segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O Verdadeiro Sentido da Igreja



Anotações sobre o que ouvimos do sermão do Pastro Elvis Guimarães, cujo video esta postado no final do texto.

Este sermão foi baseado no salmo 27 do Rei Davi.

"Salmo 27: 

O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?

Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.


Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria.


Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.


Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha.


Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao Senhor.


Ouve, Senhor, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim, e responde-me.


Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei.


Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação.


Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá.
Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita, por causa dos meus inimigos.


Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade.

Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes.


Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor".



O rei Davi foi rejeitado desde a infancia pela famiia, irmãos que o desprezavam.
Mas o Senhor sempre estava com ele para fortalece-lo, especialmente quando ele lutou com um urso e leão. Ele tirou da boca do leão e do urso suas ovelhas. Ele pecou em adulterio, mas em seu coração houve verdadeiro arrependimento e o Senhor o perdoou pois ele se humilhou perante Ele. E apesar de tudo venceu em Cristo apesar de que naquela epoca ainda não existe o homem Jesus Cristo, mas havia o principio do Cristo.

Davi nos aconselha em Salmos a "esperar no Senhor". Ele foi muito rico em bens materias, apesar de nunca ter pedido por estes bens. Ele era mais que vencedor, pois lutou mais do que devia. Hoje o crente acha que não precisa lutar, basta dar oferta e dizimo sem precisar se esforçar. O evangelho biblico diz que temos que juntar tesouros no Céu, pois quem busca se enriquecer na Terra acaba se perdendo, como tem acontecido com muito, que se perdem em meio a tanta ganancia por riquezas e tudo mais.

Davi nunca pediu para ter prata ou ouro: "Uma coisa pediu:

"Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa MORAR NA CASA DO SENHOR TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo". (Salmo 27.4)

Estar na presença de Deus é a maior dadiva que podemos ter, é isto que temos que buscar acima de  tudo.

Como seria se sentissemos a presença do Senhor conosco sempre. O diabo tenta nos impedir de estar com Deus e em sua casa. Devemos lutar para estar na casa do Senhor todos os dias, para louvar e aprender.

Davi não se preocupava com que o outros pensavam mas com Deus, quem tem Deus "não esquenta ou liga" para fofocas ou pouco caso, se não formos convidados ou reconhecidos não temos que ficar chateados. Ele só tinha olhos para o Senhor.

"Ouve, Senhor, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim, e responde-me. Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei." (Salmo 27.7-8)

..."Me encontrar-me-ei quando me buscardes de todo o coração."


Davi realmente buscava o Senhor, sem pedir coisas materiais mas pedia o Espirito de Deus, a Sua presença. 

Quando somos roubados, ou qualquer outra coisa  acontece ficarmos desanimados, porque o nosso foco não é o Senhor. 

Jó perdeu tudo  e disse depois de perder tudo: Eu te conhecia de ouvir falar mas agora eu te conheço pessoalmente, pois ele realmente era um servo do Senhor.

O servo do Senhor, ama a Ele sobre todas as coisas. Ninguem tirou Davi ou Jó da presença de Deus.

O Senhor disse a Salomão: - "Se andares na minha presença como andou meu servo Davi eu serei contigo."

Davi começou a servir a Deus quando não tinha nada e depois que virou rei, e perdeu os filhos e tudo mais, ele continuou servindo a Deus. Apesar de ele ter caido, ele ficou de  pé.

Hoje dia todos querem aparecer, ter um cargo na igreja onde sesteja em evidencia a nossa pessoa. O "ide e pregai" esta sendo negligenciado. Alguns vão à igreja porque querem enriquecer ou o marido volte ou cura, e não acontece, eles saem da igreja. Temos que ir principalmente buscar a Salvação para a Vida eterna com Jesus.

Quando não se ve os "beneficios" de servir não se quer servir mais. Se dizemos  e pensamos que o Senhor não esta nos ouvindo, dizemos que o Senhor não é bom o bastante para nos satisfazer.

Deus não precisa de coisas humanas. 

"No mundo tereis aflicões, rejeições da propria familia". (Mateus 10.36) disse Jesus.

Jesus é o Principe da Paz. Somos afrontados o tempo todo pelo Diabo, somos atribulados em tudo. O Senhor viu a necessidade de se reunir onde se tivesse Paz.

A alegria maior para Davi era entrar no Santo dos Santos e estar com a Presença de Deus e ter Paz e refrigerio. Quando ele peca, ela diz: - não retire de mim o teu Espirito" . O Senhor o vivifica ele e devolve o Espirito e ele diz: 

Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.

Que possamos buscar a presença do Senhor, a face do Senhor! E a virtude do Senhor nos visitará. Devemos buscar o renovo em Cristo e não em personalidades humanas. Davi entrava no templo para falar com o Senhor e com o profeta Natan.

Temos que buscar sempre estar orando e falando com o Senhor. Mesmo tendo o Espirito Santo o Diabo vai tentar se levantar, porisso temos que buscar o refrigerio, a paz no lugar secreto do Altissimo, que eu pessoalmente penso que pode ser até nos nossos aposentos.

Fazem muitos anos que Davi morreu, mas hoje ele esta na Casa do Pai por toda a eternidade. O Senhor enxugará toda a lagrima, mas até lá vamos buscando a Sua Presença e seu refrigerio, o Reino de Deus, que como Jesus disse "já esta dentro de nós".

O Senhor cuida de nós. "Ele é o nosso Pastor e nada nos faltará!" (Salmo 23)

Deus abençõe a todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?