Antes de vermos o significado de tabernáculo, vamos nos situar na história para sabermos exatamente quando ocorreu o seu aparecimento e qual a sua importância.
Os israelitas (também chamados de judeus ou hebreus) sofriam uma escravidão que já durava cerca de 400 anos no Egito. Nesse tempo, nasce Moisés, o escolhido de Deus para libertar esse povo da escravidão. Moisés cresce e é educado no palácio do faraó. Porém, ouve o chamado de Deus, rompe com tudo e aceita a sua missão de ser o líder do povo em direção a liberdade. Após as 10 pragas enviadas por Deus ao Egito, o faraó é derrotado e Moisés sai com uma numerosa multidão em direção à terra prometida. E é nesse caminho, no meio do deserto, que surge o tabernáculo.
O tabernáculo foi uma espécie de tenda ou barraca móvel. Ele era totalmente desmontável. A planta dessa espécie de barraca foi dada por Deus a Moisés, que comandou a sua construção. “Disse o Senhor a Moisés: Segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.” (Ex 25. 9)
O tabernáculo serviu para centralizar o local de culto a Deus naquele deserto. Era nele que eram realizados os atos de adoração a Deus e as oferendas dos vários tipos de sacrifícios (pelo pecado, por gratidão, de purificação, etc.). Os sacerdotes oficiais, escolhidos por Deus, serviam nele. Dessa forma, o culto do jeito ordenado por Deus era realizado.
O tabernáculo foi usado por muito tempo pelos israelitas. Ele só foi substituído no tempo do rei Salomão, que construiu um luxuoso templo, que também servia aos mesmos objetivos do tabernáculo.
Abaixo, deixo um vídeo muito interessante de como, possivelmente, era o tabernáculo e seus utensílios:
Fonte: Esboçando Idéias
Nenhum comentário:
Postar um comentário