sábado, 8 de setembro de 2012

Quinoa


A quinoa foi qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia de Ciências dos Estados Unidos pelo seu extraordinário valor nutritivo — comparando-se apenas ao leite materno em valor proteico.
Ao contrário do trigo, a quinoa não contém glúten sendo uma ótima alternativa para o regime alimentar na alimentação dos celíacos (pessoas com intolerância ou alergia ao glúten).
A quinoa pode ser encontrada na forma de grãos, farinha e flocos. Os grãos são arredondados e sua textura é macia.[...]
Propriedades da Quinoa
  • Fonte de aminoácidos. Possui todos os aminoácidos necessários ao nosso organismo, inclusive aqueles que o organismo não fabrica naturalmente.
  • Fonte de proteínas de alta qualidade.
  • Contém vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C e E.
  • Possui minerais como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, zinco e manganês.
  • Alto valor energético, pouca gordura e grande quantidade de fibras.
  • Rica em ômega 3 e 6.
  • Possui fitoestrógenos, substâncias naturais similares à ação de certas hormonas, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.
Benefícios da Quinoa

A quinoa age na prevenção de enfermidades crônicas, como a osteoporose, doenças do coração e outras alterações femininas decorrentes da carência de estrógenos na menopausa.
O consumo regular de quinoa ajuda a combater anemias, problemas urinários, tuberculose e doenças do fígado. Atua também na redução de danos gastro intestinais, na integridade do sistema imunitário, na regulação das funções cardio vasculares, nos processos de cicatrização e como normalizador da próstata e órgãos reprodutores masculinos.
O alimento é especialmente útil às crianças, pois contém lisina, um componente relacionado ao desenvolvimento da inteligência, da rapidez de reflexos e de outras funções como a memória e a aprendizagem.
A quinoa ajuda os atletas na recuperação das fibras musculares, é de fácil digestão e contém pouco colesterol e gordura — perfeito para quem faz exercícios físicos.

Aqui vai uma receita de Tabuouli com Quinoa, facil e super deliciosa! Mas não se esqueça que o melhor para realmente se comer é a Palavra de Deus nas Sagradas Escritura! Não esqueça também de fazer uma oração abençoando o alimento e o seu corpo, pois "Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, é isso o que o contamina"(Mateus 15:11), como disse Jesus, pois "Toda mentira, calunia, difamação, falso testemunho e vários os sentimentos negativos, que são resultado de um coração que não se voltou para Deus, e o que contamina o homem"(Mateus 15:11). A palavra assegura que todo alimento sendo recebido com ações de graças, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.(Timóteo 4.4,5)

Tabuouli com Quinoa
 


1 pepino japonês picadinho,
1/2 copo de quinoa, 
1/2 copo de salsinha picada, 
1/4 copo de hortelã picadinha,
1/4 de copo de cebolinha,
1/2 copo de cebola vermelha picada
1/2 copo de tomate picado,
3 colher de sopa de azeite extra virgem,
suco de 1/2 limão,
sal, vinagre e pimenta a gosto

Preparo:
1) Cozinhar a quinoa conforme as instruções da embalagem. Deixar de lado para esfriar.

2) Misturar os seguintes ingredientes; pepino, salsinha, cebolinha, hortelã, cebola, vermelha em uma tigela a parte,

3) Adicionar a quinoa com os outros ingredientes na tijela e temperar com o azeite, limão, vinagre, sal e pimenta a gosto.

4) Pode-se decorar com fatias de limão e folhas de alface.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quinoa
http://belezaesaude.dae.com.br/quinua/
http://www.blogdobemestar.eu/os-beneficios-da-quinoa/
http://smartfoodandfit.com/





 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?