sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O Poder do Jejum


O jejum é tão bíblico que fazia parte da rotina de vida do povo de Deus tanto no Antigo como no Novo Testamento. Mas o que é o jejum? É um voto de abstinência de alimentos por certo período de tempo com a finalidade de se consagrar. Durante o jejum a pessoa demonstra que o seu propósito é mais importante do que o próprio alimento vital para sua sobrevivência.

João Wesley jejuava duas vezes por semana até a hora do chá e estimulou todos os seus seguidores a fazerem o mesmo dizendo que “o homem que nunca jejua está tão distante do céu quanto o que nunca ora.” Ao mortificar a carne negando-lhe prazeres e sustento, o espírito é fortalecido (Marcos 14.38) como Jesus orientou que “se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Marcos 8.34). Jesus esta a porta do nosso coração e bate! Ele quer entrar e habitar dentro de nós.

Esdras foi um sacerdote judeu que esteve no exilio da Babilonia, onde os judeus permaneceram 70 anos escravos. O rei da babilonia levou todos os bons e os levou e maus deixou juntamente com a escoria da babilonia. Quando o Rei da Persia resolveu libertar o povo judeu e devolve-los a sua patria o rei chamou Esdras que era um escriba que tinha mão de Deus sobre ele. O Rei disse que ele levaria todo o tesouro para construir o templo em Jerusalém. A ordem do rei foi: quem não observar a lei do Deus de Israel, seja condenado a morte ou preso!

Esdras levou um grande quantia para construir o templo. Esdras chamou o povo e apregou um jejum para se humilharem perante Deus e pedir a proteção na viagem de volta! Quando Esdras viu a libertade e o tesouro, sentiu medo, pois naquele tempo havia os saqueadores de caravanas. Então, Esdras, primeiro quis pedir ao Rei proteção, mas teve vergonha.

O jejum deve ser voluntario, secreto, em alegria e não com tristeza, e um ato de humilhação a Jesus sem guerra, soberba, vaidade. Jejuar não faz mal, o excesso de comida faz muito mal.O jejum afasta Satanás é só confiar em Deus. Jejum e oração quebra qualquer maldição, soberba, orgulho, etc.

No antigo testamento, os reis bons faziam jejuns para tomar boas decisões. Eles se vestiam de pano de saco e jogavam terra no cabelo.

O jejum é muito importante. Ficar um dia sem comer não faz mal a ninguem.

Temos no antigo testamento o exemplo de Daniel, que se recusou a comer as iguarias do rei e a praticar a idolatria. Foi condenado as covas dos leões, da qual foi salvo milagrosamente.
Outro exemplo de jejum foi o de Ninive, que quando recebeu o alerta de Jonas, o rei decretou a todo o povo que ficasse 40 dias para que fossem perdoados os seus pecados, pois a cidade estava como Sodoma e Gomora.

Jesus também jejuou 40 dias e 40 noites, e nem assim o Diabo conseguiu derruba-lo. Quando Jesus estava no monte da transfiguração e desceu, viu um pai que tinha um filho endemoniado. Jesus conseguiu expulsar o demonio e disse: esta casta de demonio, só se tira com jejum.
Podemos aumentar a nossa força espiritual e lançar fora o Diabo da nossa vida fazendo jejum.  Precisamos fazer  jejum por nos e pelos nossos. Precisamos sacrificar com alegria, pois assim podemos derrubar melhor os adversarios.

Mas alguns andam ensoberbecidos, como se eu não houvesse de ir ter convosco.
Mas em breve irei ter convosco, se o Senhor quiser, e então conhecerei, não as palavras dos que andam ensoberbecidos, mas o poder. Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. Que quereis? Irei ter convosco com vara ou com amor e espírito de mansidão? (1 Coríntios 4:18-21)

É o poder de Deus que irá dirigir nossa vida. Se tivermos a determinação de lutar para isto!

Podemos de quando em vez fazer um jejum, para superar as dificuldades. Devemos nos dedicar a Deus. Além de nos fortalecermos espiritualmente, podemos perder aqueles quilinhos indesejados!

O jejum não precisa ser apenas de comida, mas pode ser  de um hábito, do pecado e de toda a forma de mal.“a minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (João 4.34).

 Como jejuar  (Mateus 6.16,17 )

1º - tenha um propósito específico ou motivo para seu jejum;
2º - planeje o tempo que vai jejuar e a forma ou o que vai se abstiver;
3º - inicie o jejum orando, pedindo perdão e forças. Leia a Bíblia e louve ao Senhor;
4º - concentre-se o máximo possível, refletindo, cantando, orando ou lendo;
5º - ao terminar o jejum, ore entregando o propósito a Deus;
Faça o jejum como puder, só não deixe de se consagrar a Deus!

Você precisa jejuar!

-CONCLUSÃO:

O jejum deve ser feito para Deus e não para nós mesmos (Zacarias 7.4-6). O propósito depois de feito deve ser cumprido porque “quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes” (Eclesiastes 5.4). Não espere precisar de um socorro para jejuar em consagração. O jejum deve ser parte da rotina do cristão que deseja se dedicar a Deus.

Você tem o hábito de jejuar?

Faça um propósito de consagração em jejum a Deus!

Bibliografia:
Creia em Jesus
www.bibliaonline.com
Pregações e Estudos Biblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?