quarta-feira, 30 de maio de 2012

5 visões de Jesus a respeito de quem são os fortes desse mundo

Por André Sanchez

Ser forte é o sonho de quase todos nós. Quando crianças olhamos para os heróis da ficção e invejamos sua força, queremos ser como eles, tentamos imitá-los na forma como agem e na forma com que usam os seus super poderes. Quando adultos mantemos essa vontade de sermos fortes e a buscamos de muitas formas. A sociedade oferece várias formas para deixar alguém forte: Dinheiro, fama, poder, posições de liderança, beleza, etc.
Porém, nesse artigo, gostaria de apresentar 5 visões de Jesus a respeito de quem é realmente forte:


1-) O FORTE É SERVO DO PRÓXIMO
“Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva” (Mateus 20.26). Para Jesus o grande (forte) era aquele que fazia de si mesmo um servo, se colocava na posição de maior humildade e doava-se ao bem do próximo, devendo até mesmo se sacrificar por isso se fosse necessário: “Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas.” (Mateus 5.41).

2-) O FORTE AMA E FAZ O BEM ATÉ AO INIMIGO
“Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam” (Lucas 6.27). Para Jesus o forte é aquele que demonstra na prática o amor sacrificial. A maior demonstração de amor sacrificial é o perdão oferecido àquele que nos feriu. Jesus completa: “Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam!” (Mateus 5.46 – NTLH)

3-) O FORTE NÃO VIVE FIRMADO NA ANSIEDADE, MAS NA FÉ
“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” (Mateus 6.25). Para Jesus o forte é aquele que consegue confiar plenamente no cuidado do Pai. Ele não vive em uma ansiedade doentia pelas inconstâncias da vida, mas vive firmado na constância do cuidado de Deus. Assim, o forte consegue se dedicar àquilo que é realmente importante na vida, que é o reino de Deus e a Sua vontade (Mateus 6. 33).

4-) O FORTE NECESSARIAMENTE SEGUE OS PASSOS DE JESUS
“Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.” (João 12. 26). Para Jesus o forte deve seguir seus passos, pois Ele é o modelo de força perfeito. Sua força destrói os moldes de força terrenos, pois é baseado na força de Deus, por isso, os verdadeiramente fortes devem seguir as Suas pegadas. Jesus deixa claro que não há como ser forte sem Ele: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15. 5)

5-) O FORTE ORA
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26. 41). Para Jesus os fortes são os que oram. Ele confere especial força de resistência àqueles que usam da oração em suas vidas. O ministério de Jesus foi um ministério de oração e assim também deve ser dos seus (fortes) discípulos.

E você, acrescentaria mais alguma característica dos fortes segundo a visão de Jesus?

Fonte: Esboçando Idéias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?