quarta-feira, 19 de outubro de 2016

ANDANDO NO ESPIRITO


Tradução de Ruth Ferraz Byrnes


 "Digo, porém: 'Andai em Espirito, e não cumprireis a conscupiscência da carne". (Gálatas 5.16)


Em Galatas 5.16  que "Andar no Espirito significa viver no Espirito ou viver pelo Espirito", e deveria ser assim que  Cristãos deveriam viver:  com a ajuda do Espirito.

1.  Como viver pelo Espirito? Os cristãos devem crer que o Espirito é com eles, tendo sido enviado por Deus em seus corações.

Viver pelo Espirito também significa “manter-se caminhando”. Enquanto um crente anda atraves da vida, ele deve depender na habitação do Espirito Santo para guiar e para ter poder espiritual.

2.   Em cada confrontação espiritual, o crente deve direcionar-se para o Espirito que é, submetendo-se os seus proprios desejos para aqueles do Espirito. 

  . Deve depender do Espirito para ajudar, possibilitando lhe viver uma vida que agrada a Deus. O Espirito Santo quer que dependamos dele. Quando um Cristão sinaliza para ser o Espirito controla-lo, a promessa e que ele não não vai de modo algum satisfazer os desejos da natureza pecaminosa. Assim, embora nenhum crente jamais será inteiramente livre nesta vida  dos maus desejos que se originam na sua natureza humana caída, ele precisa seguir eles, mas pode expereince vitória com a ajuda do Espírito. 

4 .   O crente deveria antecipar os efeitos da ajuda do Espirito  em sua vida diaria. O crente que “vive pelo Espirito“ não deveria ter desejos fortes da carne, ou seja da natureza pecaminosa.
Galatas 4.6 diz “e porque vocês são filhos, Deus tem enviado o espirito de Seu Filho para seus corações,  clamando Abba Pai.
Cada criança de Deus foi dada o Espirito Santo no momento em que ele foi adotado por Deus. Abba em Aramaico é um domestico termo pelo qual o pai foi chamado em afetiva intimidade da familia.  Ele corresponde ou nosso “papai”.
O Espirito tem dado-nos consciencia de que DEUS é nosso Pai.
Deus o Pai enviou o Seu Filho e seu Espirito. Então a trindade toda é envolvida no trabalho de salvação.
O Espirito Santo é um presente, dom de Deus para cada crente, por causa da filiação, do presente que o Pai da a seus filhos. O Espirito move o crente a orar para Deus dirigir lhe como um Paizinho.

5.        A natureza humana (carne) e o Espirito Santo lutam contra um contra o outro, que é, eles tem desejos e que são contrarios aos anseios um ao outro. Paulo explica a necessidade para uma Vida, mas a vida que é controlado e energizada  pelo Espirito. Esta explicação mostra e diz como cada Cristão tem duas naturezas, uma pecadora recebida no nascimento, inerante a queda de Adão, e uma nova natureza recebida na regeneração quando Cristãos  tornam-se um participante, membro na Divina Natureza. O homem-novo como o apostolo Paulo explica.

Ambas estas naturezas tem desejos, um de más ações e outro para a Santidade. Eles estão em conflito um contra o outro  e o resultado pode ser que eles mantenham o crente fazendo o que ele de outra forma não faria. Em outras palavras o Espirito Santo bloqueia, quando lhe é permitido fazer, os desejos mals da carne. O cristão então então, esta no campo de batalha, tendo desejos para fazer o bom e o mal. O que “não só não fazemos as coisas que nos queremos”.  A carne procura frustrar o espírito que, em execução tenta frustrar os maus desejos da carne.

6.    O Cristão é guiado pelo Espirito, quando sinaliza para Ele, afastar-se do mal dos  anseios da carne, colocando assim o pecado  fora de sua vida diária. Paulo enfatiza que uma vida com Deus não é vivida sob as regras da lei, mas é uma vida guiada pelo Espirito.  Agora esta era importante para os Galatas saber que justificação não é possibel por trabalhos  e santificação não pode ser  encontrada por esforços humanos.

A palavra “guiar” indica voluntariamente submissão; o crente decide por quem ele será guiado – se por sua carne ou pelo Espirito. O Espirito – guia pessoalmente  e não sob a lei. Os Cristãos não precisam as restrições da lei porque sua vida moral é governada pelo Espirito.

7.       Cristãos tem ainda a mesma natureza pecamisnos que eles possuiam antes salvação, eles podem cair para os pecados que a natureza humana produz, se eles não vivem por meio do espírito.  Apostolo Paulo declara que o pecado da carne é obvio, significa tanto, como alguns sugerem, que eles são publicos e não podem ser escondidos, ou melhor, desde que alguns são pecados privados, que eles originam com o natureza pecaminosa e não com a natureza habitada pelo Espirito Santo. Por contrastar e comparar os trabalhos da carne com os frutos do Espirito, o crente pode saber com o que ele esta andando se pelo Espirito ou sendo controlado pela carne.  Os pecados listados são comunmente parecidos cair em quatro categorias. Primeiro, tres  pecados sexuais são mencionados. Imoralidade sexual e comumente traduzida por “fornicação”.  Desta palavra vem o termo “pornografia”. Desaseio é impureza sexual. Lascivia é excesso. Imoralidade sexual refere a qualquer ou todas as formas de relação secual ilicita. Impureza é um termo referida para impureza moral em pensamento, palavra, e de fato (fornicação, e todas impurezas, ou cobiça,  não deixe que estes que nomeamos estejam entre vocês, como requer aos Santos, conversas tolas, imundície,  falar gracejando, que não convêm, mas antes ações de graças).

Libertinagem conota um aberta, sem vergonha e descarada mostra destes males.