Tradução de Ruth Ferraz Byrnes
"Digo, porém: 'Andai em Espirito, e não cumprireis a conscupiscência da carne". (Gálatas 5.16)
Em Galatas
5.16 que "Andar no Espirito significa viver no Espirito ou viver pelo Espirito", e deveria ser assim que Cristãos deveriam viver: com a ajuda do Espirito.
1. Como viver pelo Espirito? Os cristãos
devem crer que o Espirito é com eles, tendo sido enviado por Deus em seus
corações.
Viver pelo Espirito também significa
“manter-se caminhando”. Enquanto um crente anda atraves da vida, ele deve depender
na habitação do Espirito Santo para guiar e para ter poder espiritual.
2. Em cada confrontação espiritual, o
crente deve direcionar-se para o Espirito que é, submetendo-se os seus proprios
desejos para aqueles do Espirito.
. Deve depender do Espirito para
ajudar, possibilitando lhe viver uma vida que agrada a Deus. O Espirito Santo
quer que dependamos dele. Quando um Cristão sinaliza para ser o Espirito
controla-lo, a promessa e que ele não não vai de modo algum satisfazer os
desejos da natureza pecaminosa. Assim, embora nenhum crente jamais será
inteiramente livre nesta vida dos maus
desejos que se originam na sua natureza humana caída, ele precisa seguir eles,
mas pode expereince vitória com a ajuda do Espírito.
4 . O crente deveria antecipar os efeitos da ajuda do
Espirito em sua vida diaria. O crente que “vive pelo Espirito“ não
deveria ter desejos fortes da carne, ou seja da natureza pecaminosa.
Galatas
4.6 diz “e porque vocês são filhos, Deus tem enviado o espirito de Seu Filho
para seus corações, clamando Abba Pai.
Cada
criança de Deus foi dada o Espirito Santo no momento em que ele foi adotado por
Deus. Abba em Aramaico é um domestico termo pelo qual o pai foi chamado em
afetiva intimidade da familia. Ele corresponde ou nosso “papai”.
O
Espirito tem dado-nos consciencia de que DEUS é nosso Pai.
Deus
o Pai enviou o Seu Filho e seu Espirito. Então a trindade toda é envolvida no
trabalho de salvação.
O
Espirito Santo é um presente, dom de Deus para cada crente, por causa da
filiação, do presente que o Pai da a seus filhos. O Espirito move o crente a
orar para Deus dirigir lhe como um Paizinho.
5.
A natureza humana (carne) e o Espirito
Santo lutam contra um contra o outro, que é, eles tem desejos e que são
contrarios aos anseios um ao outro. Paulo explica a necessidade para uma Vida,
mas a vida que é controlado e energizada
pelo Espirito. Esta explicação mostra e diz como cada Cristão tem duas
naturezas, uma pecadora recebida no nascimento, inerante a queda de Adão, e uma
nova natureza recebida na regeneração quando Cristãos tornam-se um participante, membro na Divina
Natureza. O homem-novo como o apostolo Paulo explica.
Ambas estas naturezas tem desejos, um de más ações e outro
para a Santidade. Eles estão em conflito um contra o outro e o resultado pode ser que eles mantenham o
crente fazendo o que ele de outra forma não faria. Em outras palavras o
Espirito Santo bloqueia, quando lhe é permitido fazer, os desejos mals da
carne. O cristão então então, esta no campo de batalha, tendo desejos para fazer
o bom e o mal. O que “não só não fazemos as coisas que nos queremos”. A carne procura frustrar o espírito que, em
execução tenta frustrar os maus desejos da carne.
6. O Cristão é guiado pelo Espirito,
quando sinaliza para Ele, afastar-se do mal dos
anseios da carne, colocando assim o pecado fora de sua vida diária. Paulo enfatiza que
uma vida com Deus não é vivida sob as regras da lei, mas é uma vida guiada pelo
Espirito. Agora esta era importante para
os Galatas saber que justificação não é possibel por trabalhos e santificação não pode ser encontrada por esforços humanos.
A palavra “guiar” indica voluntariamente submissão; o
crente decide por quem ele será guiado – se por sua carne ou pelo Espirito. O
Espirito – guia pessoalmente e não sob a
lei. Os Cristãos não precisam as restrições da lei porque sua vida moral é
governada pelo Espirito.
7.
Cristãos tem ainda a mesma natureza pecamisnos
que eles possuiam antes salvação, eles podem cair para os pecados que a
natureza humana produz, se eles não vivem por meio do espírito. Apostolo Paulo declara que o pecado da carne
é obvio, significa tanto, como alguns sugerem, que eles são publicos e não
podem ser escondidos, ou melhor, desde que alguns são pecados privados, que
eles originam com o natureza pecaminosa e não com a natureza habitada pelo
Espirito Santo. Por contrastar e comparar os trabalhos da carne com os frutos
do Espirito, o crente pode saber com o que ele esta andando se pelo Espirito ou
sendo controlado pela carne. Os pecados
listados são comunmente parecidos cair em quatro categorias. Primeiro,
tres pecados sexuais são mencionados.
Imoralidade sexual e comumente traduzida por “fornicação”. Desta palavra vem o termo “pornografia”.
Desaseio é impureza sexual. Lascivia é excesso. Imoralidade sexual refere a
qualquer ou todas as formas de relação secual ilicita. Impureza é um termo
referida para impureza moral em pensamento, palavra, e de fato (fornicação, e
todas impurezas, ou cobiça, não deixe
que estes que nomeamos estejam entre vocês, como requer aos Santos, conversas
tolas, imundície, falar gracejando, que
não convêm, mas antes ações de graças).
Libertinagem conota um aberta, sem
vergonha e descarada mostra destes males.
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