segunda-feira, 12 de março de 2012

Inferno e Céu

"E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.  E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.  E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.  Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. [...]






E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá"(Lucas 16:22-28).

O texto de Jesus sobre o rico e Lázaro revela verdades do pós-morte. Destacamos  a condução da alma  de Lazaro pelos anjos até o seio de Abraão. A Palavra diz que a alma foi levada por anjos.
A pergunta a seguir ajudam a elucidar o texto:
- Por que o Senhor destaca o fato de, logo após a morte, ser o mendigo levado pelos anjos para o seio de Abraão?
Abraão diz que Lazaro esta consolado, entendemos que ele achou descanso e paz. A alma deixa a matéria imediatamente apos a morte. Os anjos do Senhor conduzem a alma de Lazaro ao seio de Abraão.
Ao sair do corpo a alma não fica perambulando livre pelo espaço. Não teria sentido, por exemplo, a pessoa morrer na fé, ter seu nome escrito no Livro da Vida e sua alma ficar vagando pelo universo! Isto confrontaria a Palavra de Deus que diz: : "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo"...(Hebreus 9.27)

Aqui na terra é feita a disputa pela alma humana. De um lado o Senhor Jesus, através de seus servos, lutando para salva-las mediante a pregação da Palavra de Deus. Deu outro os espíritos imundos, os demônios, tentando arrastar o máximo dos seguidores de Jesus para si. Cada um tem o direito de escolher o senhor a quem quer seguir. Se a pessoa não optar por nenhum dos dois ganha o diabo. Portanto após a morte já não há o que fazer  pela alma. Não adianta rezas, missas, orações, oferendas, sacrifícios, absolutamente nada, pode mudar o destino da alma após a morte.

O CÉU

Diversos vocábulos - como o hebraico "Shãnayim" e o grego "ouranos"- são traduzidos por "céus" nas escrituras. Muitos povos, como os babilônios, os egípcios e até mesmo os judeus julgavam existir sete céus.  Estes céus , na literatura desses povos, pareciam estar de acordo com as suas próprias características. A crença na existência de três céus também foi muito difundida, principalmente no Ocidente, por Tomás de Aquino (que criou problemas por alegorizar as escrituras em excesso). Pelo que podemos inferir da própria Bíblia no tempo de Jesus a crença na existência de três céus, o que nos parece mais logico, conforme veremos adiante.

A maneira pelo qual Jesus nos apresentou o céu no novo testamento, somos forçados a acreditar na existência de três céus, tanto pela lógica, pois não devemos nos entregar a imaginações, como pelas próprias palavras do mestre.

Primeiro Céu: aquele que voam as aves, onde estão as nuvens, etc. "Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?" (Mateus 6:26)


Segundo Céu: O espaço aonde estão as "estrelas no céu". "E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas" (Mateus 24:29).

Terceiro Céu: Onde está Deus e a mansão celestial. "Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar"(2 Coríntios 12:2-4).


Até a ressurreição de Cristo, todas as almas justas (com a possível excessão de Enoque e Elias, pois foram levadas em corpo, não morreram), ao morreram desceram ao Paraíso, que naquele tempo era um compartimento do Sheol ou Hades. No entanto ao morrer, Jesus desceu ao coração da terra: "Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra"... Anunciou assim a sua vitoria no Hades: "No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água"(1 Pedro 3:19-20).
E quando Ele subiu aos céus levou cativo o cativeiro, como esta em Efésios 4.8-10. Isto diz respeito às almas que estavam em descanso no lado do Sheol ou Hades. Assim as almas justas que estavam nas regiões mais baixas da Terra, no Seio de Abraão, foram transportadas para as regiões celestiais. O Paraíso agora esta no terceiro céu na presença de Cristo. As almas que lá estão são confortadas e podem até clamar em alta voz. Vivem em um estado bem melhor do que o do homem mais feliz da Terra: "Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor" (Filipenses 1:23).

O Seio de Abraão ou Paraíso é um lugar onde ficam as almas boas esperando para ir para o terceiro céu ("heaven" em inglês).

O CÉU É LUGAR: ("heaven")

- de morada: "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vô-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar"(João 14:2).

- onde Deus habita: "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;(Mateus 6:9).

- de felicidade: Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus" (1 Coríntios 2:9-10).

- de galardão: "Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós" (Mateus 5:12).

- de tesouros: "Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam" (Mateus 6:20).

- de comunhão: "E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus" (Mateus 16:19).

- de júbilo: "Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento"(Lucas 15:7).

- onde nossos nomes estão escritos: "Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus" (Lucas 10:20).

- onde CRISTO está: "Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus"(Marcos 16:19).

Como esta escrito em 1 Corintios 15.40 as alegrias no céu serão outras: "E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres" (1 Coríntios 15:40).

OS QUE ENTRARÃO NO CÉU:

- Os que crêem em Jesus: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão" (Marcos 16:16-18).

- Os que ajudam o próximo: "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me" (Mateus 25:34-36 ).

- Os que padecem com Cristo: "E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada" (Romanos 8:17-18).

- Os que se ajuntam com o Senhor: "Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito" (1 Coríntios 6:17).

- Os que não rejeitam ao que fala: "Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus" (Hebreus 12:25).

- Os que escaparem da grande tribulação: "E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles. Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima" (Apocalipse 7:14-17)

OS QUE NÃO ENTRARÃO:

- Os que não entrarem pela porta estreita: "E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu: Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão" (Lucas 13:23-24).

- Os relacionados em 1 Corintios 6.9-10: "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus" (1 Coríntios 6:9-10).

- Os que praticam as obras da carne: "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus" (Gálatas 5:19-21).

- Os relacionados em Efésios 5.5: "Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros" (Efésios 5:5-7).

- Os relacionados em Apocalipse 21.8: "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte" (Apocalipse 21:8).

Para meditar Apocalipse 22.1-5:
"E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre" (Apocalipse 22:1-5).

                                          *   *   *   *   *   *   *   *

      Sobre o homem rico, a Palavra diz:
  ..."e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio" (Lucas 16.23). O que aconteceu com a alma do rico aós sua morte? O mesmo processo  em relação a Lazaro se deu com o rico. Ou seja , assim como os mensageiros de Deus levaram Lazaro ao seio de Abrão, os mensageiros do diabo levaram o rico par o inferno.
Lazaro foi cuidado apos a sua morte e levado para a sua morada. Já o rico, Satanás, também cuidou de sua alma levando-a para sua morada, o inferno. Em vida nós escolhemos a quem queremos seguir e após a morte isto se perpetua.

Dai o erro que se ficar querendo juntar tesouros aqui na terra, onde as traças comem, dai o grande erro da Teologia da Prosperidade. Os pastores que pregam isto deveriam se aprofundar mais neste evangelho. Veja o que Abraão diz ao rico: "Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá" (Lucas 16.25-26).
Apesar de Jesus dizer como era difícil um rico entrar no reino dos céus, a quem insista em pregar que é necessário ser rico para se mostrar que se é abençoado.

O INFERNO


Jesus não ensinou muito acerca do inferno. Era mais importante ensinar sobre a vida eterna, do que sobre o inferno, o castigo, a condenação, então, Ele não se ateve muito a este assunto.. Mas podemos captar através de suas Palavras algumas lições no que diz respeito a este tema. Três vocábulos são  usados na Bíblia traduzidos em nossas versões comuns por inferno: Sheol, Hades e Geena.


1.1 - SHEOL, palavra hebraica que significa, "o mundo dos mortos, lugar onde habita o espirito daqueles que já morreram". O Sheol, como nos apresenta na Antigo testamento é lugar de:
- Fogo: "Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até ao mais profundo do inferno, e consumirá a terra com a sua colheita, e abrasará os fundamentos dos montes" (Deuteronômio 32:22).
- Prisão: "Cordas do inferno me cingiram; encontraram-me laços de morte" (2 Samuel 22:6)
- Profundezas: "Mas não sabem que ali estão os mortos; os seus convidados estão nas profundezas do inferno" (Provérbios 9:18).

1.2 - HADES: palavra em grego que significa, "o mundo dos mortos" de que fala o Novo Testamento. Ele lembra: Castigo, Oposição, Tormento, Juízo.

- Oposição: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;" (Mateus 16:18). A igreja de Jesus esta edificada sobre a pedra da Palavra, e não sobre uma pessoa humana! Esta igreja sofre oposição, mas esta oposição não prevalecera'.
- Juízo: "E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo" (Apocalipse 20:13-15).

1.3 - GEENA: palavra grega derivada do termo hebraico Ge hinnõm (filho de Gimon). Era um local sudoeste de Jerusalém, célebre por rituais idolátricos e até sacrifícios humanos, como esta em 2 Cronicas 28.3. Josias o declarou lugar profano. No tempo de Jesus o fogo ardia continuamente nesse lugar par destruí o lixo da cidade de Jerusalém. Daí ser usado por Jesus para simbolizar o inferno.
1.3.1 - Lugar de fogo: "Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno" (Mateus 18:8). Daí a importância de orarmos por nossos inimigos e perdoar a todos.

Embora as palavras Sheol e Hades sejam quase sempre usados para indicar o local aonde estam as pessoas más, a Bíblia nos ensina que os espíritos das pessoas boas também habitavam ali como cita Gn 42.38 e 1 Sm 2.6. Como já foi dito Jesus através da passagem de "o rico e Lázaro", nos dá uma visão do que era o mundo dos mortos: "Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;  No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;" (1 Pedro 3:18-20).

O TÁRTARO ou POÇO DO ABISMO é o mais profundo abismo do Hades, Sheol ou Geena (inferno), onde estão os "sócios" de Satanás (2 Pe 2.4): "Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios"(2 Pedro 2:4-5).

Concluímos com este estudo que, dependendo da escolha pela qual a pessoa fez em vida, de servir a Deus ou ao Diabo, na hora da sua morte, virá o anjo de Senhor ou o enviado de Sátanas para buscar a sua alma e leva-la para o Paraíso, o Seio de Abraão ou para o Inferno (Sheol, Hades ou Geena). Lembrando que quem não se definiu esta servindo ao Ladrão.


RESUMO ESQUEMÁTICO: (referente antes da descida de Jesus à mansão dos mortos. Segundo este estudo atualmente o Paraiso esta no 3o. Céu, na presença de Cristo)
                                                
                 3o. céu -  onde o Pai  e Jesus estam - Nova Jerusalém
                                              
                                                                  
                                             2o. céu - o das estrelas, planetas, etc
                                             1o. céu - das aves, nuvens, etc

TERRA: mundo dos vivos 
-------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------- MUNDO DOS MORTOS (antes de Jesus)-------
!       SHEOL,                                                                        PARAÍSO ou    !
!       HADES ou                                                            SEIO DE ABRAÃO  !
!       GEENA (inferno)                                (atualmente está no 3o. céu) !

                                            


                                    
                                   
                        
-------------------------------------------- !                                 !------------------------
                             
                                                          !            A                  !
                                                          !            B                  !
                                                          !             I                  !

                                                          !             S                  !
                                                          !            M                 !
  ---------------------------------------------!            O                  !----------------------
                          TÁRTARO - POÇO DO ABISMO

                                                   


Bibliografia:
Apostila do Curso Bíblico da Agrade, Modulo 4, da Igreja Internacional da Graça.
http://www.bibliaonline.com.br/

2 comentários:

  1. Postagem edificante e excelente, parabéns! Vou te seguir

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Fique feliz que gostastes. Este estudo é muito importante! Suas postagens são muito boas.
    Estou participando do seu blog também!

    ResponderExcluir

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?