quinta-feira, 8 de março de 2012

Atleta Espiritual, vencendo com Cristo!




“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
E todo aquele que luta de tudo se domina; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.

Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” (1 Coríntios 9:24-27).

Segundo Paulo, os cristãos possuem coisas em comum e ao mesmo tempo diferentes em relação aos atletas profissionais. É isso mesmo! Ele, após ter sido atraído de alguma forma pelos jogos de sua época, sente uma admiração pelos atletas, como nós também sentimos, pois eles nos inspiram a vencer. Porém, e o mais interessante, é que ele não perdia seu tempo apenas nessa admiração. Ele transportava as coisas para o plano espiritual. Podemos até imaginá-lo diante de um jogo, admirado: “Oh! Como são determinados! Como são aplicados e como seguem as regras fielmente, no afã de ganhar seu prêmio! E depois: Sim, nós também somos atletas! Somos atletas espirituais! Claro! É certo que temos algo dos atletas em nós, melhor, temos coisas muito mais nobres, enquanto atletas que lutam no plano da Fé.
Em que, então, os atletas profissionais são semelhantes aos atletas espirituais?  Em primeiro lugar, quanto à participação numa competição. Ambos, por assim dizer, estão inscritos numa luta contra adversários. O apóstolo Paulo diz “Todo atleta” e depois, “nós”, reconhecendo-nos, assim, como atletas também. Em outro lugar, ele ordena: Combate o bom combate da fé” (1 Timóteo 6.12). Sim, não há dúvida de que estamos numa luta: a luta da Fé!
Outra semelhança é quanto à prática de exercícios. Tanto um como o outro precisa incondicionalmente praticar exercícios. “Todo atleta”, diz Paulo, “Em tudo se domina”, ou, em outra versão: “Todo atleta que está treinando agüenta exercícios duros (NTLH). Isso não é interessante? Tanto um, como o outro, precisam se exercitar.
“Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.  Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.  E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente” (2 Timóteo 2:1-5).
Em adição, existe semelhança quanto à obediência de regras. Os dois seguem as ordens do juiz da competição. Paulo diz que o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas. Na verdade, ele está nos advertindo quanto a essa verdade. Ele está dizendo: “Nós cristão, atletas espirituais, se queremos ganhar, precisamos seguir as regras e os mandamentos de Deus”. Não há outra forma de competir. Caso um atleta desconsidere essa verdade, ele é eliminado vergonhosa e imediatamente. Não é assim?
Por fim, encontramos a semelhança quanto ao prêmio. Não somente o atleta profissional busca um prêmio, o atleta espiritual também. Ambos lutam “para alcançar uma coroa”, ou uma medalha de ouro. Não é isso que Paulo nos faz entender?
A questão agora é, a fim de que as coisas fiquem mais claras, responder à outra pergunta que é inevitável: Onde está a diferença? Em que o atleta profissional é diferente do atleta espiritual? Pois bem, é o que passaremos a apresentar.
Quanto à competição, o primeiro luta contra adversários humanos, numa esfera humana. O segundo, porém, luta contra forças espirituais: “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6.12). Você viu? Lutamos, sim, porém contra “forças espirituais”, “nas regiões celestiais”. É por essa razão que o autor de Hebreus diz: “Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue” (Hebreus 12.4). Veja! Nossa luta deve ser também com extrema dedicação e garra, assim como vemos nos atletas dos jogos olímpicos. Passemos adiante.

Quanto aos exercícios, sabemos que os atletas profissionais exercitam o físico. Não digo apenas o corpo, mas também a mente. Temos que focar a nossa mente no nosso grande objetivo, não olhar para direita nem para a esquerda, olhar somente para Jesus, o autor e consumador da nossa fé. Que quer dizer isso? Olhar para a Palavra de Deus nas Sagradas Escrituras e pratica-la em nossa vida. Bem, para seu propósito isso é indispensável, no entanto quando o fim desejado é espiritual e eterno, “(...) o exercício físico para pouco é proveitoso” (1 Timóteo 4.8). Nossos exercícios, porém, são aqueles que fortalecem o espírito. Todavia, que proveito tem os exercícios espirituais? Bem, se para vida espiritual o exercício físico para pouco é proveito, que devemos dizer do exercitar ou praticar o cristianismo autêntico? Deixemos que a própria Bíblia Sagrada responda: (...) a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser (1 Timóteo 4.8). Que maravilha! Que belas e sábias palavras!

Agora, quanto às regras, somos cientes de que não há vencedor nos esportes profissionais sem a obediência das regras do juiz. Quem é, então, o juiz que estabelece as regras da nossa luta espiritual? Ora, “o Juiz Supremo, pelo qual todas as controvérsias religiosas têm de ser determinadas e por quem serão examinados todos os decretos de concílios, todas as opiniões dos antigos escritores, todas as doutrinas de homens e opiniões particulares, o Juiz Supremo em cuja sentença nós devemos firmar não pode ser outro senão o Espírito Santo falando na Escritura”.

"Não que já o tenha alcançado ou já seja perfeito; mas corro, para ver se o alcanço, já que fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não me julgo como se já o tivesse alcançado. Mas uma coisa faço: esquecendo-me daquilo que está para trás e lançando-me para o que vem à frente, corro em direção à meta, para o prémio a que Deus, lá do alto, nos chama em Cristo Jesus", diz o apostolo Paulo no Evangelho.
Quanto ao prêmio: o prêmio deles é corruptível. Em outras palavras, possui valor por pouco tempo, não é eterno. E mesmo que por muito, seu valor não ultrapassa esta vida. Além do mais, há sempre ladrões que conseguem roubar a glória deles, e traças e ferrugem que a corroem (ver Mateus 6.19). Ou seja, são prêmios que não ficarão o tempo todo ao lado do vencedor. Quando o prêmio não vai, vai o próprio atleta. Nosso prêmio, porém, é incorruptível. O seu valor é eterno, “(...) onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;” (Mateus 6.20). Qual, pois, é o nosso ouro? O ouro incorruptível: a vida eterna e abundante em Cristo Jesus. Esse é o nosso mais cobiçado prêmio. Para isso nos exercitamos no amor; para isso obedecemos as regras do Juiz Supremo, a Bíblia Sagrada; para isso corremos, e nunca em vão, pois nas olimpíadas espiritual não há derrotado, não há perdedor; ninguém voltará chorando de tristeza; ninguém receberá outra coisa senão a “coroa incorruptível”.
Bem, não estou desprezando você, caso seja um desportista. Mesmo porque, admiramos os atletas, e muitos tem dado o merito ao Senhor! Não, não é essa minha intenção. O fato é que estou preocupado com seu destino como atleta no mundo espiritual – isso, independentemente de você ser um atleta profissional ou não. Diga-me: você tem lutado contra seu próprio pecado e contra as forças espirituais que se levantam contra você? Que exercícios espirituais você pratica? Você procura apresentar-se “(...) a Deus como aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Timóteo 2.15)?
 Que regras você obedece: somente as dos juízes humanos? Você tem a Bíblia como seu Supremo Juiz? Que prêmio você busca: ele é corruptível ou incorruptível? Onde está seu tesouro: somente aqui ou sabiamente no céu?
Que Deus conserve guardada nossa medalha de ouro imperecível, até o grande Dia, quando a luta terá chegado ao fim: “Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” (2 Timóteo 4.8).
"Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.
Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;  Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão" (Isaías 40.28-31).
                                       PELA FÉ - A. Valadão
                                                        
                                     DEUS É MAIOR!
                               
TEMPO DE VENCER!
Assista ao video "ATLETAS DE CRISTO EM PEQUIM 2008":

Oração:
Amado Senhor Jesus,
Ajuda-nos a conquistar vitoria incorruptivel,
Ajuda-nos a apresentarmo-nos como obreiros perfeitos,
Que maneja bem a palavra da verdade!

Nós esperamos em ti!
Renova nossas forças,
Para voarmos como aguias,
Correr, andar e não se fatigar!
Amem

Bibliografia:
http://www.jornalpequeno.com.br/2008/8/18/Pagina85108.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?