quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Vida abundante I



Por Ruth Ferraz

"O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10:10).

     Esta frase do evangelho saiu diretamente da boca de Jesus. Mas quem é o ladrão? Quem poderia ser senão o inimigo: o diabo, Satanas.  A quem ache que este maligno não é real! Mas as Sagradas Escrituras na Biblia, se referem a ele. Desde o principio da criação, no Jardim do Eden, quando ele enganou Adão e Eva, ele tem tentado destruir a criação de Deus.
      "Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: -  Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro (o diabo) e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti." (Ez 28.11-15)

     "Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira" (Jo. 44.8). Por isso temos que resistir e fugir dele.

     Apesar de o Diabo ter enganado o primeiro casal no Eden, e tendo feito o pecado da desobediencia entrar no mundo, o Senhor Deus todo poderoso, estabeleceu o plano de Salvação para a humanidade, enviando o seu Filho Unigenito, Jesus Cristo, para nos redimir e fazer com que possamos reestabelecer a mesma comunhão! Temos Jesus como mediador da comunhão com o Pai. Precisamos estar na Palavra de Deus e pratica-la para nos tornarmos um com o Pai como Jesus se tornou.


    O que é "vida abundante"?  Vida abundante é saude perfeita, alegria de viver, paz, enfim, tudo de bom!  Sentimo-nos forte mesmo apesar de qualquer tribulação ou aflição que estejamos atrevassando na vida, pois Jesus já venceu tudo por nós. Ele diz em João 16.33 diz: "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo." Este vencer o mundo quer dizer: o Diabo já foi vencido, ele é um derrotado, e fica tentando nos destruir.  
     Mesmo se estamos doentes ou com algum problema temos que crer que o Senhor já venceu tudo por nós!
     Infelizmente as vezes, até sem querer damos brechas e ele tenta entrar na nossa vida e nos destruir, a nos e aos nossos! "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar"(1Pe 5.8).
Não dar brechas! Vigiar e orar!
   "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece". (Filipenses 4:13)
     Jesus venceu o mundo e esta assentado a direita do Pai e nos se cremos nele estamos assentados com Ele! Quando aceitamos a Ele como nosso Senhor e Salvador, e procuramos obedecer a Ele e a sua Palavra, somo enxertados na videira verdadeira:
   "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que , estando em mim, não der fruto, Ele o corta, e todo o que dá fruto, Ele limpa para que produza mais frutos ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado: Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim nem vós o podeis dar frutos, se não permanecerdes em Mim.
Eu sou a videira,vós os ramos. Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muitos frutos, porque sem mim nada podeis fazer" (
Jo 15: 1-5).


    Ele é a videira verdadeira e nós somos os ramos. Quem esta nEle recebe a sua Vida. É necessario dar frutos para não sermos cortados e lançados fora. Isto significa: levar a salvação a outras pessoas, fazer discipulos, gerar salvação.
     Ele levou sobre si na cruz toda a nossa enfermidade como esta escrito em Isaias 53.4 e 2 Pedro 2.24.
     Alguns pensam que vida abundante quer dizer ter abastancia material, mas isto não é verdade, pois uma pessoa pode ser pobre materialmente falando e ser rica espiritualmente. Na verdade, podemos todos nos considerar ricos, pois somos herdareiros do nosso Pai Celestial. Nos consideramos riquissimos. Depois há o perigo das riquezas como Jesus advertiu, pois quem se preocupa muito com dinheiro acaba se esquecendo de agradar a Deus. Não se pode servir a dois senhores, agradará a um ou a outro.

      "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Filipenses 4.6-7).
      Muitos até pregam sobre a Teologia da Prosperidade, dizendo que é necessario ter bens materiais para mostrar que somos abençoados! Já ouvimos até pastores dizerem no pulpito que é bom ter carro importado!  Em Filipenses 4.12 Paulo diz: "sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade."
      Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra" (Is. 1.17-18).
       Muitos adeptos da Teologia da Prosperidade usam este versiculo de Isaias isolamente, negligenciando os anteriores a ele.  E para se comer o melhor desta terra é necessario praticar o que esta nos versiculos anteriores a este, os quais dizem:
     "Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o melhor desta terra" ( Isaias 1.17-18). O melhor para se comer é a Palavra de Deus!
    Alguns pastores estam esquecendo de salientar mais a respeito do amor ao próximo do que a teologia da prosperidade! 

    "Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?  Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.  Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? (Mateus 6:25-30)
     Vida abundante é o Senhor reinando em nós, isto é, quando nós estamos em comunhão com Deus. Nós e o Pai podemos ser um, assim como Jesus era um com Ele!


Oração:
Querido e amado Jesus, nós o aceitamos como Senhor e Salvador!
Ajuda-nos  a estarmos na Tua Palavra e a cumpri-la em nossas vidas.
Obrigada pela Tua força e Teu sangue, que nos lava de todo mal.
Obrigada pelo seu sofrimento na cruz que foi suficiente para levar sobre si toda a nossa enfermidade, problemas, dificuldades, etc!
Você venceu! Nós vencemos com você também!
Amém
Bibliografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?