, erroneamente, que a Tribulação já teve início. Embora o cenário mundial seja propício ao que as profecias descrevem como "fim dos dias", não vemos ainda os sinais bíblicos do início da grande tribulação presentes nos noticiários. As profecias sobre a tribulação revelam que muitas nações se unirão aos povos islâmicos do Oriente Médio, em sua luta por “extirpar” Israel do mapa. Conclui-se, então, que o islamismo ganhará força religiosa e política, unindo os povos do Oriente contra Israel, que será colocado em “xeque” quando chegar o momento em que todos -ou quase todos- os seus atuais aliados mudarão de posição. É aqui que se torna importante qualquer mudança política e religiosa no Egito. Seu alinhamento com os demais países islâmicos representará o cumprimento das profecias que apontam para a “união das nações contra o povo de Israel”. Nesse tempo se cumprirão as profecias em que Deus promete destruir todas as nações que se levantarem contra Israel: E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém;(Zacarias 12.9).
A conversão do Egito ao Evangelho de Jesus Cristo
Se o Egito vier a se alinhar com os islamismo, isso não será por muito tempo, pois as profecias dão conta que a nação egípcia ainda se converterá a Jesus Cristo e firmará aliança com Israel: Naquele dia Israel será o terceiro com os egípcios e os assírios, uma bênção no meio da terra (Isaias 19.24).  Como vemos, o Oriente Médio não será “islâmico”, como gostaria Ahmadinejad e os demais povos islâmicos e anti-semitas.


3ª Guerra Mundial contra Israel
Para Deus a Terceira Guerra Mundial servirá de instrumento para revelar o Plano Divino da Salvação a ateus, rebeldes e contradizentes. A mais de vinte séculos a Igreja de Cristo tem anunciado ao mundo o único caminho para solução de todos os problemas: O Evangelho. Ele foi dado por Deus a toda a humanidade. Não é algo particular, criado por judeus e para os interesses judaicos. Não, o Evangelho brotou -como um rio- do próprio trono de Deus, desceu a Jerusalém e, desde então, tem-se dirigido a todas as nações da terra para salvação pela Graça: E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeir (Apocalipse 22.1).
 
A Terceira Guerra Mundial servirá, justamente, para revelar ao mundo o que Deus planejou e o que a humanidade tem rejeitado: que o Senhor Jesus Cristo, rejeitado e crucificado por Israel, é o único e verdadeiro Deus, e que castigou Israel pela sua descrença no Messias já enviado, os fazendo ir cativos e esparramando-os por todas as nações, mas que tornou a ajuntá-los no século XX e deu-lhes livramento quando atacados pelos inimigos em redor em nossos dias. Veja o castigo pela rebeldia de Israel: E levarão sobre si a sua vergonha, e toda a sua rebeldia, com que se rebelaram contra mim, Ezequiel 39:26 Mas Israel se arrependerá quando eu os tornar a trazer de entre os povos, e os houver ajuntado das terras de seus inimigos, e eu for santificado neles aos olhos de muitas nações, Ezequiel 39:27 Note, na expressão acima, onde Deus fala sobre o ajuntamento e o arrependimento de Israel a frase seguinte: eu for santificado neles aos olhos de muitas nações. Essa expressão é, justamente, a que aponta para o livramento que Deus enviará aos israelenses quando, depois de terem sido reunidos em sua terra natal, correrem o risco de serem varridos do mapa pelos povos islâmicos e anti-semitas. Nesse momento, Deus será santificado em Israel aos olhos de todas as nações. Todas as nações serão testemunhas da destruição divina do poderio bélico lançado contra Israel. A Terceira Guerra Mundial, portanto, terá apenas um dia de duração, mas muitos dias de preparação, como estamos vendo.
Unificação, Despertamento, Conversão e Restauração de Israel
Período de Unificação geográfica
Deus tem reunido o povo de Israel, disperso pelas nações, desde 1948. Essa fase de reagrupamento está próximo de seu fim, estando quase que praticamente cumprida a profecia de Ezequiel 39:28: Então saberão que eu sou o Senhor seu Deus, vendo que eu os fiz ir em cativeiro entre as nações, e os tornei a ajuntar para voltarem à sua terra, e nenhum deles excluí.
Vemos, assim, quase finalizado o processo de reunião do “Israel espalhado” em sua terra natal novamente. Enquanto Israel é restaurada à posição que ocupava a vinte séculos, também Roma passará por esse processo, e verá seu “império” novamente restaurado. Tudo, porém, é parte do plano de Deus para conduzir não somente Israel, mas toda a humanidade, ao período em que terão sua última chance de Salvação.
 
Período de Despertamento espiritual
Terminado o processo de "unificação geográfica", Israel entrará em um tempo de “despertamento espiritual”, no qual reconhecerá que se cumpriu sobre eles o castigo determinado por seu Deus, o Senhor Jesus Cristo, quando sentenciou: Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintainhos debaixo das asas, e tu não quiseste!
Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta;
Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor.
O despertamento os conduzirá à reflexão, e, entendendo melhor as profecias do Antigo Testamento, ajudados pelas duas testemunhas de Apocalipse 11, verão, finalmente, o Senhor Jesus Cristo como o Emanuel prometido pelo profeta Isaías. Esse tempo será de arrependimento por tudo quanto fizeram contra o nome do Senhor Jesus Cristo e contra o Seu Evangelho. O despertamento conduzirá a nação israelista ao "arrependimento", e, por fim, à conversão e restauração espiritual da nação.

Período de Conversão e Restauração de Israel a Jesus Cristo
O próximo passo divino será “converter” Israel à fé em Jesus Cristo. Num futuro próximo, Israel se converterá a Jesus Cristo, ao qual negam já por cerca de dois mil anos. A nação entenderá isso, se “converterá” à fé Jesus Cristo. Depois de convertida, Israel será restaurada à posição de “povo de Deus” e, nesse tempo, cercada pelos inimigos, será milagrosa e maravilhosamente “livrada” dos seus adversários pela intervenção divina. Deus procurará destruir todos quantos se levantarem contra Israel: E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém; Zacarias 12:9 Nesse tempo a nação israelita será instruída e conduzida pelas pregações proféticas das duas testemunhas de Deus, que pregarão e ensinarão as profecias a partir da praça central de Jerusalém, com poder e grande autoridade divinos, conforme predito em Apocalipse 11. Elas orientarão o povo israelense durante o processo de conversão e restauração espiritual da nação, testemunhando que Jesus Cristo é o Messias verdadeiro.


Haverá um “novo” Oriente Médio, segundo as Escrituras?
Segundo as profecias, sim. Mas não acontecerá, como muitos estão pensando, que o perfil do Novo Oriente Médio será islâmico. Não, isso não acontecerá. Deus reserva a Israel e ao Evangelho a vitória sobre o islamismo, um dos principais causadores do anti-semitismo, desde os períodos do Antigo Testamento. É um ódio milenar, fruto de diferenças familiares e religiosas. Contudo, o próprio Egito, como já vimos, terminará por se aliar a Israel, ainda que, no presente momento, possa cair nas mãos da teologia islâmica. E, em breve, não somente o Egito, mas todo Oriente Médio será cristão e não islâmico, como hoje. Embora o Oriente Médio ainda deva, inicialmente, ser unificado pelo anticristo, em seu propósito de destruir a nação de Israel, as profecias garantem que os inimigos de Israel se converterão a Cristo. Aliás, diga-se de passagem, no processo de revelação das profecias relativas ao fim dos dias, as facções religiosas, dentre elas o Islã, desaparecerão da face da terra pela ação das revelações divinas reservadas ao tempo do fim, e serão substituídas pelo entendimento de que Jesus Cristo é o Messias enviado por Deus, e o único Senhor e Salvador, cumprindo-se a profecia que diz: E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. Jeremias 31:34 
O que nos reserva o futuro próximo?
O futuro reserva ao fim dos dias um tempo de grande sofrimento, que superará tudo que se viu até então. Mas será um período de grandes revelações bíblicas que transformarão a humanidade, ou pelo menos, o que restar dela. A humanidade passará por uma fase em que será constantemente confrontada com seus erros, com seus pecados, com suas filosofias pagãs, com suas infelizes escolhas, com sua falsa moral, com suas violências, com seu ateísmo, e será levada a buscar a salvação real que Jesus Cristo oferece. Isso se dará num período em que o Anticristo estará no governo e, todos quantos não creram em Jesus -antes do Arrebatamento- terão que tomar sua decisão final: receber a marca da besta e viver sete anos -no máximo- e, depois, ser lançado no lago de fogo com todos os perdidos ou aceitar a Jesus Cristo como Salvador, negando receber a marca da besta, e sofrendo as consequências da perseguição religiosa que será instituída pelo diabo.
 
O fim da Grande Tribulação
Após o cumprimento de todas as profecias reservadas ao tempo da Grande Tribulação, o que restar do mundo como o conhecemos entrará em um período de entendimento bíblico. Nenhuma profecia será questionada, e a Bíblia será autoridade máxima entre os povos. Nesse tempo, quem viver nele saberá, simplesmente, que um dia Deus se fez carne, veio ao mundo, se chamou Jesus Cristo, habitou na terra ensinando o caminho estreito do Evangelho, e jamais fundou ou determinou a fundações de falsas religiões. Todos, enfim, crerão apenas no Evangelho e saberão que as falsas religiões foram idealizadas, constituídas e manipuladas por meros homens, sem o Espírito Santo de Deus, e serviram para, em sua grande maioria, causarem divisões, contendas, escândalos, criarem falsas doutrinas e negarem o Evangelho, vindo a constituir o grande império chamado “babilônia religiosa”, a grande meretriz, que será destruída por Deus, no período da Grande Tribulação.
O reino milenar de Cristo
O fim da grande tribulação trará o início do reino milenar de Jesus Cristo e sua Igreja Noiva, que havia sido arrebatada. Israel governará o mundo por mil anos. Todos os povos serão ensinados na Palavra de Deus. Mas ao fim dos mil anos haverá revolta novamente. O Evangelho será novamente negado pela maioria dos povos, que aclamarão o diabo como seu rei (como preferem também nos dias hoje) recém liberto de sua prisão milenar. Reunidos todos em batalha contra Jesus Cristo e seu reinado, serão, finalmente, destruídos com seu general, e lançados, todos, no lago de fogo. Terá início, então, o período bíblico chamado “eternidade”, no qual todas essas coisas já se findaram, e os escolhidos habitarão o Reino Celestial, na presença de Jesus Cristo e seus anjos fiéis. Tudo o mais, que não se alinhou ao Evangelho, estará, fatalmente, ardendo no lago de fogo onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. Marcos 9:44


Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga
E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga,
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga,
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno,
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
Porque cada um será salgado com fogo, e cada sacrifício será salgado com sal.
Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o temperareis? Tende sal em vós mesmos, e paz uns com os outros. -
Marcos 9:43-50

Conclusão
Estamos vivenciando um momento historicamente profético, no qual os países do norte da África estão redefinindo sua postura político-religiosa, se posicionando pelos muçulmanos ou pelos cristãos. Essa movimentação definirá o Gogue e Magogue que, num futuro próximo, formarão a aliança de países muçulmanos contra Israel.
Como vimos, a Palavra de Deus nos adverte que -no fim dos dias- todas as nações em redor de Israel se unirão para atacá-la, quando, então, haverá uma intervenção milagrosa do Senhor Jesus Cristo, destruindo os adversários. Mas isso acontecerá no período da Tribulação. Por enquanto, estamos assistindo a uma mudança de posturas que, no caso do Egito, poderá se mostrar hostil a Israel daqui pra frente. Estamos acompanhando a mudança de posição política de um dos poucos países que ainda apóiam Israel. E, como vemos, o cenário realmente já está sendo preparado para que se cumpram as profecias bíblicas sobre o alinhamento de Gogue e Magogue contra Israel.
Devemos também estar atentos e em oração, porque os sinais mostram que se aproxima o momento da redenção da Igreja de Jesus.Esse sim, será o sinal de Deus para o mundo: o desaparecimento da Igreja.Nós é que seremos o fato marcante e surpreendente para o mundo quando, de repente, sumirmos da terra. Mas como disse o Senhor Jesus, aquele dia e hora ninguém sabe e, por isso, ficamos alertas sabendo que tudo isso aponta para o
fim da Igreja e o começo da Tribulação. Portanto, só nos resta orar e vigiar, para não perdermos nosso lugar no Arrebatamento.
Por isso, esse momento é histórico: estamos testemunhando -pelos noticiários- o cumprimento das profecias bíblicas que anunciam o alinhamento e a união dos povos orientais(mas não todos) na luta anti-semita contra Israel. O restante virá na sequência dos acontecimentos.
As catástrofes naturais que estão sucedendo no mundo, por sua vez, também ajudam a compor o cenário da situação aterradora que acompanhará o fim dos dias, assunto sobre o qual o Livro de Apocalipse fala abertamente.

Pense Nisso...
Pense bem em tudo isso agora mesmo, antes do Arrebatamento. Depois, o preço a ser pago será muito alto. Jesus Cristo já deu a sua própria vida na Cruz como preço de redenção e resgate da sua, e para perdão dos seus pecados. Tudo isso Ele fez também por você e de “Graça”. Já na tribulação a Salvação será paga com o seu próprio sangue, diante do anticristo, negando a marca da besta. Aproveite o  Decreto de Anistia que Deus decretou para todos os povos (leia aqui) e venha para Jesus Cristo você também.


Que Deus abençoe a todos com entendimento.
Afinal, Deus é bom e quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
1 Timóteo 2:4
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9


Pr. Wagner Cipriano
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?