terça-feira, 20 de março de 2012

O Senhor é o meu Pastor!

"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.  Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.[...]


 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias"(Salmos 23:1-6).

         Este Salmo assim como todos os outros foram escritos pelo rei Davi, que antes de ir servir no exercito do rei Saul e se tornar rei de Israel, era um pastor de ovelhas, desde quando era provavelmente um adolescente. Ele costumava apascentar as ovelhas de seu pai tocando a sua lira, uma especie de pequena arpa.
         Se o Senhor é meu pastor, então nada me faltará, com certeza. Ou, nada me faltará, pois o Senhor é o meu Pastor.

       Lembra-se quando Jesus mandou seus discípulos partirem, e nada levarem? Nem duas túnicas, nem duas bolsas, nem duas alforjes, nem duas porções de alimentos, absolutamente nada. Sabemos que eles foram, fizeram o que tinham que fazer, voltaram, e a pergunta do Senhor foi: - faltou-lhes algo? 

         O Senhor é como um pai amoroso, que tem tudo nas mãos para cuidar de seus filhos. Nenhuma criança que tem um pai cuidadoso dorme preocupada com o café da manhã. Os meninos podem ficar sossegados que, na hora do almoço, a comida está na mesa. Nenhum filho se preocupa como as contas serão pagas quando têm um pai que possui os recursos necessários. Nenhuma criança dorme com medo quando o pai está por perto.

         Este é o entendimento deste salmo. Nós não teremos falta de nada porque possuímos tudo. Em Deus a provisão de tudo o que necessitamos já está estabelecida. Afinal, Ele é o nosso Pastor.

         Que possamos confiar totalmente na providencia do nosso Senhor.  Há momentos em que comemos e continuamos com fome; bebemos e continuamos sedentos; a nossa alma geme e chora; parece que vamos morrer e nos sentimos sós. Em tempos de tanta ansiedade e agitação, o nosso Pastor nos convida a repousar em pastos verdejantes.

          É um convite à calma e à serenidade que renovam nossas forças e restauram nossa paz interior. Vivemos uma vida tão agitada que o estresse e a angústia estão sempre presentes. Assim, precisamos de um lugar de repouso – verdadeiros pastos verdejantes – que só encontramos quando nos rendemos ao cuidado de Deus e à sua vontade, que é sempre boa, perfeita e agradável.

          Ele, também, leva-nos às águas tranqüilas. A água sacia a sede, limpa a sujeira do caminho e refrigera do calor escaldante. É exatamente isso que o nosso Pastor quer fazer conosco: nos curar e sarar nossas feridas mais profundas.

          Receba, agora, neste exato instante, pela fé, a tua cura física e emocional; seja levado pelo supremo pastor a um lugar de restauração e de repouso. Lance fora todo peso de aflição e de dor.

         Neste mundo onde há tanta maldade e crueldade, deixe-se abraçar pela bondade e misericórdia deste Pastor amado. Não tenha medo. Ainda que a maldade te rodeie, o Senhor tem uma mesa preparada para você, ou seja, ele te sustenta e te abençoa no meio da aflição e te livra na tribulação. Ele te honra na presença daqueles que te caluniaram e armaram ciladas contra a tua vida.

         Receba o seu refrigério. Sinta Sua proteção. Permita que o óleo santo escorra por sua cabeça. Beba do cálice transbordante. Desfrute da unção divina e tome posse da “bênção que enriquece e não acrescenta dores”.

         O Pastor tem uma casa preparada para aqueles que nele confiam. E uma morada eterna. Há lugar para todos. Principalmente para você.

        O Senhor é o meu Pastor... o Senhor é o teu Pastor...

        Que possamos ser as ovelhas do Senhor e Ele o nosso Pastor.
        Que Ele possa sempre guiar nossos passos.
        Que possamos ter a certeza que ainda que partamos deste mundo não temeremos, pois Ele esta sempre conosco. Como Jesus disse: "aquele que crê em mim não conhecerá a morte!" Ele é Vida e nEle não há morte! "Mesmo que andasse pelo vale da sombra da morte não temeriamos mal algum, pois Ele esta conosco!
        O Senhor é o meu Pastor e eu tenho tudo aquilo de que eu necessito!

       "Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.  Eu e o Pai somos um" (João 10:26-30).

Por Ruth Ferraz

Salmo 23, "The Lord is my Shepherd":



Bibliografia:
http://www.vozdaverdade.com.br/estudos/osenhoreomeupastor.html
http://www.betuel.org/estudos/ler.asp?cod=41
www.bibliaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?