quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Esperar no Senhor!

Pôr-do-sol no lago - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu" (Eclesisaste 3.1)

Precisamos aprender a esperar  no Senhor e não andar ansiosos, como disse Jesus. Na prática, como demonstramos que "não nos preocupamos com nada"? Filipenses 4.6-7 nos diz:


"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus."
"Não se aflijam com nada; ao invés disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-Lhe suas respostas" (Fp 4.6).


     Um fruto do Espirito que nos ajuda a não ficarmos ansiosos é o do Auto-controle, pois com ele controlamos nossas emoções, nos pensamentos, o que falamos e como agimos em nossa vida.



    "Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre" (Salmos 125:1).
Podemos ter como exemplo de alguem que teve a fé suficiente de esperar no Senhor  na pessoa do Rei Davi, o autor dos Salmos. Mesmo Ele sendo o ungido, a mando do Senhor, para ser o novo rei de Israel, soube esperar o tempo de Deus para ocupar o trono de Israel. Mesmo o Rei Saul o perseguindo para mata-lo, com medo que dele ocupa-se o seu lugar, Davi respeitou a ele poupando a sua vida. Confiou no tempo do Senhor, a promessa iria se cumprir.


Deus havia decidido tirar o reino de Saul e entregar para Davi para isso enviou o Samuel para que o ungisse rei de Israel. Porém Davi não recebeu o reino de imediato, mas mesmo ungido para ser o rei teve que esperar o cumprimento da promessa de Deus, e teve que esperar alguns anos, esperou cerca de 18 anos. Davi soube esperar a promessa de Deus de que iria ser o Rei de Israel. E, nessa espera teve que suportar muitas circunstâncias difíceis, sobretudo, a perseguição de Saul, que por inveja demoníaca, queria matá-lo, por isto teve que fugir dele.

Saul matou até os sacerdotes do Senhor em represaria, por terem ajudado a Davi , passaram-se os anos até que Saul morreu, mesmo assim Davi não imediatamente coroado rei , pois se levantou oposição por parte de Abner, general de Saul. Este homem por sua própria conta pôs Isbosete, filho de Saul como rei, que reinou sobre Israel por dois anos. Tantas coisas negativas aconteceram que parecia que aquela unção para ser rei que Davi recebera por parte de Deus através de Samuel; jamais iria acontecer porem chegou a hora, o dia de Deus e aconteceu.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.  Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente"( Hebreus 11.1-3).

Além de Davi temos Abel, Enoque, Nóe, Abraão e tantos outros homens e mulheres nas Sagradas Escrituras e fora dela que conseguiram ter fé suficiente para agradar a Deus, crendo que Ele existia e era o galardoador: "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" ( Hebreus 11.6).

Se nós também queremos agradar e ve-lo alegre precisamos ter paciencia, para que depois de havermos feito a vontade dele possamos alcançar as promessa, como esta escrito em Hebreus 10.35.

"PORQUE AINDA MAIS UM POUQUINHO DE TEMPO E O QUE TIVER QUE VIR VIRÁ E NÃO TARDARÁ. MAS O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ: E SE ELE RECUAR, A MINHA ALMA NÃO TEM PRAZER NELE" (Hebreus 10.36-37).

A Biblia diz que aquele que desiste, recua, não esta apto para o reino, pois são aquelas sementes que cairam em cima das pedras e não cresceram: "Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus" (Lc 9,62).

Então, o que fazer para não ceder à tentação de olhar para trás?
Antes de mais nada, não podemos dar atenção ao egoísmo – coisa que pertence ao nosso passado: por exemplo, quando não queremos trabalhar como devemos, ou estudar com dedicação, ou rezar bem, ou aceitar com amor uma situação difícil e dolorosa, ou mesmo quando vem a vontade de falar mal de alguém, de não ter paciência com um outro, de vingar-se. A essas tentações devemos dizer não, até mesmo dez, vinte vezes por dia. Fazer tudo da melhor forma com dedicação.
Mas isso não basta. Com os "não", ninguém vai muito longe. É preciso sobretudo repetir os "sim" para aquilo que Deus quer, e aquilo que os irmãos e as irmãs esperam.


Chiara Lubick, fundadora do Movimento dos Focolares, num dos seus estudos da Palavra disse: "Portanto, sigamos sempre em frente, rumo à meta que nos espera, mantendo o olhar fixo em Jesus. Quanto mais nos enamorarmos Dele e experimentarmos a beleza do mundo novo ao qual Ele deu início, tanto mais aquilo que deixamos para trás perderá a sua atração. Que pela manhã possamos repetir, ao começar um novo dia: hoje quero viver melhor do que ontem! E experimentemos contar, de alguma forma, os atos de amor feitos a Deus e aos irmãos e às irmãs, se isso puder nos servir de incentivo. À noite sentiremos o coração pleno de felicidade".

É isto, meus irmãos, que possamos ter paciencia e esperar no Senhor, olhando sempre para Jesus, o autor e consumador da nossa fé.

Lembretes:
1. Os que confiam não se confundem
"Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa" (Salmo 25.3).

2. A Bíblia aconselha esperar em Deus
"Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos (Salmo 37.7).

3. Novas forças para os esperançosos
"Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão" (Isaias 40.31).

4. O favor divino para os que esperam
"Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera" (Isaias 64.4).

5. Esperando a salvação que vem de Deus
"Eu, porém, olharei para o Senhor; esperarei no Deus minha salvação; o meu Deus me ouvirá" (Miquéias 7.7).

 6. O esperar com fé
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem" (Hebreus 11.1).


Oração:
Amado Jesus,
Da-nos  a paciencia para esperar em Ti,
Sem recuar, sem olhar para trás.
Nos te amamos com todo o nosso coração, alma e poder!
Amém


Bibliografia:
http://www.ebdweb.com.br/2009/10/22/davi-e-o-tempo-de-deus-em-sua-vida-pr-alcione-alves-do-nascimento/
http://www.aigrejaquecresce.com/Artigos/Mensagens/tabid/79/articleType/ArticleView/articleId/974/Nao-andeis-Ansiosos.aspx
http://www.am.unisal.br/pastoral/vida-0604.asp


2 comentários:

  1. olá tudo bom!
    Gostaria de informações sobre yoga e kundalini.

    Agradeço se apagar este pois não encontrei seu email no perfil

    Grato!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-me também não encontrei o seu email! Vou responder aqui depois apago.
    Em toda a Biblia eu nunca vi escrito sobre yoga, muito menos sobre kundaline. Que possamos nos ater apenas no que a Palavra nos revela, coisas de ocultismo que execedem, creio que não seja a vontade do Senhor que nos aprofundemos.
    Já ouvi o missionario RR Soares falar que os exercicios de alongamento da yoga são bons, mas se forem feitos pensando em Jesus, pois qualquer coisa fora do Senhor é pecado! Eu concordo.
    Att.

    ResponderExcluir

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?