O que você vê nesta figura? Duas faces, um vaso ou os dois?
Ruth Ferraz
Você quer saber porque o face-a-face é imensamente mais saudável do que o Facebook, que é perigoso e insano?
"O Facebook encoraja-nos a deixar nossa guarda baixa. Incentiva-nos a ter um comportamento que é uma antitese do ideal da modestia e simplicidade. O resultado é um desafortunado e insensivel para com a ideia de privacidade e dignidade interior. Há pessoas que podem ser um alto risco para as nossas crianças e nós mesmos. Quando nós temos algo especial e precioso, nós devemos preserva-lo e guarda-lo, não expondo-o. Nos colocamos cerca ou muros ao redor da nossa casa e guardamos nossas finas joías em local seguro. "Cercas" ajudam-nos a evitar a tentação". (1) (E. Braverman in Aish)
Como é que pais e mães podem expor tão facilmente fotos de suas crianças, em meio a milhares de pessoas que não se sabe totalmente quem são. Pode-se ter algum criminoso no meio das centenas ou milhares de pessoas que adicionamos que pode rastrear nossas vidas e até raptar nossas crianças! Principalmente no Brasil onde o indice de violencia é bastante elevado, precisamos tomar todo cuidado. Uma pessoa que eu conheço, que sempre gostou de ostentar suas riquezas, tem a pagina de perfil no Facebook e sua loja uma Facepage, com endereço e tudo!
Vocês acham que estamos exagerando, então vejam este fato: o adolescente que em 2012 praticou um tiroteio violento contra 20 crianças e 6 educadores na Escola Elementar Sandy Hook em Connecticut, EUA, tinha postado no Facebook avisando que ele faria o tiroteio na escola, mas ninguem deu atenção ao aviso!(7) (Lois Becket in The Guardian)
"O Facebook reconheceu que o uso das mídias sociais pode ser ruim para a saúde mental dos usuários, um sinal de que a empresa está sentindo a pressão de um crescente coro de críticas criando alarmes sobre o efeito da plataforma na sociedade. Pesquisadores da rede social admitiu em um blogpost sexta-feira que estudos descobriram que gastar tempo no Facebook "consumir informações passivamente" pode deixar as pessoas "se sentindo pior". (Sam Levim in The Guardian) Mas eles acrescentam com toda crueledade que: "usando mais o site pode ajudar". Me poupem FB! Ainda por cima, os donos do FB compartilham as informações dos membros, expondo usuarios a um bombardeio de propaganda especifica para cada um! Eles tem a informação de cada "curtir" e até do humor dos membros e enviam propagandas nos perfis baseado nas pesquisas para alcançar a "necessidade" de cada um em consumir produtos especificos." (Olivia Solon in The Guardian) Enquanto eles ficam cada vez mais ricos os usuarios mais fragmentado e dependentes.
"Nós podemos enfrentrar (face-a-face) tudo no PODER DE CRISTO que nos fortalece" (Filipenses 4.13). E não devemos expor nossos problemas e vida no Facebook, com o perigo de ficarmos mentalmente doentes, com dificiencia cognitva, dificuldade de raciocinar como um adulto com maturidade, por ficarmos viciados em algo que não é saudavel.
Estamos neste mundo para sermos sujeitos de uma transformação para melhor, e não vitimas de um mundo que jaz no Maligno! Seremos usados por perversos ou deixaremos a Luz do Cristo brilhar em nós, pura e cristalina, como o Cristo é?
Nós também, como muitos, gostamos de compartilhar imagens, artigos, posts, etc, e por isso nós temos nossos blogs, que nós incentivam a pesquisar para escrever artigos e usar a nossa criatividade, como estamos fazendo para escrever este artigo. Ter um blog é extremamente facil e é algo que sentimos estamos colaborando para trazer coisas boas para este mundo, sem esperar "curtis" ou comentarios. Apesar de que o Google também tem nossas pesquisas das buscas na internet, mas pelo menos eles não são tão agressivos e maleficos como o FB, mas é também preciso vigiar de não ficar muitas horas na net em geral, em detrimento de cuidar da nossa vida.
Facebook tem um não saudavel lado escuro que tem sido exposto, e cada vez mais e mais pessoas estam se conscientizando dos perigos da desta Midia Social ao lado de outras, como Instagram, Tweet e outros, mas dentro todos é de longe o pior. Como algo que no fundo é anti-social, como acomodar as pessoas a terem uma real socialização, pode ser chamado de Midia Social. "Observar como os relacionamentos de todos os outros se desdobraram diante dos meus olhos, e julgar meus próprios relacionamentos, comparando-os com outros, era incapacitante, mental e emocionalmente. Quem é mais gostado? Quem obtém mais "curtir", as mensagens dos posts e as respostas aos comentários sobre os tópicos de comentários? Por que as pessoas demoram tanto tempo para responder a mim, quando respondem claramente a outras pessoas? Por que meu número de amigos caiu?"(2) (D. Lifschutz in Aish)
Ver com tanta frequencia como as pessoas expoem seus lados escuros com tanta falta de vergonha, muitas vezes leva-nos a aceitar coisas erradas como "normais". Acabamos nos tornando frios também, contaminados com tanta frieza.
No topo de perder a privacidade ainda temos inumeras pressões psicologicas e morais a que nós expomos todos os dias no FB, tais como:
- A síndrome do "o que eles pensam de mim" não é o único problema. Havia o sentimento constante de pisar na água e não se mantendo à tona (afogar-se):
- como acompanhar o número irresistivel de interações, atualizações de status, aniversários, eventos ...
- eu estava prestando atenção suficiente ao x (pessoa tal)? Ou: recebi poucos ou nenhum parabens no meu proprio aniversário!
- Quantos aniversários eu perdi?
- Eu esqueci de responder a mensagem de y?
- Eu ofendi z ao não mencioná-lo em uma postagem?
- Ou com uma resposta rude a sua piada?
- tal pessoa me deletou ou eu deletei a outra!
- horas perdidas: postando, reagindo, bisbilhotando a vida dos outros, etc;
- Tudo isso, sem expressões faciais e inflexões vocais para avaliar a resposta da outra pessoa, algo que podemos chamar de "desconexão das emoções humanas".
- adição a onda de adulações das reações e comentarios aos post: "Linda", "Maravilhosa", "você é incrivel", etc. Se você faz um comentario mais lógico e sincero, tipo: não concordo por isso, você corre o risco de ser bloqueado ou rejeitado.
- aumento excessivo do sentimento de inveja e ciúmes, causado por fotos, comentarios de amigos e familiares, que simplesmente optaram por nos excluir ou ser totalmente indiferente, sem ter a minima empatia de que poderiam nos ofender com suas postagens.
- infelizmente, até divorcios tem sido provados por amizades no Facebook! Pessoas casadas, comprometidas com seus parceiros, após reencontrar antigos amorores do passado, resolveram se separar para viver um romance.
- observar um objeto virtualmente em foto ou tela, não será nunca a mesma coisa que observar um objeto ou pessoa, pessoalmente em tres dimensões ao vivo na vida real, o que proporciona ao cerebro a possibilidade de desenvolver muitos mais habilidades, proficiencias e destrezas, do que ver uma coisa "chapada" na tela do computador.
Na Austria uma Corte disse algum tempo atrás que eles não tem autoridade para ouvir o processo criado por 25.000 pessoas que disseram que o FB ilegalmente coleciona a "data" ou arquivo dos usuarios, quer dizer ainda que deletemos definitivamente nossas perfils no FB eles tem o direito de ficar com nossos arquivos de perfis!(Pasme).(4) Melhor seria ao inves de pedir para o FB deletar nosso perfil, nós façamos isto pessoalmente, deletando um por um dos nossos artigos mais importantes, como fotos e informações pessoais. Faremos isto, deixaremos apenas posts sem comprometimento da nossa privado. O dono do FB não ficará ainda mais bilhionario com nossas informações.
O Facebook tem trabalhado incansavelmente para coletar tantos dados sobre os usuários quanto possível - e para lucrar com isso. Isto esta provado com evidencia no escandalo no qual o FB deixou escapar milhares destas informações e não avisou os usuarios que tiveram suas informações pessoais repassados. Veja estes artigos sobre isto, esta em ingles, mas se você se interessar você pode usar o traduzir o Google para traduzir para o Portugues:
- A saga do Cambridge Analytica é um escândalo da criação do próprio Facebook
- Escândalo no Facebook: estou sendo usado como bode expiatório - acadêmico que extraiu dados
- Facebook: Os arquivos Cambridge Analytica O co-fundador do WhatsApp entra em contato com o #DeleteFacebook enquanto a precipitação se intensifica
- Alexander Nix, CEO da Cambridge Analytica, suspendeu após escândalo nos dados
"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos". (Oséias 4.6)
O povo no Antigo Testamento praticava idolatria indo a montanhas oferecer sacrificios à deuses ou idolos de barro, e nós hoje muitas vezes praticamos idolatria na internet, uma vez que esta é tudo o que se coloca antes de Deus. Hoje, necessariamente, não precisamos ir as montanhas para venerar deuses, é só ligar o computador e ficar algum tempo dando atenção e louvou a idolos modernos como: Facebook, celebridades, amigos, e até familia, enquanto não damos um minuto, meia ou, o que se dirá de uma hora inteira de oração e louvor ao Senhor! Ficamos as vezes mais horas na internet, no Facebook ou o que seja, do que ficamos na presença de Deus, orando, meditanto, buscando FACE DO SENHOR!
Pensamos que o Facebook é de graça, mas não é! Pagamos com nossa privacidade e segurança sendo perdidas e nossa saude emocional e mental sendo abalada. E até com a possibilidade de abalhar nosso casamento e amizades reais? Não vale a pena.
"Greenfield, uma pesquisadora, acredita que os cientistas ainda não analisaram o amplo impacto cultural e psicológico das amizades na tela via Facebook, Instagram, Twitter e outros. Ela disse à Câmara dos Lordes que as experiências das crianças em sites de redes sociais "são desprovidas de narrativa coesiva e significado a longo prazo. Como conseqüência, a mente do meio do século XXI pode quase ser infantilizada, caracterizada por curtos períodos de atenção, sensacionalismo, incapacidade de empatia e sensação de identidade instável ".(3) E isto certamente tem coloborado para a profecia do proprio Jesus Cristo, de que no final dos tempos o amor se esfriaria. Algumas pessoas tem se tornado realmente um pedra de gelo, indiferentes.
Por experiencia própria notamos que a maioria dos da geração que nasceu nos anos 90 e 2000, com constante acesso à Internet e Redes Sociais, e mesmo nós mais velhos, adquirem uma frieza e falta de empatia muito grande nas relações. O que será desta geração que nasceu depois dos anos de 2010, vendo toda a pervercidade deste mundo Maligno se desenrolar facilmente diante de seus olhos sem nenhuma censura. Cremos que estamos vivendo no Final dos Tempos, os quais o Evangelho tanto fala. Cremos que o final não passará desta geração, que tem se perdido tão facilmente em relação as anteriores, que tinham mais principios e limites a serem respeitados e era exigido mais que respeitassem.
As vezes as pessoas tem 1.000, 2.000, até 5.000 amigos no FB, só para mostrar, mas na verdade não interagem nem com 10% deles e quando fazem é com frieza. Se não se esta feliz com a amizade, simplesmente se bloqueia ou deleta, ou se é totalmente indiferente. Nem precisa se ter tantos amigos talvez, 30 ou 100 sejam suficiente para exorcebar nosso lado doentio.
Em contraste com a dependência e adição ao Facebook quando nós libertamos temos:
- A oportunidade de ouvir a voz da nossa alma em silencio, calma, sem a necessidade de reagir constantemente; de comparar, ver a alma despretensiosa, aberta, expansiva e disposta a ver todos os lados da história. Libertar-se do Facebook, ajuda-nos a fazer a diferença e ser bom pela própria causa em si, sem a necessidade de "aparecer". Não exige que outros se comportem ou reajam de uma certa maneira, e não precisa de condições específicas para ser feliz. Está satisfeito com o que é, sim, grande satisfação e gratidão por se ter paz, independentemente das circunstâncias externas. Se tem vontade de mudar as coisas para melhor, faz isso, sabendo que é um co-criador de sua própria vida, um parceiro com Deus e não do que as Midias Sociais e Internet propõem. Passamos a ser menos narcisistas, ao não expor tanto a nosso figura em fotos e posts, perdemos a necessidade constante de se expor ao extremo, dizendo até detalhes da vida privada. E assim que nos sentimos depois que, com muita dificuldade conseguimos começar a desativar nossa conta do Facebook, mas ainda assim com alguma frequencia, na começo maior, tinhamos a necessidade de ativar temporariamente e ir "visitar" nossos amigos e familia no FB, ainda que anonimos.
Então concluimos que realmente a dependencia do FB chega realmente a ser doentia e não saudável. Porisso estamos nos preparando para deletar nossa conta definitivamente, no momento esta só desativada, mas ainda sentimos que perderemos o contato total com os "amigos facers". Mas amigos que são amigos não dependem de uma rede social para se comunicar, uma vez que se tem emails, telefones, endereços para correspondencias, etc. Podemos visita-los pessoalmente! Temos um irmão de sangue, que é totalmente "avesso" às tecnologias, e como ele não usa a internet e moramos em paises diferentes, nós nos comunicamos por carta! É tão bom escrever e receber cartas a moda antiga, ao invés de usar apenas o email, WhatsApp ou outro meio eletronico.
É mesmo incrivel como este meio de socialiacizão e comercio, tem tentado e esta sendo usado até pelo povo Amish que até não há muito tempo atras preferiam viver totalmente fora das ferramentas sociais deste mundo como: cartãos de credito, carros, etc. Chega a ser interessante até ver perfis de familias Amish, suas fotos, suas fé, suas vidas, etc! Eles que preferiam usar apenas "dinheiro vivo" ao inves do cartão e carrochinhas puxadas a cavalos, foram seduzidos pelo FB!
Até o povo Judeu conhecido como o "povo do Livro" (Biblia) há quase uma decada tem sido mais conhecidos como muito amigos do FB, principalmente depois que o presidente Israelita, Shimon Peres, teve uma grande reação quando lançou sua própia pagina no Facebook com a mensagem: "Nós costumavamos ser as pessoas do livro (a Biblia). Agora nós somos as pessoas do Facebook".
Este quadro é a melhor mostra:
Sim, possamos nós procurar a Face de Deus, olhando e lendo a Biblia! Não perdendo muitas horas de nossas vidas com posts que não levam a nos edificar, mas nós deixar dependentes de algo que não é saudavel. Buscar a face de Deus em primeiro lugar e segunda a amar ao proximo, buscar o face a face, sempre que possivel, se não for pelo menos orar pelos outros, ajuda muito, a nós mesmo e a eles.
E por falar em Biblia, ela enfatiza que devemos viver em modestia, aquela qualidade que é uma atitude, quando conversamos, andamos, e nos conduzimos. Ela é um senso de dignidade intrinseco e um foco na nossa vida interior com Deus. Ela significa que não estou a procura de honra, ou bajulações, não estou querendo chamar a atenção para mim mesmo. E então vem o Facebook e encoraja exatamente o oposto.
Desfrutar de uma vida real e para lá de melhor do que uma vida virtual. Respirar o ar do lado de fora, se expor aos raios solares, apreciar uma planta, uma criança ou seja lá o que for na vida real e muitissimo mais saudavel do que perder a privacidade e se expor constantemente ou as vezes a ter que ter reações toda hora. Ter uma relação face-a-face com um amigo ou buscar diretamente a face de Deus, atraves de oração e meditação na sua Palavra é muito mais edificante.
Ainda que se tenha uma conta, um perfil e não se visita, colaboramos para esta febre chamada FB. Quantas vezes eu encontrei no FB amigos e pessoas que conheci no passado tentei entrar em contado com eles mas não obtive resposta! Fiquei sem saber ao certo se eles estavam me rejeitando ou simplesmente não usam o perfil que tem. Ainda que alguns velhos amigos e conhecidos e até familiares tenham nos adicionado, a amizade virtual não tem a mesma intensidade que tinha no passado, tornando uma relação fria e distante, morta, o que cria ainda mais desconforto e frustação. Seria melhor não ter. Então compreendemos que o passado e o futuro pertencem a Deus, e só Ele pode trabalhar em relações que por algum motivo foram quebradas e não o Facebook.
Quando amigos e conhecidos que estavam namorando ou casados e se separam e simplesmente deletaram a outra parte, como se fosse tão simples apagar as lembranças um relação afetiva, e ainda que fosse, estariamos nós tornando tando robotizados e frios como o FB o é de fato. O Facebook torna as pessoas frias e cruéis.
Pelo menos podemos "dar um tempo" desta insano vicio", desativando temporiamente a conta do Facebook. Vá em Configurações, Gerencie Sua Conta e no final do texto há a opção Desativar Sua Conta. Terás um grande alivio e paz. Resista o quanto possivel em voltar, e se voltar cuidado para não cair em tentação de ficar novamente. Melhor seria não se expor a esta tentação nunca mais.
Com a graça é a misecorida conseguimos após escrever este artigo deletar definitivamento nossa conta no FB, mas em tempo compreendemos que o FB ficaria com nossa "data" (informações), então primeiramente deletaremos todas as nossas informações que comprometam a nossa privacidade. Indo em Configurações, Gerenciar Conta, no final dos paragrafos tem um item Download copia do seu Facebook data e vá para o link: https://www.facebook.com/help/delete_account, e clique em "Delete Minha Conta", então siga os passos para confirmar.
Um ex-executivo do Facebook, Chamath Palihapitiva, disse que sente uma "tremenda culpa" por seu trabalho em "ferramentas que destroem o rede social de como a sociedade funciona", juntando-se a um crescente coro de críticas ao gigante das redes sociais. Ela, que foi vice-presidente do crescimento de usuários no Facebook, antes de deixar a empresa em 2011, disse: "Os laços de feedback, ou seja resposta, de curto prazo e como a dopamina que criamos e estão destruindo a forma como a sociedade funciona. Nenhum discurso civil, nenhuma cooperação, desinformação, mentiras". - Você sabia que o botão CURTIR, funciona como dopamina, tornando-o viciado? Então veja só: "Ele explicou que, quando o Facebook foi desenvolvido, o objetivo era de: - "Como consumir o máximo de seu tempo e atenção consciente possível?" Foi essa mentalidade que levou à criação de recursos como o botão "curtir" que daria os usuários "um pouco do sucesso da dopamina" para encorajá-los a carregar mais conteúdo". (6) (Olivia Solon in The Guardian) Dopamina é um droga que vicia! E assim as pessoas vão ficando viciadas ao FB, principalmente pelo botão "curtir", querendo despender mais e mais tempo, ficando dependente desta maligna rede.
E ainda Chamath continua a dizer: "Este é um problema global. Está corroendo os principais fundamentos de como as pessoas se comportam entre si ".
O ex-presidente do Facebook, Sean Parker: diz que site foi criado para explorar a "vulnerabilidade" da psicologia humana.
Os comentários de Palihapitiva no mês passado foram feitos um dia depois que o presidente fundador do Facebook, Sean Parker, criticou a maneira como a empresa "faz para explorar uma vulnerabilidade na psicologia humana" criando um "loop de feedback de validação social", ele disse isto durante uma entrevista em um evento em Axios .(5) (Julie Carrie in The Guardian)
Que possamos encarar nossos problemas e não "Facebook" eles, isto expo-los no FB! Ao invés de expormos nossas vidas, privacidade e problemas, possamos entrar no nosso secreto, fechar a porta e orar.
Por favor, agora desligem os seus computadores e deem uma pausa para orar, para respirar ar fresco e sentir a vida real, face-a-face, buscando a Face de Deus.
Bibliografia:
1 - http://www.aish.com/f/mom/Facebook-Overexposure.html?s=srcon
2 - http://www.aish.com/sp/pg/My_Facebook_Hiatus.html
3 - https://www.theguardian.com/uk/2009/feb/24/social-networking-site-changing-childrens-brains
4 - http://www.telegraph.co.uk/technology/0/permanently-delete-facebook-account/
5 - https://www.theguardian.com/technology/2017/dec/11/facebook-former-executive-ripping-society-apart
6 - https://www.theguardian.com/technology/2017/nov/09/facebook-sean-parker-vulnerability-brain-psychology
7 - https://www.theguardian.com/us-news/2017/dec/13/newtown-sandy-hook-shooting-victims-five-years-later