quinta-feira, 29 de março de 2012

A Graça do Povo Amish

Por Ruth Ferraz



Amish é um grupo religioso cristão anabatista, que residem, em sua grande maioria, nos EUA e Canada, mas existem também pequenos grupos na America Latina, no Paraguai, Uruguai e Brasil. São conhecidos por seus costumes conservadores, como o não uso de equipamentos eletronicos, inclusive telefone e automoveis.[...]

 Como os Mennonitas, os Amish são descendentes dos grupos suíços de anabatistas chamados de os da Reforma radical. O Anabatistas suíços ou "os irmãos suíços" tiveram suas origens com Felix Manz (ca. 1498-1527) e Conrad Grebel (ca.1498-1526). O nome "Mennonita" foi aplicado mais tarde e veio de Menno Simons (1496-1561). Simons era um padre católico holandês que se converteu ao Anabatismo em 1536. O movimento Amish começou com Jacob Amman (c. 1656 - c. 1730), um líder suíço dos Mennonitas que acreditava que estes estavam se afastando dos ensinos de Simons.
Os primeiros "Amish" começaram a imigrar para os Estados Unidos no século XVIII, para evitar perseguições e o serviço militar obrigatório. Os primeiros imigrantes foram para o condado de Berks, Pensilvania.
 
Os amish preferem viver afastados do restante da sociedade. Eles não prestam serviços militares, não pagam a Segurança Social e não aceitam qualquer forma de assistência do governo. A maioria fala um dialeto alemão conhecido como "Alemão da Pensilvania" (em inglês: Pennsylvania Dutch ou Pennsylvania German).

 Eles dividem-se em irmandades, que por sua vez se divide em distritos e congregações. Cada distrito é independente e tem suas próprias regras de convivência.
 
Vestem-se de forma igual e muito simples. Os homens usam a cor preta, barba, sem bigode (quando casados) e chapéu, e as mulheres de vestidos largos até ao tornozelo, meias pretas, avental e toca preta ou branca, esta para as orações e/ou baptismos. A ideia para o uso de vestuário simples é para evitar sentimentos de orgulho ou inveja, para além de ser um desperdício de tempo e dinheiro. Costuram as suas próprias roupas, mas compram os tecidos nas pequenas lojas, bem como o resto dos acessórios, como cintos, sapatos, etc. As casas são também muito simples e despojadas de acessórios superfluous.
 
O povo "Amish" são aparentemente ricos não pelo dinheiro que possam ter (não fazem empréstimos, logo não pagam juros, nem pagam segurança social), mas pelo número e tamanho de propriedades que têm. Esta riqueza é criada pelo aumento do valor das terras. Como não despendem dinheiro em roupas e outros bens a que nós chamamos básicos, também não precisam de grandes rendas, vivendo muito à base da troca de bens. A família e a comunidade são o banco e a seguradora. Todos contribuem com a sua renda para o fundo comunitário e todos prestam ajuda e assistência uns aos outros.

Um jovem casal pode contar com a ajuda da família e de toda a comunidade para adquirir a sua propriedade. O que eles produzem (as mantas são famosas) é vendido através de intermediários (pequenas lojas) e nunca directamente ao comprador, bem como a compra de material. 
 
Os amish não gostam de ser fotografados. Interpretam que, de acordo com a Bíblia, um cristão não deve manter sua própria imagem gravada.
 
Os princípios de suas crenças são:
 - A Biblia principalmente a ética do Novo Testamento, devem ser obedecidas como a vontade de Deus, embora não sistematizando sua teologia, mas aplicando-as no dia-a-dia. A interpretação da Bíblia é realizada nos cultos e reuniões da igreja. Essa posição de evitar querelas teológicas evitou divisões de carácter doutrinário nas denominações anabatistas.
- Credos e confissões são somente documentos para demonstrar aquilo que se crê, mas requerem a adesão ou crença a eles. Aceitam, portanto, em essência os Credos  históricos do Cristianismo, mas não o professam.
- A Igreja é uma comunidade voluntária formada de pessoas renascidas. A Igreja não é subordinada à nenhuma autoridade humana, seja ela o Estado, ou hierarquia religiosa. Assim evitam participar das atividades governamentais, jurar lealdade a nação, participar de guerras.
- A Igreja não é uma instituição espiritual e invisível, mas uma coletividade humana e real, marcada pela separação do mundo e do pecado e uma posição afirmativa em seguir os mandamentos de Cristo.
-A Igreja celebra o Batismo adulto por aspersão como simbolo de reconhecimento e obediencia a Cristo, e a Santa Ceia em memória da missão de Jesus Cristo.
- A Igreja tem autoridade de disciplinar seus membros e até mesmo sua expulsão, a fim de manter a pureza do indivíduo e da igreja.
- Como pode ser notado, a teologia anabatista é massivamente eclesiológica, baseada na vida comunitária e Igreja.
- Quanto a salvação, os Amish crêem no livre-arbítrio, o ser humano tem a capacidade de se arrepender de seus pecados e Deus regenera e ajuda-o a andar em uma vida de regeneração.
- Os Amish não creem que a conversão para Cristo seja uma experiência emocional de um momento, mas um processo que leva a vida inteira;
- O que único na Teologia Anabatista, principalmente depois de Menno Simons, é a visão sobre a natureza de Cristo, possui uma doutrina semi-nestoriana, crendo que Jesus Cristo foi concebido miraculosamente pelo Espirito Santo no ventre de Maria, mas não herdou nenhuma parte física dela. Maria, seria portanto um instrumento usado por Deus, para cumprir o Seu plano.
- A essência do cristianismo consiste em uma adesão prática aos ensinamentos de Cristo.
- A ética do amor rege todas as relações humanas.
- Pacifismo: Cristianismo e violência são incompatíveis.

O culto Amish é praticado da mesma maneira desde a incepção do Anabatismo na época da Reforma. O Culto é voltado a Deus e não tem o carácter evangelizador, portanto práticas como "chamada ao altar" ou "aceitar Jesus" não existem. Não constroem igreja, assim reúnem-se em casas privadas ou em salas de escolas. As mulheres sentam-se separadas dos homens e cobrem a cabeça com um véu. O culto inicia com uma invocação de algum dos anciãos, seguem-se hinos, cantado do hinário Ausbund, que é o mesmo texto desde o século XVI e não contém notação musical. Então há uma oração, onde todos se ajoelham silenciosamente até que algum membro masculino ore pela igreja. A leitura e pregação da Bíblia é feita extemporaneamente, sem sermões preparados, e muitos elterns (anciãos) abrem as Escrituras aleatoriamente. Seguem uma oração do ministro e uma bênção final. A congregação se despede com um ósculo.

Têm a sua própria escola e igreja. O batismo, aos 16 anos, marca a entrada na igreja Amish. Um membro é livre de partir. Porém, o afastamento de um membro implica o jamais regresso à comunidade. Será considerado um estrangeiro. Raramente acontece haver um membro que prefira a vida mundana. Serão também afastados aqueles que persistem em desafiar a ordem estabelecida, a chamada Ordnung.

O namoro entre os Amish é feito sobretudo nos eventos religiosos ou outros, mas sob a vigilância de terceiros. Contudo, não são muito restritos e quem fica de vigília muitas vezes fecha os olhos. Os jovens solteiros escolhem-se entre si, não havendo, portanto, o hábito de casamentos combinados. O casamento é um evento sério e alegre em que toda a comunidade participa. Os casamentos são sempre realizados após a colheita do Outono.
 
Os hábitos e costumes desta sociedade continuam tão antigos como quando surgiram. Viver assim em pleno século XXI, é ser um exemplo de que é possível viver na simplicidade do evangelho e feliz. São um exemplo para os crentes adeptos da  Teologia da Prosperidade e Pastores capitalistas.
 
Uma das maiores comunidades Amish no mundo fica na Pensilvânia, (EUA). Em outubro de 2006, uma chacina dentro de uma escola Amish resultou na morte de cinco crianças entre 6 e 13 anos, além do atirador de 32 anos, que se suicidou. O atirador era um motorista de caminhão de leite que atendia a comunidade. Fez reféns 10 meninas. No mesmo dia, membros da comunidade visitaram a família de Roberts (o motorista) para dizer que o perdoavam. No enterro das meninas, o avô de uma das vítimas disse às outras crianças: "não devemos odiar aquele homem" O fato inspirou o filme Amish Grace (Graça e Perdão no Brasil). Encontramos o filme no YOu Tube, o qual estamos anexando aqui. É dublado em Português. (Ver abaixo)

O filme "A Testemunha", com o actor Harrison Ford, mostra o modo de vida dos amish nos Estados Unidos. Homens usando ternos e chapéus pretos e mulheres com a cabeça coberta por um capuz branco e com um vestido preto. A comunidade Amish considerou muito liberal a imagem que se fez deles.
 
"Bem aventurado os mansos pois eles herdarão a terra" (Mateus 5.5). Pela mansidão que os Amish apresentam eles tem tudo para herdar a terra, pois eles realmente sabem "cuidar da terra", sem agredi-la e suja-la e sobremodo perdoar aqueles que tiram a vida dos seus entes queridos. Eles sim sabem como ter real humildade e não ser orgulhosos e arrogantes. Bendito seja o Senhor que permitiu que um povo tão lindo sobrevivesse até hoje, apesar de tão grandes dificuldades e perseguições.


Filme: Graça e Perdão (Amish Grace)

 

 O seguinte video explica o Estilo de Vida Amish:

Bibliografia:
http://doidavarrida.bloguedoido.com/12288/Os-Amish/

Imagens: Google

3 comentários:

  1. Post super interessante, querida amiga e irmã!
    Antes de assistir ao filme também li alguma coisa referente a cultura Amish.
    O filme é lindo, foi baseado em fatos reais, e nos ensina uma linda lição sobre o perdão, nos fazendo refletir.

    Obrigada pela presença e parabéns pelo post!
    Super beijo e abençoada semana!

    ResponderExcluir
  2. Em qual local do Brasil que eu possa encontrar uma comunidade amish? Gostaria de visitar alguma comunidade aonde as pessoas vivam isoladas do resto do mundo, ficaria grata se alguém me passar essa informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Brasil, eu não tenho notícias, mas na Bolívia, há uma comunidade amish situada em Cotoca, a 150 km de Santa Cruzde la Sierra, a qual há poucos tempos ganhou a mídia por motivos policiais como se pode ver no site abaixo.

      http://www.observatoriodaimprensa.com.br...

      http://peregrinodecristo.blogspot.com.br...

      Excluir