segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Iogurte Caseiro Integral, probiotico natural

 


 
 Iogurte Caseiro, Probiotico Natural
 
O termo PRObiótico deriva do grego e significa "pró-vida", sendo o antônimo de antibiótico, que significa "contra a vida".
PRObiótico foi definido inicialmente como: organismos vivos que quando ingeridos exercem efeito benéfico no balanço da flora bacteriana intestinal da pessoa que os consumiu.
Passado um tempo o termo foi ampliado para: organismos vivos que quando ingeridos em determinado número (concentração) exercem efeitos benéficos para a saúde por sua ação no trato intestinal.
A definição mais atual de PRObióticos é: suplemento alimentar, rico em microorganismos vivos, que afeta de forma benéfica seu consumidor, através da melhoria do balanço microbiano intestinal.
Portanto, os alimentos PRObióticos são aqueles ricos em bactérias que produzem efeitos benéficos na flora intestinal, normalmente indicados para prevenir e tratar doenças como as indicações abaixo.
Vários microorganismos são reconhecidos como PRObióticos, entre eles bactérias ácido-lácticas, bactérias não ácido lácticas e leveduras. As mais conhecidas bactérias que exercem essas funções no organismo são as Bifidobacterium e Lactobacillus.

Com leite pasteurizado:

Esta receita de iogurte caseiro não serve para os leites em pó nem para os comprados em caixinhas longa vida – que na verdade nem deveriam ser consumidos por ninguém, seja na forma de “leite” ou qualquer outro derivado. Use leite engarrafado ou em saquinhos. Preferencialmente, caso tenha acesso, use o leite orgânico.
Ingredientes:
1 litro de leite pasteurizado
1/2 xí­cara de iogurte natural já pronto (desses que se compram em supermercado ou do próprio iogurte que você já preparou outras vezes) ou 1 envelope de bactérias em pó, comprado em loja de produtos naturais
Modo de Preparo:
Assim como no preparo dos demais iogurtes, aqueça o leite lentamente, preferencialmente em uma panela de aço inoxidável, até atingir a temperatura de 84 graus centí­grados. Mantenha a essa temperatura durante 4 minutos.
Deixe esfriar até atingir a temperatura de 46 graus centí­grados. Pré-aqueça o forno durante 5 minutos.
Retire a panela do fogo e acrescente 1/2 xí­cara de iogurte, mexendo bem. Se estiver utilizando o pó, misture-o em um pequeno recipiente com um pouco do leite aquecido até formar uma pasta semi-lí­quida, em seguida retorne esta pasta à panela de leite, mexendo bem (você pode também jogar o pó diretamente no leite e bater o conteúdo da panela com um mixer).
Desligue o forno. Tampe a panela e coloque-a no forno desligado. Cubra-a e forre bem, com toalhas grossas.
Feche a porta do forno e aguarde 6 a 12 horas, ou uma noite. Retire e leve à geladeira. Consuma em até 15 dias.
 
 
Com leite cru:
(leite não pasteurizado)
Ingredientes:
1 litro de leite cru
1/2 xí­cara de iogurte natural já pronto (desses que se compram em supermercado ou do próprio iogurte que você já preparou outras vezes) ou 1 envelope de bactérias em pó, comprado em loja de produtos naturais
Modo de Preparo:
Aqueça o leite lentamente, preferencialmente em uma panela de aço inoxidável, até atingir a temperatura de 46 graus centí­grados. Enquanto isso, pré-aqueça o seu forno.
Retire a panela do fogo e acrescente 1/2 xí­cara de iogurte, mexendo bem. Se estiver utilizando o pó, misture-o em um pequeno recipiente com um pouco do leite aquecido até formar uma pasta semi-lí­quida; em seguida, retorne esta pasta à panela de leite, mexendo bem.
Desligue o forno. Tampe a panela e coloque-a no forno desligado. Cubra-a e forre bem, com toalhas grossas.
Feche a porta do forno e aguarde 8 horas, ou uma noite. Retire e leve à geladeira. Consuma em até 15 dias.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?