segunda-feira, 16 de junho de 2014

O Justo Viverá Pela Fé


Por Ruth Ferraz

Este ultimo fim de semana ouvi a pregação de dois pastores na televisão: Bob Schuller e Joel Osteen. Ambos pregaram sobre a fé de Abraão, quão linda é. Apesar das imperfeições ele foi um homem que ousou ter total fé nas promessas de Deus. Apesar dos seus mais de 100 anos ele creu que teria um grande descendencia. Mesmo tendo o seu único filho Isaque, não quis desobedecer ao Senhor quando este lhe pediu que lhe desse seu pequeno cordeiro. Pois é...sem fé é impossivel agradar a Ele.

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" ( Hebreus 11.6).

Deus tem comprimisso com sua Palavra e a cumpre"Ele não é homem para que minta ou filho de homem para que fale e não venha a cumprir". 

A fé  vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Devemos ler a Biblia todos os dias e meditar, memorizer e  praticar, para que as Escrituras se cumpram em nossa vida, que fique registrada no nosso coração, pois onde esta o seu coração, ai esta o seu tesouro. O Espirito de Deus que inspirou a Palavra, porisso ela tem Vida, a Vida que é Jesus.

Devemos andar pela fé não pela visão, pois como esta em Hebreus 11.1 "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.   Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.   Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente."

Fé é a certeza é a convição, de coisas que as vezes não vemos com os olhos materias, mas com olhos espirituais. Devemos ter uma mente única e não duvidar. A duvida vem do inimigo que é o Diabo, que nós faz ter mais de uma mente: uma que crê e outra que não crê, assim não somos integros como deveriamos. Precisamos ter uma só mente, ser um com Deus Pai como Jesus. Ter uma só mente conosco mesmo e com os irmãos. Se estivermos em harmonia, com uma mente em equilibrio, auto controle, disciplina podemos fazer o que Ele faria.


Pela fé Noé, Abraão, Abel, Isaque, Jaco e outros, "todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra... Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade" (Hebreus 11.13-16).

Eu poderia devanear ao tentar explicar a fé, porisso penso que é melhor colocar os outros versiculos de Hebreus 11 que melhor ilustaram o que é FÉ.

"Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos.
23 Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.

24 Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,

25 Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;

26 Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.

27 Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.

28 Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.

29 Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.

30 Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias.

31 Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.

32 E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,

33 Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,

34 Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.

35 As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;

36 E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.

37 Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados

38 (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.

39 E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa,

40 Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados" (Hebreus 11.22.40)


Jesus já venceu o mundo e colocou Satanas sobre os seus pés. Nosso Senhor esta assentado a direita do Pai e se cremos também estamos junto com Ele, pois aquele que habita no esconderijo do Altissimo a sombra do Onipotente descansará", como diz o Salmo 91.

"Se vós estiverdes em mim e a minha Palavra estiver em vos, pedireis o que quiserdes e vós sera concedido", disse Ele certa vez. 

Pois que possamos ter a fé, pelo menos do tamanho de um grão de mostarda, para que possamos transladar montanhas. Amém.

2 comentários:

  1. A Paz de Cristo Jesus, amada irmã Ruth.

    Muitos cristãos, porém, não tem consciência de que possuem fé, não fazendo, portanto, uso dela. Revoltam-se contra Deus, contra a Bíblia e contra eles mesmos, sem perceber que erram ao comentar, continuamente, que não tem fé.

    A fé se baseia nos fatos - nos fatos da Palavra de Deus.
    A incredulidade se baseia em teorias. Minha definição de uma teoria é a seguinte: " É uma suposição baseada na ignorância do assunto em pauta". A razão pela qual muitas igrejas estão cheias de incredulidade é porque nelas há teorias em demasia. O ministério tem crescido em meio à psicologia da incredulidade, e pobres e queridos membros da igreja são meros produtos daquilo que tem escutado seus pastores pregarem.
    A melhor maneira de realmente ajudar as pessoas é dizer-lhes aquilo que está na Bíblia, e não aquilo que algum homem diz.
    O homem erra,
    Deus não.
    Não importam quais sejam as circunstâncias. Independentemente daquilo que tem acontecido na sua vida, a Palavra de Deus tem algo a dizer-lhe. Descubra o que as Escrituras nos ensinam.
    A fé virá!
    Ele mudará as coisas para você.

    Em Cristo,
    ***Lucy***
    A Bíblia é Deus falando conosco. Deus e a Sua Palavra são um só. o Pai nos assegura da validade de cada uma das promessas encontradas nesse livro. E a Palavra de Deus diz que Ele concedeu a você uma medida de fé. Tem de ser fé do tipo de Deus, porque esse é o único tipo de fé que Deus tem!

    ResponderExcluir
  2. A Paz, amada irmã Lucy!
    Primeiramente gostaria de agradecer a sua visita e comentario que muito enriquecem o blog.
    Eu creio que quem não tem consciencia de que tem fé, na verdade não tem fé, pois fé é a convicção.
    As igrejas estam cheias mas será que todos ali estam amadurecendo na fé e salvos. O Senhor tem usados muitos ministerios e igrejas, até imperfeitos, para alcançar aqueles que devem ser salvos. Pois Ele pode usar até um burrico para falar o que quer. Então que o Senhor também possa continuar nos usando nestes finais de tempos. Pois tem faltado pastores e o Senhor tem usado mulheres donas-de-casa s e até crianças para dar o recado.
    Que o Senhor nós abençoe e ilumine sempre e faça nossa fé se multiplicar.
    No amor de Cristo.

    ResponderExcluir

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?