quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Nascido do Espirito



Por Francisco Mingates


Para ser cristão e fazer parte do Reino de Deus, tu deves nascer espiritualmente. Já nasceste fisicamente, ou seja, na “ carne”, mas ser um cristão significa nascer outra vez. Jesus disse a Nicodemos em João 3:3,6 "A não ser que um homem nasça de novo, não pode ver o Reino de Deus. O que é nascido da carne, é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito."

Podes não te aperceber, mas tu és um ser espiritual. Na realidade, tu não és um corpo, ou uma mente, mas sim um espírito. Tu és feito à imagem e semelhança de
Deus, e Deus é espírito. Olha para Génesis 1:26 "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança...".



João 4:24 diz "Deus é espírito: e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." Não diz que Deus é mente ou corpo; diz, “Deus é espírito”. Isto significa que tu és espírito, porque foste feito à imagem e semelhança de Deus.

Quando nasces de novo, o que tu és na realidade – o espírito do homem – nasce de novo. Em vez de estares espiritualmente morto e separado de Deus, agora tens a vida eterna e comunhão com Deus. João 3: 16-18 diz "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que Nele crê não pereça mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem nele crê não é julgado, o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigénito Filho de Deus."
Isto tudo tem lugar na esfera espiritual, não na esfera da alma (ou mental), muito menos na esfera física. Quando és nascido de novo, a tua mente e o teu corpo continuam a ser os mesmos, mas o teu espírito foi recriado. Paulo diz em 2 Coríntios 5:17 "E, assim se alguém está em Cristo nova criatura é; as coisas velhas já passaram; e eis que se fizeram novas."
É claro que todos os teus pensamentos antigos não passam instantaneamente, porque tu continuas a pensar nas mesmas coisas que pensavas antes de ser salvo. Se o teu pensamento era sobre problemas de dinheiro que tinhas antes de ser salvo, os teus pensamentos acerca disso continuam iguais. Se os teus pensamentos tinham a ver com beber uns copos no sábado à noite antes de seres salvo, tu continuas com esses mesmos pensamentos. Foi o teu espírito que foi recreado.

O teu corpo continua o mesmo, também. Se eras alto antes de seres salvo, continuas igual depois de seres salvo. É uma experiencia espiritual que muda completamente o espírito do homem da morte e da separação de Deus, para um espírito com vida, e com comunhão com Deus. Como crente nascido de novo, tu agora fazes parte da família de Deus e estás a caminho do céu. Tu agora és a justiça de Deus, e não há condenação na tua vida. Se nós, Cristãos, nos lembrássemos destas verdades espirituais, nós caminhávamos em vitória através das adversidades da vida desde o dia em que nascemos de novo. Contudo, temos uma alma e um corpo cheios de vícios e temos que lidar com eles.
A tua alma é a tua mente, as tuas emoções e a tua vontade. É aqui que o teu pensamento, raciocínio e imaginação tomam lugar e tu decides como reagir ou responder às circunstâncias da vida. Lembra-te, a tua alma não nasceu de novo. Nem o teu corpo. O teu corpo é a tua casa aqui na Terra.

Ainda que pensemos que o nosso espírito nasceu de novo e o Espírito Santo agora vive em nós, depressa bloqueamos aquilo que Ele nos diz.A chave para um Cristão bem sucedido está no facto da nossa mente estar em sintonia com aquilo que o Espírito Santo nos diz. Romanos 8:6,7 diz-nos "Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz." Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.

Podes pensar de duas maneiras: carnal ou espiritual. Tu tens a escolha de fazer segundo o que te diz a carne, ou segundo o que o espírito te diz. Carnal quer dizer “carne”, então, uma mente carnal é aquela que pensa em linha com o corpo ou o mundo. Se o teu corpo diz para não fazeres nada, se não fizeres mesmo nada, quer dizer que és um preguiçoso. Se o teu corpo disser para comeres bastante, acabas por ficar gordo. Até pode dizer para cometeres adultério! E se a tua cabeça vai por aquilo que o teu corpo diz, tu estarás metido em problemas todo o tempo, porque o teu corpo não está redimido. Romanos 8:23 diz "Igualmente gememos em nosso intímo, aguardando a adopção de filhos, a redenção do nosso corpo."

O deus deste mundo, Satanás, pode atacar a carne com toda a espécie de pensamentos negativos. Mas a tua mente é espiritual, não carnal, e tu não vais permitir que os ataques de Satanás te influenciem. Romanos 8:5,6 diz-nos "Porque os que se inclinam para a carne cogitam coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque  o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz."

Fonte: http://crcboanova.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?