segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Adoração sem amor é fogo estranho

 





Por Pb. Adalberto Pimentel da Silva
 
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor". (1 Coríntios 13:13) 

 Objetivo
a. Fazer uma reflexão, de como temos prestado culto a Deus.

b. Realçar que o culto deve ser feito e voltado para a glória de Deus e não ao homem em si.

c. Destacar que o culto a Deus é realizado da forma estabelecida nas Escrituras Sagradas.

d. Esclarecer para o leitor, que o culto a Deus tem um fator muito importante, que sem amor a Deus, não a forma de cultuá-lo.

1. Introdução[...]


___Sem ele, não existe verdadeira adoração, é o que o Espírito Santo tem dito a igreja todos os dias, em todos os tempos da igreja do Velho e do Novo Testamento. Já no Éden, Deus se manifesta ao homem colocando sua direção, mas o homem não dá ouvido e peca e é destituído da presença de Deus. A raça humana desordenadamente se multiplica, e Deus lhes manda a Lei de Moisés para conduzi-los e impor-lhes limites, pois sabe que o homem sem limite, caminha para o desastre ou a destruição. Deus dá inúmeros mandamentos, ordens e leis para que o homem viva por elas, e entre elas os dez mandamentos que todos nós conhecemos. Isto nos diz bem claro que estamos aqui, não para fazermos o que bem entendermos ou o que julgamos ser certo ou errado, mas Deus nos impôs leis, diretrizes e regras para que andemos por elas e para que nós as cumpramos. O resultado de obedecermos estas leis, é que elas nos protegem, nos guardam, nos guiam, nos salvam e nos mostram o caminho por onde devemos andar e como agir. Muitos mandamentos Deus nos deu e entre eles, existem dois que se destacam, o amor a Deus e aos nossos semelhantes. A bíblia afirma que o amor é o maior dos mandamentos e primordial para adorá-lo: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti Mesmo Lucas 10:27. É um mandamento profundo que só pode ser cumprido se o relacionamento entre Deus e o homem for amoroso. Quando lemos estas palavras, temos a certeza que elas são para todas as eras da igreja. No Novo Testamento, temos pelo menos 1200 mandamentos, e o que mais sobressai sobre eles, é a ordem para termos amor.

___Você pode dar glória, pular, gesticular-se, trabalhar, dar seu corpo para ser queimado, demonstrar muita emotividade, mas se não tiver amor, nada lhe adiantara: E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria 1 Coríntios 13:3.

___Nestes últimos anos, temos visto as igrejas crescerem como nunca antes visto. Temos visto, cristãos, evangélicos, igrejas e pregações das mais diversas formas, temos ouvido muito as palavras, fogo, “fogo que sobe, que desce, que incendeia a igreja”, muitas palavras gloria e aleluia, prosperidade, benção, promessas, mas não se tem ouvido a palavra amor! Esta palavra que representa, simboliza e se identifica com o evangelho, com Deus e com a bíblia. No entanto, a Palavra de Deus diz que ele é amor, e se somos fruto deste amor, porque então falamos e demonstramos tão pouco este amor? Só posso acreditar que é porque a verdade está sendo destorcida e o povo não está recebendo esta doutrina ensinadores cristãos. É comum infelizmente vermos cultos sem adoração nas igrejas, cultos voltados para satisfação do ego do homem e não verdadeiramente para Deus. Promessas e mais promessas, ofertas e ofertas de bênçãos, muita “profecia”, mas adoração? Nada!

___O que está acontecendo? Engano, esta é a palavra apropriada para descrever tudo isto. O povo não tem sido ensinado e nem aprendido amar a Deus nas igrejas (sem generalizar é claro), além disso, há outros motivos para explicar esta falha, é a oferta do mundo que tem atraído mais o coração dos cristãos levando-os a negligenciarem o ensino na igreja, ou igrejas que não priorizam o ensino das Escrituras Sagradas. ___Houve-se muito a voz das diversas redes de televisões, as vozes avivadas dos campos de futebol, a voz da internet com seus diversos programas e entretenimentos, a voz das ruas, da política, de tantas coisas, mas a voz do Espírito Santo? Nada! Onde vai parar isto? Não sei, mas neste momento o Senhor me toca o coração e me faz lembrar que no fim dos tempos, as pessoas não dariam ouvidos a sã doutrina, mas com comichões nos ouvidos, amontoariam para si doutores conforme as suas próprias concupiscências 2 Timóteo 4:3. Jesus disse também, que haveria uma grande apostasia e esfriamento da fé nos últimos dias. Para quem ele disse isto? Para os discípulos daquela época. Isto mesmo que você acabou de ler, ele não falou para os que não eram discípulos, mas para a igreja.

___Nós como igreja temos falhado no nosso amor a Deus, e se não amamos a Deus, muito menos amamos nosso próximo. O mais importante no culto a Deus, não é cantar, pregar, falar bem Dele, fazer declarações frias e mecânicas, não é ler a Palavra, não é teus cargos, trabalhar ou mostrar boas obras, isto é conseqüência, mas Ele requer de nós que o amemos verdadeiramente, que relacionemos com Ele, e que estejamos unidos com Ele com os mais profundos sentimentos do nosso coração e da nossa alma, adorando Ele pelo que Ele é. Sem isto, nossas adorações, são vazias e insuportáveis para Ele. É incrível como a gente vê gente irreverentes dentro dos templos em uma suposta adoração a Deus! É incrível a religiosidade vazia dentro dos templos e como tem pessoas cumprindo normas religiosas e ausentes da verdadeira adoração a Deus. Pessoas que jamais se converteram, simulando culto. Na verdade, muitos não percebem estas coisas, porque cresceram ouvindo a penas promessas de bênçãos. É como se Deus existisse só para abençoar, e que você é um pobre coitado e Deus é como um papai Noel obrigado a lhe encher de presentes para não dizer suborno. Não, quando isto ocorre, está tangenciando as raias da blasfêmia e é uma ofensa a Deus.

___A mensagem ou linguagem aprendida hoje na maioria esmagadora das igrejas, e que Deus cura, liberta, prospera, concede bênçãos, carro importado, mostrando uma mente doente por uma falsa doutrina egoísta de petição que não está na bíblia e é ofensiva a soberania, a honra e aos sentimentos de Deus. O que a Bíblia nos tem mostrado, é que em toda historia da igreja do Velho e do novo Testamento, Deus sempre foi adorado, servido, exaltado, respeitado e amado pelo seu povo, mas infelizmente hoje o que temos ouvido é a doutrina doentia do pedir, pedir e fazer barganha com Deus como se isto fosse bíblico ou a necessidade mais importante da vida de um servo de Deus.

___As pregações de hoje com pouquíssimas exceções, já começam com o pregador (a) oferecendo bênçãos aos seus ouvintes, e geralmente com aquelas frases do tipo: “hoje é seu dia, hoje Deus estará te concedendo aquela benção que você veio buscar, hoje você vai sair daqui abençoado”. Esquecem-se de falar que já somos abençoados em Cristo: (Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo Efésios 1:3). e que por Ele nós já somos vencedores. Não falam das bênçãos advindas da cruz do calvário. Gratidão então? Nada! Parecem deuses dentro da congregação esperando serem servidos. Bênçãos tem de ser o resultado da comunhão, intimidade, relacionamento e atitudes de amor a Deus, e não o contrario. Bênçãos é o resultado e não a causa da adoração. Se você não coloca Deus acima de todas as coisas, você está em desobediência a Ele. Olha o compromisso e responsabilidade que você tem diante Dele. Não faça as coisas por medo, por medo do inferno ou pensando em receber algo, mas por amor e pelo que Ele é, Deus todo poderoso e nosso Senhor. Uma das provas que amamos a Deus, é como amamos e vivemos a sua Palavra, se você não tem a Palavra, você esta em falta com este amor que você diz ter. Se você diz que ama a Deus, mas não esta nem aí com sua Palavra, você não ama coisa nenhuma. Jesus foi bem claro quando disse: SEREIS MEUS AMIGOS SE FIZEREM O QUE VOS MANDO. Meu dileto leitor, Deus é uma pessoa e exige relacionamento sadio, leal e verdadeiro. Se você é amigo do mundo você é inimigo Dele, porque Ele não aceita ter comunhão com quem não ama sua Palavra. Aliás, você tem ido na Escola Bíblica Dominical aprender ou tem negligenciado este ensino? Você participa dos cultos de ensino de sua igreja ou você é um daqueles que só vai ao culto para pedir? Deus exige santidade, dedicação e amor a sua Palavra.

2. Sintomas de alguém que não ama a Deus

___Medite neste texto: Se me amardes, guardareis os meus mandamentos João 14:15. Bem para você guardar, você tem que aprender, mas se você não está nem aí para o aprendizado da Palavra de Deus e se dedica a ouvir outras vozes, então isto conclui que você é um daqueles que não ama a Deus. 
3. Como obter o amor?

___É uma questão de decisão, você deve decidir amá-lo se dedicando a ler e aprender e por em prática a sua Palavra. Amar a Deus é uma questão de decisão e não somente emoção. Emoção não produz amor, mas amor sempre produz emoção. Emoção sem amor é fogo estranho

5. Conclusão

a) É óbvio, ou você ama ou não ama. A ordem de Deus é clara, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém! 2 Pedro 3:18. É uma ordem de Deus e não um pedido.

b) Bênçãos são conseqüências e não a causa do nosso culto a Deus. Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor 2 Pedro 1:2. Querido cuidado com as ofertas de bênçãos que vem para você, quando você ou o ofertante destas bênçãos é negligente na busca pelo conhecimento da Palavra de Deus. Você percebe que a graça, a paz, o gozo, a alegria e a satisfação de nossas necessidades físicas, emocionais e espirituais, está relacionada a nossa busca e vivencia da Palavra de Deus.

c) Por último, vou deixar este versículo, para você comentar: Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:3. Deus os abençoem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?