terça-feira, 8 de abril de 2014

Cristãos formam escudo humano em torno da igreja em "Jerusalém da China" após ameaça de demolição

 Os cristãos se reuniram para defender uma igreja no leste da China, depois que autoridades do Partido Comunista afirmou que era uma "construção ilegal" e anunciou planos para demoli-la

Milhares de cristãos chineses têm montado uma extraordinária defesa,-volta do relógio de uma igreja em uma cidade conhecida como a "Jerusalém do Oriente"
Milhares de cristãos chineses montaram uma defesa extraordinária de uma igreja em uma cidade conhecida como a "Jerusalém do Oriente"  

Milhares de cristãos chineses têm montado uma extraordinária defesa,- volta do relógio de uma igreja em uma cidade conhecida como a "Jerusalém do Oriente", depois que autoridades do Partido Comunista ameaçou arrasar o seu lugar de culto. 
 
Em um episódio que sublinha a fricção feroz e de longa data entre a China oficialmente ateu Partido Comunista e do seu rápido crescimento congregação cristã, os crentes na Bíblia que transportam esta semana se reuniram para a igreja Sanjiang em Wenzhou na esperança de protegê-lo dos tratores. 
 
A guarda de 24 horas começou no início desta semana, quando um aviso de demolição foi rebocada para a igreja recém-construída, que adoradores dizem custar cerca de 30 milhões de yuans (£ 2.910.000) e quase seis anos para construir. 
 
Funcionários afirmaram a igreja tinha sido construída ilegalmente e usado tinta vermelha para rebocam as palavras: "destruir" e "construção ilegal" para a sua fachada imponente. 
 
A ameaça provocou uma reação furiosa em Wenzhou, uma cidade portuária em expansão conhecida pela sua vibrante comunidade cristã, que dizem ser o maior da China.     

Centenas de pessoas, incluindo idosos e, em alguns casos, as mulheres com deficiência, já ocuparam a igreja para impedir que as equipes de demolição se movendo dentro 
 
"Existem pessoas ruins lá fora, tentando prejudicar a nossa igreja por isso devemos defendê-la", disse Li Jingliu, um 56 anos de idade, ex-operário que foi dormir em um de seus escritórios de volta desde quarta-feira. 
 
"Eu vim aqui hoje para mostrar o meu apoio. Uma igreja é um lugar sagrado e todos nós somos irmãos e irmãs." disse Jin Yufu, 55 anos, da comunidade vizinha de Wenling. "O Cristianismo fez uma grande contribuição para a sociedade de muitas maneiras. Graças à Igreja, não fumar, jogar ou beber. Cristãos são pessoas boas."

Wenzhou, uma cidade costeira rica cerca de 230 quilômetros ao sul de Xangai, na província de Zhejiang, tem cerca de sete milhões de habitantes. Os cristãos locais dizem que mais de 15 por cento deles são freqüentadores da igreja, a maioria protestante.  
 
Cruzes e espirais vermelhas ainda enfeitam o horizonte de uma cidade onde os missionários britânicos, incluindo George Stott, estabelecer igrejas no final do século 19.
Wenzhou de subterrâneos "casa" igrejas - aqueles dispostos a cumprir as regras do Partido Comunista - têm sido submetidos a repressão esporádicos, como uma em 2000, que viu centenas de igrejas e templos demolidas em toda província de Zhejiang. 
 
Entretanto, a igreja Sanjiang faz parte dos Três - Auto Movimento Patriótico, China oficialmente sancionada e igreja protestante controlada pelo governo, fazendo desta semana impasse altamente incomum. 
 

 
Paroquianos acreditam que sua igreja foi alvo após Xia Baolong, o chefe do partido provincial, visitou a região e não se impressionou com a proeminência de uma igreja construída para abrigar milhares de adoradores. 
 
"Seu comportamento é ilegal. Ele abusou de seu poder. A construção da Igreja não é contra a lei ", disse Wang Jianfeng, um homem de 47 anos de idade, de uma congregação vizinha que estava entre as centenas de pessoas se reuniram nos degraus na sexta-feira, em uma demonstração de força. 
 
Wen Xiaowu, outro visitante, disse ele acredita o presidente da China seria "descontentes" com seus colegas comunistas na província de Zhejiang. 
 
"Xi Jinping disse que a sociedade deve ser harmonioso. Ele é muito mente aberta sobre os discípulos da igreja cristã".

Resistência de Sanjiang foi organizado com precisão quase militar. Uma cozinha improvisada atrás do altar fornece arroz, carne de porco e fígado frito com alho-poró para aqueles que ocupam a igreja, enquanto as mulheres distribuir garrafas de água e satsumas na entrada. 
 
Durante o dia, os cristãos de todo o província promoveram um multirãoao redor da igreja, com agentes de segurança à paisana misturando-se entre elas, tirando fotos e escutas. À noite, centenas de fiéis se revezar para manter o relógio, pegar algumas horas de sono em bancos de madeira apertados entre os turnos. 
 
Ele Hongying, um membro de 81 anos de idade, da resistência, disse que iria ficar por quanto tempo for necessário . "Eu dormi aqui ontem à noite e eu vou fazer o mesmo outra vez esta noite. Nós puxamos dois bancos juntos então foi tudo bem. Sentimo-nos em paz e sem medo quando estamos com o nosso Deus."

A disputa sobre Sanjiang sublinhou as dificuldades em curso enfrentando crescente comunidade cristã da China. Em 1949, quando o Partido Comunista tomou o poder, ele se vangloriou ao redor de um milhão de membros. Hoje, não são pensados ​​para ser mais cristãos chineses do que membros do Partido Comunista, com até 100 milhões de fiéis do continente, de acordo com algumas estimativas. 
 
A vida melhorou desde os tempos de Mao Tse-tung, que via a religião como "veneno" e presidido a Revolução Cultural décadas de quando as igrejas foram saqueados e queimados. 
 
No entanto, os ativistas dizem que, embora a Constituição garante a liberdade de religião, Pequim ainda mantém um controlo apertado sobre o que muitos líderes ver como um desafio potencial à sua autoridade.  
 
Membros da congregação de Sanjiang disse que, de acordo com a lei chinesa, eles só foram autorizados a adoração aos domingos. Pregadores eram obrigados a evitar politicamente sensitivos tópicos.
 
Durante uma visita à China no mês passado, Michelle Obama, a primeira-dama dos EUA, insinuada preocupações sobre a liberdade religiosa aqui, dizendo a uma audiência: "Quando se trata de expressar-se livremente, e adorando como você escolher, e ter livre acesso à informação -. acreditamos que esses são direitos universais, que são o direito inato de cada pessoa neste planeta ".


Uma mulher que se apresentou como um representante do governo local rejeitou as alegações do Partido Comunista estava perseguindo os cristãos locais.  " Eles podem acreditar. Este é livre. Nós não podemos controlá-las ", disse a mulher, que deu seu nome como Zhang Biyao. 
 
Ms Zhang disse que a igreja tinha sido construída ilegalmente e era estruturalmente instável. O governo queria proteger a "segurança das pessoas", afirmou.
congregação de Sanjiang não estava convencido. 
 
Yang Zhumei, 74, disse que ela tinha pedido a funcionários a deixar sua igreja sozinha.
"Eu segurei suas mãos e disse:" Camaradas, não tome para baixo a nossa cruz. Eu posso lhe dar a minha cabeça em seu lugar. "


"Mesmo que eles tomam minha cabeça, eu ainda posso encontrar a felicidade com Deus", ela gritou.  

Jingliu Li, que perdeu o braço direito de um acidente industrial e tem sido um membro da igreja há 34 anos , disse que não permitiria que o seu lugar de adoração a ser danificado. "Vou guardar a igreja até o fim, sem temer dificuldades ou morte", disse ela. "Deus punirá aqueles que tentam derrubar a cruz."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?