"...quem vive e crê em mim, nunca morrerá"(Jo 11.25-26).
segunda-feira, 4 de junho de 2012
Babilônia Está Caindo
“Então ( o anjo) exclamou com potente voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda…” (Apocalipse 18:2).
Martinho Lutero e outros pregadores da Reforma ensinaram que Babilônia era a Igreja Católica, e o Papa, a besta. Muitos crentes naquele tempo foram martirizados por deixar a igreja – multidões foram assassinadas por ordem do Papa. Qualquer pessoa que conheça a história da igreja pode verificar que a Igreja Católica no passado ficou manchada pelo sangue de muitas almas piedosas. Mas os protestantes também mataram católicos – como acontece hoje na Irlanda. Estão se matando como loucos.
Mas a Babilônia da qual João fala aqui é algo que vai além da Igreja Católica.
A besta é algo mais poderoso que o Papa. Babilônia ainda é um grande poder mundial visível aos nossos olhos. A sua força e influência cresceram incrivelmente na última década – até hoje ostenta tremendo poderio. Babilônia não é uma cidade física; é uma condição espiritual – assim como Sião não é apenas uma cidade em Israel, mas também uma representação da verdadeira igreja de Jesus Cristo. Babilônia é a igreja meretriz! É uma igreja dentro da igreja – um corpo visível existente dentro do corpo invisível de Cristo!
O professor Milligon, em 1885, escreveu:
“Babilônia não é a igreja de Roma, em particular. Não há dúvidas de que esta igreja pecou profundamente…mas não é a meretriz espiritual. Babilônia são todos os cristãos professos que amam os favores do mundo, mais do que o reprovam. São os que estimam a honra do mundo, mais do que vêem a vergonha dele. São os que amam o comodismo, mais que o sacrifício; amam o sucesso, cobiça – não tendo compaixão pelos pobres.
Babilônia são todos que professam ser um dos ‘pequeninos do rebanho’ de Cristo mas não são, pois O negam por seus atos.”
Babilônia, para mim, é qualquer igreja – qualquer ministério – qualquer ministro, qualquer cristão, associado ao mundo! É constituída de certos pastores, evangelistas, de multidões de cristãos – todos seduzidos pela cobiça e pela mentalidade do mundo. É religião contaminada em seus métodos iníquos – e santuário corrompido por alianças ímpias.
Babilônia Está Caindo !
A profecia de João está se cumprindo diante dos nossos olhos – agora mesmo.
Deus vai breve derrubar toda igreja não espiritual, todo ministério não espiritual, todo ministro apóstata, todo cristão morno e mundano!
João em sua visão viu a meretriz sustentada por uma besta:
“Veio um dos…anjos…que falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei o julgamento da grande meretriz que se acha sentada sobre muitas águas (terras)…Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto, e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres…Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição. Na sua fronte achava-se escrito um nome, mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA” (Apocalipse 17:1-5).
Realmente isso não é complicado. Esqueça as sete cabeças e os dez chifres – são apenas símbolos que significam a influência mundial da meretriz. O que temos é um quadro vivo da igreja apóstata, sensual e rica de hoje! Uma meretriz de fama e influente, possuidora de grandes riquezas e prestígio – mas poluída com nudez, fornicação, e imundície! É exatamente a descrição da igreja de Laodicéia mencionada em Apocalipse 3, que se diz “ser rica e abastada, não precisando de cousa alguma” – mas não sabendo estar “nua, miserável, pobre, e cega”.
Babilônia não é a igreja apóstata só porque eu esteja dizendo isso! Os profetas do Velho Testamento sabiam quem era essa meretriz! Eles a identificavam como sendo o povo de Deus que se apostatou, corrompido pelos ímpios que o cercava. Jeremias diz: “Viste o que fez a pérfida Israel?…se deu…a toda prostituição…(Israel) tu tens a fronte de prostituta, e não queres ter vergonha” (Jeremias 3:3,6). Ezequiel chora: “Quão fraco é o teu coração, diz o Senhor Deus, fazendo tu todas estas cousas, só próprias de meretriz descarada” (Ezequiel 16:30). E Isaías se angustia: “Como se fez prostituta a cidade fiel! ela que estava cheia de justiça! Nela habitava a retidão, mas agora homicidas” (Isaías 1:21). A mesma mensagem é declarada pelos profetas Joel, Amós, Miquéias e Naum. Todos eles gritam: “O meu povo Israel se transformou em planta degenerada – em meretriz insolente!”.
O povo escolhido de Deus, que no passado fora fiel, se prostituiu segundo caminhos ímpios! Tornou-se concessivo com o pecado, amante das diversões. Profanou os lugares santos de Deus ao trazer a eles estranhos – pecadores impuros! Ezequiel troveja essa mensagem:
“Dize aos rebeldes, à casa de Israel…introduzistes estrangeiros, incircuncisos de coração e incircuncisos de carne, para estarem no meu santuário, para o profanarem em minha casa…Não cumpristes as prescrições a respeito das minhas cousas sagradas, antes constituístes em vosso lugar estrangeiros para executar o serviço no meu santuário” (Ezequiel 44:6-9).
No tabernáculo do deserto – e no templo de Salomão – os pecadores só eram permitidos na parte externa, e nunca dentro do Lugar Santo. Apenas os santificados eram permitidos ministrar ao Senhor – só os que foram separados e ungidos. Em nosso tempo a igreja é a parte externa – onde todos os pecadores são bem vindos, e buscados! Mas no tocante ao trato das coisas sagradas de Deus – só os puros de coração, só os consagrados de Deus devem ser permitidos!
Quando João viu a meretriz sustentada por uma besta, ele estava enxergando os nossos dias – uma igreja carnal infiltrada pelo mundo! A besta é o espírito deste mundo! Recebeu o seu poder do velho dragão, Satanás! Você e eu sabemos que é verdade. O mundo se infiltrou na igreja! Está seduzindo os filhos de Deus – tentando levar o povo de Deus ao meretrício espiritual! Fazendo a obra de Deus com métodos mundanos! Usando cantores não piedosos! Shows com pessoas não consagradas! Ficou na moda copiar o mundo – a sua música, o seu estilo – até a sua coreografia! Todas as grandes companhias de gravação de músicas religiosas, com poucas exceções, agora são de grandes corporações de judeus. Alguns programas religiosos de televisão estão sendo dirigidos e produzidos por homens que não têm absolutamente nada a ver com Cristo! Isso é um fato!
Você pode imaginar um filisteu incircunciso sendo convidado por um sacerdote de Israel ao Lugar Santo, para fazer coreografia e ministrar diante da arca da aliança? O sacerdote teria sido morto por Deus – na hora!
Jeremias ficou chocado porque o povo do seu tempo estava voluntariamente sendo desviado por esse engano. Ele se lamenta: “…e é o que deseja o meu povo” (Jeremias 5:31). Hoje, multidões de cristãos adoram serem entretidos por um evangelho pela metade. Gostam de ouvir comerciais de Jesus feitos por celebridades, celebridades que são pessoas de corações divididos. Muitos cristãos adoram o evangelho de show-business!
Deus Decretou: Está Tudo Sendo Derrubado ! Babilônia Está Caindo !
“Ó tu, que habitas sobre muitas águas, rica de tesouros! chegou o teu fim, a medida da tua avareza” (Jeremias 51:13).
Deus decretou: “Chega! Vou colocar um fim rápido a toda essa estultícia espiritual!”. O que significa isso para nós hoje – nesse momento, em nossos dias? Significa tanto, para falar a verdade, que Deus diz que isso irá formigar os ouvidos, e deixar o mundo todo atônito! Nós vamos testemunhar a queda de alguns ministérios altamente valorizados! Projetos multimilionários vão falir! Aparecerá nas manchetes! Algumas igrejas que se amarraram em débitos monstruosos cairão! As denominações liberais sofrerão uma perda ainda maior de receita! Deus vai acabar com todos os programas de TV que usaram homens e métodos ímpios. Está chegando uma grande purgação! Só os ministérios espirituais vão continuar! Os que ouvirem o chamado do Espírito e purgarem seu ministério, Deus irá abençoar e aumentar. Os ligados ao mundo apenas ficarão mais não espirituais e mundanos. O homem espiritual de Deus preencherá a brecha!
Deus está se preparando para fazer algo novo! Ele vai derrubar o orgulhoso, o famoso, o ambicioso – e levantar os profetas humildes e desconhecidos para trazer a igreja de volta ao arrependimento e à santidade!
Amigo, os dias dos evangelistas superstar vão acabar! Chega de shows! Chega de roubar a honra de Deus! Chega de glamour! Chega de representar! Chega de coreografia mundana no Lugar Santo de Deus! Chega de religião-diversão! O Espírito Santo vai fechar a religião corporativa! Deus declarou que não irá financiar o ego de nenhum pregador do evangelho!
O Espírito Santo já está conquistando os filhos do Senhor para tirá-los do grande, do brilho, e do sensacionalismo. Até os pecadores estão cansados de todos estes pedidos patéticos de dinheiro! Um povo restaurado e santificado vai discernir entre o puro e o impuro! Os que estiverem em meio à construção de seus pequenos impérios vão chorar e se desesperar – quando Deus derrubar tudo isso! Ele vai escrever “Ichabod” em suas portas! A Sua glória irá deixá-los! Ele está acertando as coisas para queimar e remover todos os que têm gastado tanto tempo em construções de edifícios – em vez de buscar a face de Deus!
Jeremias previu o julgamento de Deus – “Eis que sou contra ti (Babilônia)… estenderei a minha mão contra ti, e te revolverei das rochas, e farei de ti um monte em chamas… te tornarás em desolação” (Jeremias 51:25,26).
Deus Está Avisando Todos os Seus Sinceros Filhos Para Saírem de Babilônia !
As escriturar ordenam: “Fugi do meio de Babilônia, e cada um salve a sua vida; não pereçais na sua maldade; porque é tempo da vingança do Senhor: ele lhe dará a sua paga” (Jeremias 51:6).
Deus Está Chamando os Pastores Para Deixarem os Caminhos de Babilônia !
Ele está dizendo aos ministros para afastarem suas pranchetas, e voltarem a se entregar ao jejum, à oração, e ao estudo da palavra de Deus. Vá em frente e construa – faça expansão e planeje – mas uma vez os planos decididos, deixe que os presbíteros e diáconos construam a igreja – e deixem o pastor livre para jejuar e orar! Pois Deus vai vomitar de Sua boca todo evangelho leviano e frívolo!
Jeremias repreendeu os sacerdotes do seu tempo, dizendo: “Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz” (Jer. 6:14). Superficialmente significa “leve, tolo, desprovido de substância”. A purgação da parte de Deus removerá todo evangelho de tolices, do superficial, do sem substância! Deus está trazendo de volta a espada de dois gumes! Está trazendo de volta homens que ouviram Sua ordem, “Assim diz o Senhor…”. Os dias de fingir que não se vê o pecado acabaram! Deus agora exige santidade.
“Cometem abominação sem sentir por isso vergonha; nem sabem que cousa é envergonhar-se” (Jeremias 6:15)
Ruborizar é “ter o rosto avermelhado devido a um senso de vergonha e culpa por ter feito algo errado”. Deus vai dar à Sua igreja aquele tipo de pastor verdadeiro que mostrará ao povo os seus pecados . Ele trará de volta a dor e a vergonha piedosas devido ao pecado e às concessões feitas. Chega de se pôr remendos sobre o pecado! Chega de consolar o ímpio em iniqüidade!
Deus vai humilhar todo ministro que tenha falsos valores – que “corre atrás do vento”. Jeremias diz: “Os pastores prevaricaram…andaram atrás de cousas de nenhum proveito” (Jeremias 2:8). Ele chorou por um ministério que se tornara carnal, sensual, terreno. “Porque os pastores se tornaram estúpidos e não buscaram o Senhor; por isso, não prosperaram, e todos os seus rebanhos se acham dispersos” (Jeremias 10:21).
Não me entenda mal – eu não estou rebaixando o ministro. E julgo igualmente o meu próprio coração! Mas há tantos no púlpito hoje que não buscam mais a face de Deus. Tornaram-se estúpidos – entregues ao profissionalismo! Tornaram-se mortos e mundanos. Deus está se preparando para mudar tudo isso! Ele diz: “Levantarei sobre elas pastores que as apascentem… nem uma delas faltará” (Jeremias 23:4). Esses pastores verdadeiros não vão mais curar a dor das pessoas com orações engraçadinhas de libertação! Nada de “simplesmente confie em Deus e tudo fica em paz e resolvido”. Nada de clichês inócuos! NÃO! Eles vão curar as feridas chegando à raiz delas – PECADO no coração! Lançarão o machado à raiz, produzindo cura através de arrependimento total, e do abandono do pecado e do mundo.
Deus Está Convocando a Sua Igreja Para Sair de Babilônia
“Assim diz o Senhor do Universo, o Deus de Israel: O que Eu estou fazendo agora com Babilônia é apenas preparar um terreiro plano, para separar o trigo da palha” (Jeremias 51:33-BV).
“Fugi do meio da Babilônia e saí da terra (dos caldeus)…” (Jeremias 50:8).
Babilônia foi o poder mundial que deixou o povo de Deus Israel em cativeiro. É um tipo da escravidão moderna ao espírito deste século atual. Repetidas vezes as escrituras dizem: “E veio Babilônia e levou preso o povo de Deus, em correntes…”. O escritor nos lembra: “ministram em figura e sombra das cousas celestes” (Hebreus 8:5). Babilônia ainda é o espírito deste mundo – é o ministério da iniqüidade, a mãe de todo adultério espiritual.
Enquanto os israelitas eram mantidos cativos na Babilônia, Isaías envia a eles esse aviso: “Vocês não estão andando com o coração certo diante do Senhor…estão vivendo em prazeres – despreocupadamente…” (v Isaías 47:4-8).
Em outras palavras, vocês não estão prestando atenção às coisas de Deus! Estão amarrados à diversão e ao prazer! Não estão atentos aos tempos, e ignoram a oração e a palavra de Deus. Olhem em torno! Cristo está prestes a chegar – e onde estão os santos de Deus? São levados por um furacão de eventos sociais, recreação, cinema, TV! Isso é pecado unicamente por roubarem o nosso tempo! Os lugares de oração estão vazios! Não há mais lágrimas – o zelo pela casa de Deus está se esvaecendo! Essa é a obra de Babilônia – seduzir o povo de Deus afastando-o dos altares – para que se entretenha com seus brinquedos. Tornar o povo de Deus preocupado com banalidades, com prosperidade, prazeres. Deus está nos chamando para deixarmos esse tipo de vida carnal, sensual, banal – e voltarmos a buscar o Senhor de todo o nosso coração.
Jeremias podia ver que Babilônia tinha roubado a fé e a confiança do povo no Senhor. Ele escreve: “O meu povo tem sido ovelhas perdidas…esqueceram-se do seu redil” (Jeremias 50:6). Eles tinham deixado de cantar e de se alegrar no coração – pois achavam que Deus os havia abandonado:
“Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos…Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas, pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções…Como, porém, haveríamos de entoar o canto do Senhor em terra estranha?” (Salmo 137:1-4).
Babilônia havia levado os seus corações! Haviam perdido o contentamento e a alegria! Diziam, “Nunca mais voltaremos a cantar!”. Parecia não haver mais esperança. Os dias se arrastavam. “Sião”, reclamavam, “foi abandonada por Deus”. Eles viam a situação desesperadora e murmuravam, “O nosso Deus não nos ouve – estamos abandonados como órfãos”.
Oh, santos de Deus! Deixem as dores de Babilônia! Deus não os abandonou! Ele está machucado por aqueles que O acusam de abandoná-los! Não parem de cantar! A sua maior revelação de Deus pode vir durante o cativeiro! Foi junto ao rio Quebar, com as harpas postas sobre chorões e salgueiros – estando o povo de Deus num estado de confusão e temor, que Deus abriu as janelas dos céus com uma nova visão. Ezequiel registrou isso da seguinte maneira: “…no quinto dia… do mês… estando eu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus” (Ezequiel 1:1).
É isso que Deus vai fazer à multidões dentre os filhos Seus – e assim transformar cativeiro em júbilo: abrirá as janelas dos céus com uma nova e gloriosa visão da glória de Deus!
Deus Está Derrubando Babilônia Para Levantar Sião !
“Levantar-te-ás e terás piedade de Sião; é tempo de te compadeceres dela, e já é vinda a sua hora” (Salmo 102:13).
Sião é a igreja verdadeira – santa, imaculada, inculpável, irrepreensível aos Seus olhos! A soberania de Deus determinou um tempo quando restaurararia Sião. Esse tempo chegou!
“Porque o Senhor edificou a Sião, apareceu na sua glória” (Salmo 102:16).
Deus está rompendo tudo – só assim poderá edificar! Das cinzas de egos incinerados – das cinzas de sonhos falsos e de ministérios falidos – Ele construirá uma nova e gloriosa obra do Espírito! Ele derrubará o velho para edificar o novo. Deus vai revelar a Sua glória – e o povo de Deus receberá uma nova visão da Sua santidade e da Sua pureza!
Está chegando um reavivamento de justiça e retidão! “Após isso eu voltarei, e novamente construirei o tabernáculo de Davi, que está derrubado – e a partir de suas ruínas o reconstruirei, e o edificarei…”.
O profeta Joel viu chegando esse dia de restauração! Ele diz: “Tocai a trombeta em Sião, promulgai um santo jejum, proclamai uma assembléia solene” (Joel 2:15).
Posso lhe dizer que no mundo todo agora, homens e mulheres de Deus ouviram a trombeta soar. Estão se santificando diante de Deus – e estão em prantos entre o espaço dos bancos da igreja e o altar. Sabem que Deus está prestes a purgar a igreja – derrubar tudo que é falso e carnal – e a operar uma grandiosa e nova obra. E não querem ficar de fora!
Deus vai trazer Sião de volta ao altar!
Davi entendeu que havia tão pouca atividade em torno do altar de Deus, que os pássaros lá fizeram seus ninhos – sem serem perturbados: “encontrou… a andorinha, ninho para si…os teus altares…” (Salmo 84:3).
Joel brada, “uivai, ministros do altar…” (Joel 1:13). No espaço entre onde se assentam os membros – e o altar – supõe-se que esteja um homem de Deus em prantos! “Chorem…entre o pórtico e o altar…”, Ele deve chorar pelo esvaziamento do altar – pois Deus retirou Sua bênção (Joel 1:13).
Que profecia tremenda, gloriosa, João viu sobre o altar! Ele prevê que o fogo cairá sobre este altar, e abalará a terra!
“Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro…incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono…subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos… E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou a terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto” (Apocalipse 8:1-5).
Deus agora mesmo está tomando as medidas do Seu santo altar! Ele conhece quem chora lá! Ele sabe quem deseja ardentemente a presença de Deus lá!
“Foi-me dado um caniço semelhante a uma vara, e também me foi dito: Dispõe-te e mede o santuário de Deus, o seu altar e os que naquele adoram…” (Apocalipse 11:1). Não estou falando aqui da cerquinha de madeira que fica na frente do salão! Isso não é altar – de jeito algum! Altar é todo lugar secreto de oração – qualquer lugar onde você cai diante do Senhor e ora! Muitos cristãos nunca saem da igreja a menos que antes se ajoelhem diante de um apoio de madeira para os joelhos! Só então vão embora dizendo, “Fui ao altar”. Para muitos, é só um ritual morto.
Deus está trazendo nova revelação quanto ao quê é, e onde está o altar. Está em seu coração! Não é um altar feito por mãos! É um lugar espiritual – só conhecido por Deus e você, onde o coração verdadeiramente adora e glorifica o Senhor! O Espírito Santo está erigindo um altar poderoso no coração dos santos famintos – por todo o mundo. Reconstrua o seu altar! Volte para a comunhão diária e secreta! O Espírito está levando todos os filhos de Deus de volta ao Seu altar!
Finalmente, Deus vai retirar as “guloseimas” – e substituí-las pelas verdadeiras riquezas da justiça santa. “O fruto sazonado, que a tua alma tanto apeteceu, se apartou de ti, e para ti se extinguiu tudo o que é delicado e esplêndido, e nunca jamais serão achados” (Apoc. 18:14).
E que evangelho de “guloseimas” temos ouvido ultimamente! Um evangelho de “guloseimas”! Guloseima significa “coisas elegantes”. João proclama que Babilônia está caindo – e todas as guloseimas com ela! “Porque, em uma só hora, ficou devastada tamanha riqueza” (Apoc. 18:17).
Aos santos apóstolos e ministros é dito que se alegrem por ter chegado um fim para a cobiça pelas coisas deste mundo – “Exultai…santos, apóstolos e profetas (pastores)…(ela) viveu em luxúria…em uma só hora, ficou devastada tamanha riqueza…” (Apoc. 18:7,17,20).
Deus não está levando a Sua igreja à pobreza! Ele vai revelar as verdadeiras riquezas do evangelho, e vomitar de Sua boca este conceito pagão de materialismo!
O velho irmão Payson colocou da melhor maneira, dizendo:
“A minha oração é que se Deus tem alguma bênção do mundo guardada para mim, Ele terá prazer em dar-me de Sua graça no lugar disso, ou transformá-la em bênçãos espirituais”.
Babilônia está Caindo !
“Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos…” (Apocalipse 18:4).
por: David Wilkerson
Publicado com permissão de:
World Challenge, Inc.
PO Box 260
Lindale, TX 75771www.worldchallenge.org
Fonte: Portal Padom in Creia em Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário