sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Só para lembrar...muito maior que a Festa!

Em virtude de estarmos nos aproximando do dia 25 de dezembro, dia este que muitos comemoram o “Natal”, deixo a todos os leitores um artigo que escrevi há alguns anos e que engrandece a pessoa de Jesus Cristo que é muito maior do que a festa, boa reflexão!

Jesus é maior do que a festa - Lucas 2:1-7

Por centenas de anos o povo de Israel esperou pelo Messias prometido. Ironicamente (pelas circunstâncias da época) Ele chegou sem ser percebido.[...]

A história bíblica nos relata que por ordem do Imperador Romano “César Augusto”, todas as pessoas (judeus) estavam obrigadas a voltar para sua terra natal para o recenseamento (censo).

A viagem de Nazaré a Belém é de aproximadamente 160 km.

As pessoas que ainda viviam nas suas cidades de origem, precisavam fazer os preparativos para a chegada dos seus familiares.

Por outro lado, a chegada de tantas pessoas era oportunidade para bons negócios. Pessoas queriam repor itens que se perderam na viagem, adquirir presentes para os seus anfitriões.

O resultado de tudo isso era um intenso movimento no comércio local. Com tantas preocupações em mente, como poderiam parar para pensar no tão esperado “Messias”?

Um acontecimento que se deu a mais de 2000 anos pode ser claramente repetido em nossos dias.

Uma festa a se preparar, parentes a esperar, o comércio agitado e atraente como o comércio de Belém. Mas e o Messias? Tem espaço em nossas lembranças? Ou em nossas celebrações?

Nossa vida é muito parecida com a vida daquelas pessoas do I século, parecida nas ocupações e nas responsabilidades em relação ao Estado. O que não podemos ignorar é o fato de que Jesus nasceu!

Qualquer que seja a nossa falha de não perceber Jesus, o prejuízo é nosso. Porque: “Na cidade de Davi (Belém) vos nasceu hoje o salvador que é o Cristo o Senhor” (Lc. 2:11) Belém – Casa do pão – Nasceu o pão da vida – Para a multidão Jesus disse: “Eu sou o pão da vida, aquele que vem a mim não terá fome e quem crê em mim nunca terá sede. (Jo. 6:35).

Nesses últimos dias do ano lembramos-nos daquele que é o Senhor o ano todo. “Jesus”.

Jesus com o seu nascimento vem cumprir o plano de amor de Deus para toda a humanidade.

Jo. 3:16 – “Porque deus amou o Mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça mas tenha a vida eterna.”

Jesus não faz parte do grupo dos maiorais deste mundo: fale se você quiser sobre Alexandre “o Grande”, Napoleão, Platão, Aristóteles, Jesus se encontra a parte deles. Jesus não é apenas grande, Ele é único, Jesus não disputa espaço com nenhuma personalidade da história, Ele está acima de tudo e de todos.

Alexandre “o Grande”, e Napoleão podem ter seus feitos colocados nos livros de história.

Platão e Aristóteles podem guardar sua ideologia nos livros de filosofia.

Mas Jesus a maior expressão do amor de Deus na Bíblia diz em Jo. 21:25 – “Que o mundo todo não poderia conter os livros que escrevessem, de tudo o que Ele fez.”

Jesus é tão importante que dividiu a história do Mundo em antes e depois Dele. E também deseja ser o divisor da nossa história.

Jo. 1:14 – “O verbo se fez carne”, transformou em ação, as palavras do grande mandamento – “Amar a Deus de todo o teu coração e ao teu próximo como a ti mesmo” – viveu essa verdade de forma abundante sem economia.

Amou a Deus (pai) e a humanidade nas mesmas proporções – amou o Pai obedecendo e aos homens se entregando.

Celebrar o seu nascimento se confunde com a celebração da sua morte e ressurreição – celebramos seu nascimento com mesma alegria que fazemos memória da sua morte.

Jesus foi grandioso no seu nascimento e grandioso na sua morte – Esse é Jesus aquele que tem um amor sem fim – essa expressão de amor mostra eficaz quando olhamos ao nosso redor e vemos tantos que foram alcançados por esse amor e tantos outros que serão alvos desse amor.

Só podemos dizer ao aniversariante, ainda que as palavras sejam inexpressíveis: Obrigado Senhor nos amar com um amor sem fim, que durará por toda eternidade.

Deus os abençoe!

Pb. Francisco de Aquino, membro da Igreja “O Brasil para Cristo” em Calmon Viana – Poá, professor do Instituto Bíblico O Brasil para Cristo (I.B.B.C.) em Suzano e Poá e do Curso de Capelania Evangélica do Seminário Interdenominacional Jorge Muller em Suzano
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?