quarta-feira, 29 de maio de 2013

Como os judeus se espalharam por mais de 100 países e ainda conseguiram manter vivos valores e tradições.


 

 
Os judeus são o único povo que nasceu com o dever divino de habitar uma região do planeta: Canaã (Israel). No entanto, ao longo de seus 4 mil anos de história, eles se tornaram a nação mais cosmopolita do mundo. As comunidades judaicas hoje se espalham em mais de 100 países – do México à Inglaterra, do Cazaquistão à África do Sul, de Cuba ao Japão. Com exceção de Israel, os judeus têm vivido como minorias em todos esses lugares.

“A história judaica é marcada por sucessivas dispersões e diásporas dentro de diásporas”, diz Luis S. Krausz, professor de Literatura Hebraica e Judaica na Universidade de São Paulo (USP). “Essa história começa com a destruição do Templo de Salomão pelo rei Nabucodonosor, no século 6 a.C., quando os judeus foram levados ao cativeiro na Babilônia. E continua até o século 20, com a dispersão e o genocídio dos judeus da Europa.”

domingo, 26 de maio de 2013

“Que tem a palha com o trigo?”


 
 
 Por Pr. João Neres
 

“O profeta que teve um sonho, que conte o sonho; e aquele em quem está a minha palavra, que fale a minha palavra, com verdade. Que tem a palha com o trigo? —diz o SENHOR. Não é a minha palavra como fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a penha?.” (Jr 23:28,29 )
 
    O Trigo é o cereal usado para fazer o pão enquanto a palha é a capa dos cereais que é retirada deles quando são debulhados. O trigo era cultivado na Mesopotâmia (Gn 30.14). O Egito era afamado pela produção de trigo. (E. 9.32 / At 27.6,38) Era um dos grandes recursos da terra prometida (Dt 8.8) Os israelitas traziam as primícias do trigo ao Senhor. (Nm 18.12). A irmã Rute colhia trigo quando encontrou o seu amado (Rt .23). O irmão Gideão malhava trigo quando o Senhor o separa para livrar Israel dos Midianitas (Jz 6.11). Jesus disse ao nosso irmão Pedro que Satanás queria peneira-lo como trigo (Lc 22.31).  O trigo representa o alimento espiritual, representa o pão da vida, Simboliza o cristão verdadeiro separado do joio e nesta passagem de Jeremias, representa a Palavra da verdade que é “Fogo e martelo que esmuiça a penha”.
O livro de Jó compara o ímpio como a palha que é levada pelo vento (Jó 21.18). A palha simboliza as obras mal feitas no reino de Deus (1 Co 3.12) Nesta passagem de Jeremias, a palha representa a palavra do homem em contraste à Palavra de Deus. Aponta para as palavras dos profetas falsos que diziam “Sonhei, Sonhei” e profetizavam o “Engano dos seus corações” (Jr 23.25,26).

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?