domingo, 23 de setembro de 2012

A importancia da Palavra de Deus para o verdadeiro CRISTÃO


Por Ruth Ferraz, baseada na pregação do Ps. Jaime Marcelino, na Conferência Fiel em Maputo, Moçambique 2012. 

E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. odo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. NÃO SE APARTE DA TUA BOCA O LIVRO DESTA LEI; ANTES MEDITA NELA DIA E NOITE,  para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. (Josué 1:1-9)

Que a Palavra de Deus penetre em nosso coração e nós transforme, pois o Evangelho é VIDA  e VIDA TRANSFORMADA! [...]

De Gênesis a Apocalipse é a Palavra infalível de Deus verdadeira, creia e você será abençoado. Mas se não cremos a Palavra continua cumprindo a Palavra e a ira de Deus de Deus se fará, pois o Senhor não é homem para que minta e não faça cumprir o que esta escrito na sua Palavra nas Sagradas Escrituras, porisso se cuida irmãos, pois quem não ajunta espalha e quem não esta 100% com Jesus, esta dando brecha para o Maligno entra na vida e destruir! E quantos se dizem cristão, mas não o são verdadeiramente, pois não creem realmente e porisso não estudam nem meditam na sua Palavra. "Se vós estiverdes em mim e a minha Palavra estiver em vós..." é preciso ESTAR  na Palavra, vivendo-a, senão seremos "vomitados"!

Vemos no versículo 8 do primeiro capitulo de Josué, que o Senhor diz a ele que a Palavra não se aparta-se dele nunca. Josué conduziria o povo até a terra prometida e governaria  sobre os israelitas, já que Moisés havia morrido. A terra prometida estava habitada por muitos outros povos, que precisavam ser dominados para que eles pudessem tomar posse. Deus deu a chave a Josué para que ele pudesse, como capitão liderar o povo, para entrar na Terra Prometida. Josué precisaria: - "dominar a sua boca", que é uma tarefa bastante difícil. Ele precisava a falar aos seus ouvintes a Palavra do Senhor. Muitos "cristãos" não tem o menor domínio sobre a sua "língua", se dizem crentes ou católicos, ou o que for, mas não tem amor no trato como próximo! Cobiçam, amaldiçoam, etc, sem o menor amor! São os falsos crentes e falsos pastores.
Josué não era pastor ou sacerdote, mas foi chamado por Deus para guiar o povo. Assim como nós hoje somos também chamados para ir e pregar o evangelho, Jesus não especificou se era homem ou mulher, jovem ou velho, que deve ir e pregar o evangelho! Ele disse: "Ide e pregai"! Não é necessario talvez, ir a terras distantes, Africa, Asia, etc, mas com algum que sentou ao nosso lado, nosso vizinho, os doentes do hospital publico da sua cidade, etc!

A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. (Colossenses 3:16)

Josué foi alertado para não para de falar da Palavra, do livro da Lei, a Bíblia, nós também somos alertados. Todos os profetas anunciaram o Messias. Que nunca percamos a oportunidade de falar da Palavra, pois quando ela não esta presente não se é edificado e nem se edifica. Para falarmos dela precisamos estudar e meditar. Portanto tenha uma Biblia, um caderno de anotações e estude, medite, dia e noite! Escreva a Lei de Deus na sua mente, memorize, fale, escreva, e pratique com suas mãos que são para servir ao Senhor e não para o pecado!

Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. (Mateus 12:30-31)
O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado. (Mateus 12:35-37)

Jesus veio para cumprir a lei e não para revogar:"Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. (Mateus 5:18-19)

É necessário que o nosso entendimento seja aberto, mas nos precisamos querer, buscar e abrir-se para a revelação. Que da nossa boca só saiam Palavras de graça. Assim como Jesus falou tudo em conformidade com a Palavra de Deus nas Sagradas Escrituras.

Josué era o administrador e precisava falar a Verdade. "Estas são as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas. (Zacarias 8:16)

Da nossa boca não pode saber nenhuma palavra "pobre", mas que transmita graça para edificar."Minha aliança com ele foi de vida e de paz, e eu lhas dei para que temesse; então temeu-me, e assombrou-se por causa do meu nome. A lei da verdade esteve na sua boca, e a iniqüidade não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão, e da iniqüidade converteu a muitos. Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do SENHOR dos Exércitos. (Malaquias 2:5-7)

Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que procede da boca de Deus, disse Jesus.
Qualquer pastor que usa outro material que não seja a Palavra para edificar as ovelhas, e como estivesse afirmando que a Bíblia não é suficiente. Como já vimos pastores "pregando" sobre a psicanálise de Freud, afirmando que a suas ovelhas precisam ouvir sobre aquilo!!!

Deuterononimo que é o livro dos mandamentos diz: "Para que o seu coração não se levante sobre os seus irmãos, e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; para que prolongue os seus dias no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel." (Deuteronômio 17:20) Devemos falar a Palavra com humildade e amor, e não com soberba. Já perdemos a conta de quantos pastores vimos abusando de poder, as vezes até humilhando as ovelhas na frente de todos! Esta realmente difícil nos tempos atuais encontrar uma igreja, um pastor, que tenha um amor  e humildade verdadeiros para servir.

Estamos todos indo para a Terra Prometida, a Nova Jerusalém, que há de vir adornada! Jesus esta a nos guiar como Josué esta guiando os israelitas, não só para a Canaã física, mas para a Canaã Celestial.

Meditemos irmãos, dia e noite, escrevamos-a nos nossas mentes, braços, corações e meditar, meditar e meditar!

Não deixe de falar do Livro da Lei, pois ela é para nós e para o próximo. Faça cursos biblicos, estude as Escrituras lendo em casa como auxilio do Espirito Santo. Leiam, repetam e procurem compreender, meditando dia e noite.

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. (Salmos 1:1-2) Não é a toa que este Salmo é o primeiro dos Salmos.

A Palavra  esta a cima da cultura. A cultura diz que o homem pode ter duas esposas, mas a Palavra diz que só pode ter uma! Quanto mais somos encharcados, inundados com a Palavra, mas temos para dar! Lemos jornais, livros, revistas, etc, mas a Biblia muitas vezes fica preterida. Temos que estuda-la a ponto de relacionar tudo a ela.

O pastor humano pode falhar, porisso precisamos orar por eles, mas o Pastor dos Pastores é Jesus, nossa fortaleza, pois é assim que as escrituras dizem, e assim que devemos sentir e meditar. Se não entedemos alguma coisa, oramos ao Senhor que nós o discernimento e Ele nos dará. Josué meditava na lei para fazer tudo quanto nela esta escrito.

Devemos sempre estar prontos para pedir perdão, pois todos temos pecado, e precisamos perdoar para sermos perdoados! A Palavra diz que o Senhor é fiel e justo para nós perdoar. Quem não perdoa se julga perfeito mais que todos. O homem cheio do Espirito é o que ama,ó primeiro fruto do Espirito, que vem através da nossa meditação na Palavra.

Medita sempre na Palavra irmãos, assim o seu caminho será bem sucedido. O sucesso do mundo tem haver com riquezas, posses, etc, mas para o Senhor é a obediencia aos seus mandamentos, pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas é saude, paz e alegria, e não é deste mundo. Voltemos para a Palavra do Senhor. Usemos a nossa inteligencia para servir ao Senhor na Palavra, conhecendo-a de Genesis a Apocalipse.

"Eu e minha casa serviremos ao Senhor" disse Josué após meditar dia e noite na Palavra.

Bibliografia:
http://bereianos.blogspot.com/2012/09/a-importancia-da-palavra-para-todo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?