domingo, 30 de setembro de 2012

ATIVANDO O SOBRENATURAL DE DEUS (João 5:1-15)

 


Para ativarmos o sobrenatural de Deus é preciso romper os limites do natural, ou seja, é ultrapassar os limites impostos pelos meus próprios pensamentos. Para avançarmos na vontade de Deus é preciso destruir todo argumento construído durante anos em nossa mente. Para vivermos o novo de Deus é preciso deixar o velho.

O texto que lemos nos mostra a realidade de um homem que estava vivendo uma vida natural de fé, baseada apenas em uma religiosidade distorcida.
O que aprendemos com este texto:[...]

 
1 . Estava em um lugar que lhe apresentava várias portas: Muitas pessoas estão tão desesperadas (doentes, inválidas: cegos, mancos e paralíticos) que ao sinal de qualquer possibilidade de uma mudança de sua condição fazem qualquer coisa, e não importa o que tenha que fazer. Então entram por qualquer porta, mas Jesus declara em João 10:9 que “Ele é a porta”.(vs 2 e 3).
 
2. Que a fé das pessoas é mais supersticiosa do que verdadeira: Existia a superstição de que um anjo descia e agitava as águas daquele tanque e o primeiro que entrasse no tanque era curado. O milagre de Deus em nossas vidas é simples, mas as pessoas tende a valorizar o milagre e não o milagreiro, ou seja, buscamos a benção e esquecemos do abençoador. Jesus declarou em Marcos 9:23 que tudo é possível ao que crê. (vs 3 e 4).
 
3. Que o homem estava preso há 38 anos: Existem pessoas que se tornam escravas de um mal em suas vidas durante muitos anos, e acreditam que aquilo é algo que eles têm que carregar. Em Mateus 11:28 Jesus nos declara: Vinde a mim todos os cansados, oprimidos e sobrecarregados e Eu vos aliviarei; Atos 10:38 Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. (vs 5)
 
4. Jesus o viu e soube que estava muito tempo neste estado e perguntou ao homem: Você quer ser curado? O que podemos perceber aqui, é que Jesus mesmo sabendo da necessidade do homem, perguntou se ele queria ser curado. Mas por quê? Porque precisamos pedir certo, Tiago 4:2 e 3 “não recebem pois pedem por motivos errados”. (vs 6).
 
5. Não tem ninguém que me ajude: O milagre de Deus depende de mim, o homem não havia entendido ainda que ele precisava quebrar os paradigmas da sua mente para ativar o sobrenatural de Deus, ou seja, ele não estava somente preso á uma cama mas á uma cultura supersticiosa. Precisa-se romper com os laços que nos prendem a uma visão errada do agir de Deus. (vs 7).
 
6. Levante-se, pegue sua cama e ande: Quando compreendemos as coisas como elas são no reino de Deus, descobrimos que Jesus já fez tudo o que ele tinha que fazer, agora é a nossa atitude que vai fazer a diferença. Se o homem não tivesse sido liberto na sua mente, ele diria que não podia levantar pois era paralitico. O segredo em ativar o sobrenatural de Deus, foi obedecer ao comando da voz de Jesus.(vs 8)
 
7. Não volte a pecar: O que seria pior do que estar preso há uma cama por 38 anos? Jesus mostra que existem coisas piores do que estar fisicamente enfermo, como estar em cadeias espirituais provocadas pelo pecado. A bíblia nos mostra que o pecado gera a morte e esta morte significa estar separado de Deus, ou privado do seu grande agir Romanos 6:23. (vs 14).
Conclusão: Para ativarmos o sobrenatural de Deus em nossas vidas, é preciso abandonar nossa forma vã de pensar (I Pedro 1:18) - Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais. Tudo acontece em nossa mente, ela é um campo de batalha onde vencemos ou somos vencidos. Se vencermos nossos limites, e avançarmos na direção do comando da voz de Cristo, ativaremos o sobrenatural de Deus em nós.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?